13/07/2021 às 15h31min - Atualizada em 13/07/2021 às 15h31min

Você já ouviu falar de fruição artística?

FONTE E FOTO: Galeria Ampliart

A fruição é o ato de tirar prazer de alguma coisa ou situação que está relacionado ao universo artístico, de imergir nos sentimentos, sensações e percepções que uma obra provoca, sejam eles positivos ou negativos.
A obra de Francisco Baratti é ousada: ela estimula o incômodo no público através da deformação das figuras. Esse é um recurso estético muito poderoso que pode causar diversas sensações e sentidos.
Muito além disso, a deformação comunica. É um recurso narrativo que, aliado ao movimento das formas, cores, agrupamentos, contraste e saturação, conta uma história que é completada na mente do espectador.
Francisco Baratti foi um pintor e professor de arte que nasceu em 1921 e faleceu no ano de 2020. O artista paulistano, que possuía influências do renascentismo, cubismo, figurativismo, abstracionismo e pop art, defendia que a arte não deveria ser um produto destinado somente à elite. Em sua trajetória, que incluiu uma participação na Bienal Nacional de São Paulo e diversas outras exposições, buscou levar o conhecimento artístico ao maior número de pessoas possível, principalmente aos mais vulneráveis.
 
 
MOSTRA VIRTUAL - Desde o dia 23 de junho a Galeria Ampliart realiza a exposição virtual “De tela em tela”, com o intuito de homenagear a vida e obra de Francisco Baratti e proporcionar uma aventura única pelas telas do artista. A mostra, que segue até o dia 31 de julho, está sendo exibida de forma gratuita no canal do YouTube da Galeria - mas também poderá ser visitada presencialmente, através de agendamentos, para aqueles que querem prestigiar mais de perto.
 
Mariana Oliveira e Érico Geraldi, organizadores do evento, contam que a inspiração para realizar a exposição virtual veio da vontade de levar a arte a todos, neste momento em que se faz tão importante. “Escolhemos Francisco Baratti por ser um artista à frente do seu tempo, que traz alegria nas suas obras”, afirmam.
Sobre a montagem da exposição, eles contam que o processo de criação da exposição iniciou-se com uma profunda pesquisa sobre a vida e obra do artista, que apesar de ter falecido aos 98 anos, se manteve contemporâneo. “A disposição das telas no ambiente foi guiada pela estética colorida e sistemática de Baratti, onde não há delimitação de espaço e temas, mas sim uma fluidez entre as obras, levando a uma explosão de cores. As cores, por sinal, foram o nosso principal guia na construção do cenário que envolve as obras.”
 
A Galeria Ampliart fica na Rua Paraná, 487 - Bairro Funcionários - Poços de Caldas/MG

Site da Galeria Ampliart | Instagram Facebook
Contatos: (35) 3721-0003 | WhatsApp: (35) 99806-1407
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp