09/07/2021 às 14h54min - Atualizada em 09/07/2021 às 14h54min

Grupo Giramundo disponibiliza 3 espetáculos no YouTube

FONTE E FOTO: Fábio Gomides
,
Em comemoração aos 50 anos do grupo, o Giramundo disponibiliza por tempo limitado os espetáculos "A Bela Adormecida", "Os Orixás" e "As Aventuras do Dr. Botica" na íntegra; cada montagem poderá ser visualizada gratuitamente durante 15 dias no canal do grupo
 
Entre as ações comemorativas aos 50 anos do Grupo Giramundo está a disponibilização, na internet, de três montagens marcantes da companhia no YouTube, possibilitando a democratização do acervo criado pelos artistas. Os espetáculos são representativos de três períodos distintos e também se diferenciam pelas técnicas de construção e manipulação dos bonecos, o que permite explorar as diferentes vertentes artísticas do Giramundo. As montagens poderão ser conferidas no YouTube do Giramundo a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de julho. A cada quinzena, uma produção assinada pelo grupo poderá ser acessada diretamente na plataforma.
Abrindo a temporada de exibições, entre os dias 12 e 26 de julho, o público poderá acompanhar A Bela Adormecida, o espetáculo responsável pelo surgimento do Giramundo. Entre os dias 27 de julho e 10 de agosto será a vez de Os Orixás, uma experiência musical e visualmente muito rica e potente. No dia 11 de agosto começa a exibição de As Aventuras do Dr. Botica, uma história divertida, inspirada no universo dos brinquedos, que seguirá na plataforma até 25/08.
As apresentações fazem parte do plano de contrapartidas ao projeto do Museu Giramundo realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
 
SOBRE O GRUPO GIRAMUNDO -  Criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu, o Giramundo é reconhecido como um dos principais grupos de teatro de bonecos do país. Nos anos 70 e 80, a formação acadêmica e artística de seus fundadores foi responsável por imprimir no grupo o rigor metodológico e estético no planejamento e produção de seus bonecos e espetáculos. Estas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram reconhecimento nacional ao Giramundo, garantindo seu lugar na história do Teatro Brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas.
No ano 2000, o Giramundo conquista sua sede própria, em Belo Horizonte, onde também funciona o Museu, a Escola e o Estúdio de Animação do grupo. Desde a inauguração da sede integrada, o grupo investe na produção de animações e de conteúdos digitais. Hoje, podemos dizer que o Giramundo rompeu com a ideia de ser um grupo de teatro para se transformar em um grande núcleo multimídia, experimentando a vivência de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, cinema, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do século XXI.
 
Saiba mais em: https://www.youtube.com/c/GrupoGiramundo/featured

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp