Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90

Reunião entre vereadores e Conselhos discute inclusão e acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência

21/05/2025 15h48 - Atualizado há 14 horas

 

Uma reunião foi realizada na última segunda-feira, 19, entre vereadores, o Conselho Municipal do Idoso e o Conselho da Pessoa com Deficiência, para debater medidas que garantam maior acessibilidade e inclusão a esses grupos na cidade. O encontro serviu para fortalecer o diálogo entre o poder público e a sociedade civil, em prol de ações que atendam às necessidades da população idosa e dos deficientes.

Estiveram presentes vários vereadores e, também, secretários municipais, além de diretores e coordenadores de outros órgãos e autarquias da Prefeitura. O diálogo aconteceu a pedido do vereador Lucas Arruda (REDE).

Para o parlamentar, o encontro foi marcado tendo em vista a necessidade de apresentar demandas da população para a nova Legislatura. “Algumas demandas como melhoria no transporte público, mobilidade urbana, calçadas acessíveis, inclusão nas escolas e agilidade nos procedimentos de saúde foram colocadas, além do combate à violência e ao preconceito contra a pessoa idosa e à pessoa com deficiência”, salientou.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Hellen Gonçalves Gervásio, destacou a relevância da iniciativa, reforçando que essa “troca de ideias é essencial para entender melhor as necessidades e os direitos das pessoas com mais idade, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e que suas demandas sejam atendidas com atenção e respeito”. Hellen discutiu também a importância de combater a discriminação e a exclusão, de modo que a cidade seja inclusiva a todos.

Já o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Márcio Augusto Scherma, celebrou o avanço na relação entre os Poderes Legislativo e Executivo com a sociedade civil. “Havia dificuldades nesse diálogo em várias esferas, inclusive a física, já que muitas Secretarias não contemplavam a acessibilidade. Com as reformas feitas pela Câmara ao longo dos anos e a construção do Centro Administrativo, isso mudou”, explicou Márcio.

Segundo Scherma, o diálogo continuará com cada uma das Secretarias e também com a Câmara. “A receptividade foi muito boa, o que nos faz acreditar que a cidade tende a avançar nessas causas”, disse.

Lucas Arruda pontuou que a reunião foi bastante produtiva. “Tivemos a presença da maioria dos vereadores, uma presença massiva dos representantes do Executivo, o que mostra disposição para dialogar. E saímos com o compromisso da administração de tornar práticas as ações nessas duas áreas. Além disso, que todas as ações daqui para frente sejam construídas em conjunto com os dois Conselhos, diminuindo a chance de erros e melhorando essa articulação”, finalizou.


FONTE: FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]
Notícias Relacionadas »