No dia 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) em meio à campanha do Maio Roxo. E a Câmara Municipal recebe, nos próximos dias, a exposição “Maio Roxo: Além do Diagnóstico”. A pedido do vereador Wellington Paulista (PSDB), através do Requerimento nº 907/2025, a exposição dá visibilidade a deficiências que nem sempre são aparentes, em parceria com a Associação DII Sul de Minas.
As DIIs são doenças de natureza autoimune que provocam inflamações constantes no sistema digestivo e podem desencadear uma série de sintomas debilitantes, como dor abdominal, diarreia persistente, presença de sangue nas fezes, perda de peso e fadiga. Além disso, essas condições podem manifestar sintomas em outras partes do corpo, afetando articulações, a pele e os olhos, o que evidencia a complexidade do quadro clínico e a necessidade de um acompanhamento especializado.
O vereador Paulista fala sobre a exposição. “É uma pauta muito importante e que precisamos valorizar e divulgar de uma forma geral. Desde a implantação do Cordão Girassol, propositura que se originou em nosso gabinete, para identificação de pessoas com deficiências ocultas, trabalhamos em conjunto com a associação para viabilizarmos formas de colocar o tema em evidência”, ressaltou.
Ao celebrar este dia, as campanhas de conscientização não apenas promovem o conhecimento sobre as doenças, mas também estimulam o combate ao estigma e à desinformação que frequentemente cercam as DIIs. A iniciativa serve como um chamado para que pacientes, familiares e profissionais de saúde se mantenham atentos aos sintomas, adotem práticas preventivas e busquem suporte adequado.
Na última segunda-feira (19), houve a abertura da exposição, com a presença de vereadores e de representantes da Associação DII Sul de Minas: Karen Alves, Elvis Lago, Eliana Bernardo, Daniela Cardoso e Pedro Correa. A mostra conta com fotos e pequenos depoimentos de pessoas que enfrentam as doenças intestinais, oportunidade em que relatam um pouco dessa jornada.
A exposição pode ser vista no saguão de entrada da Câmara de Vereadores, na Rua Junqueiras, 454, das 9h às 18h, até o dia 30 de maio de 2025.