O Governo Federal lançou, em fevereiro deste ano, a plataforma Contrata+Brasil, um espaço digital de oportunidades de negócios para conectar compradores públicos (Prefeituras, estados, governo federal e todos seus órgãos) e microempreendedores individuais. Com o objetivo de saber sobre a adesão ao programa pela Prefeitura de Poços, o vereador Lucas Arruda (Rede) apresentou um Requerimento na Câmara.
Segundo o parlamentar, a nova plataforma amplia oportunidades para pequenos empreendedores nas contratações públicas, o que traz pontos positivos para a administração. “A plataforma Contrata+Brasil é muito importante, porque ela dá a possibilidade de compras diretas da Prefeitura por valores mais baixos, valorizando o microempreendedor aqui do município. Isso significa mais recursos girando na economia da cidade, isso é bom para o desenvolvimento em geral”, declara.
Em resposta, o Executivo informa que houve uma reunião inicial com as Secretarias de Administração, Governo e Desenvolvimento Econômico para definir os passos que devem ser realizados para concretizar a adesão. Questionada se há estimativa do número de MEIs no município, a Prefeitura apresentou o Mapa de Empresas do GOV.BR, que mostra mais de 13.800 MEIs ativos em Poços de Caldas.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, o objetivo é ampliar o acesso a oportunidades, especialmente para aqueles que atuam em setores críticos como manutenção, construção civil, serviços gerais e tecnologia. Além disso, a parceria existente da Sala Mineira do Empreendedor com o SEBRAE será essencial para levar as informações a respeito deste novo programa para os MEIs locais.
Lucas Arruda pontua que o IFSULDEMINAS também está trabalhando para utilizar a plataforma, a fim de valorizar os microempreendedores individuais. “Inclusive eles realizaram um evento no início do mês de maio para divulgar a ação, o que contribui na disseminação das informações. Fico feliz em saber dessas iniciativas e estou acompanhando a situação para que o município tenha essa plataforma funcionando o quanto antes”, finaliza o vereador.