02/07/2021 às 15h26min - Atualizada em 02/07/2021 às 15h26min

Recursos da PUC Minas viabilizam construção de Unidade Básica de Saúde em Poços de Caldas

FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da PUC Minas

Investimentos da Universidade estão sendo aplicados nas obras da UBS São Jorge, no bairro Vila Cruz
 
A parceria entre a PUC Minas Poços de Caldas e a Secretaria Municipal de Saúde, que tem viabilizado uma série de investimentos em equipamentos e infraestrutura da rede pública, atinge agora um novo marco. Pela primeira vez, os recursos da Universidade estão sendo aplicados na construção integral de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). A edificação será erguida no bairro Vila Cruz, nas imediações do Hospital da Unimed.
Representantes da PUC Minas e autoridades do governo municipal se reuniram na manhã desta sexta-feira, 2 de julho, no terreno da obra. Na ocasião, foram compartilhadas informações como o prazo de execução, estimado em oito meses, e a relevante localização da nova UBS, que recebe o nome São Jorge. Ela estará situada em uma região especialmente importante para o atendimento de toda a Zona Oeste.
"É a primeira vez, nesta parceria com a Secretaria de Saúde, que estamos investindo em construção. Já havíamos realizado algumas reformas de espaços solicitadas pela Prefeitura Municipal anteriormente e, agora, atuaremos em todas as etapas desta obra, do início ao fim. Será uma UBS tripla, muito importante para suprir as carências da região e dar sequência às ações da Universidade em prol da saúde pública", ressalta o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão.
A denominação de UBS tripla diz respeito à amplitude dos serviços ofertados, como explica o secretário de Saúde do município, Carlos Mosconi. "Esta unidade se destacará por ser uma UBS tripla, ou seja, com três equipes completas de atendimento, o que vai qualificar ainda mais o serviço. Sua construção é importante para o atendimento da Zona Oeste, que ainda tem algumas carências. E nós valorizamos muito a parceria com a PUC, que tem sido fundamental para a cidade", comenta.
 
A construção da UBS São Jorge estava prevista, inicialmente, para o ano de 2020. Em decorrência da pandemia, optou-se por adiar o projeto e direcionar os investimentos da Universidade a outras demandas que se fizeram urgentes, como a instalação do Hospital de Campanha e oferta de equipamentos e insumos farmacêuticos indispensáveis à rede pública no enfrentamento da Covid-19.
Para levar adiante a obra, foi feita uma licitação com construtoras de diferentes localidades, que resultou na contratação de uma empresa de Poços de Caldas. O investimento total da PUC Minas na construção, que deve ter cerca de 524 m2 sobre um terreno ainda maior, gira em torno de R$ 2,3 milhões. Considerando outros aportes recentes, a Universidade destinou um total R$ 1,2 milhão à Secretaria de Saúde em 2020 e mais de meio milhão de reais, até o momento, em 2021.
"São várias as ações que o município desenvolve junto à PUC e esta, na Saúde, é sem dúvida um dos grandes destaques. Através desta contrapartida, vários servidores já foram qualificados e muitos equipamentos foram doados, o que melhorou demais o nosso atendimento. Agora, na parte de construção, temos este grande investimento em uma região que ainda não está totalmente absorvida pela Saúde da Família e agora vai estar", destaca Sérgio Azevedo, prefeito da cidade.
 
A parceria entre a PUC Minas Poços de Caldas e a Secretaria de Saúde está ligada ao plano de contrapartida firmado na instalação do Curso de Medicina do Campus, em 2017. Desde então, uma série de ações vem sendo desenvolvida em várias frentes, que contemplam a formação profissional, integração dos acadêmicos à rede pública, ampliação da oferta de serviços à população e viabilização de doações substanciais por parte da Universidade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp