Brand-News Publicidade 1200x90

Cine Fricção exibe ‘Marte Um’ nesta quinta-feira no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

16/04/2025 15h59 - Atualizado há 2 dias

 

Ciclo de exibições explora produções do cinema mineiro com sessões gratuitas e acessibilidade em Libras

O Cine Fricção apresenta mais uma sessão gratuita nesta quinta-feira, 17 de abril, às 19h, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas. Em cartaz, o aclamado longa mineiro “Marte Um”, que será exibido com acessibilidade em Libras. A ação integra a edição atual do projeto, que traz como tema Afetividades do Feminino, e propõe uma imersão em narrativas sobre vivências, desejos, desafios e resistências de mulheres e dissidências.

Com curadoria sensível à valorização do cinema produzido em Minas Gerais, a programação deste ciclo evidencia a força e a diversidade da produção audiovisual mineira. “Marte Um” por exemplo, é dirigido por Gabriel Martins e produzido pela premiada Filmes de Plástico, coletivo de cineastas mineiros que neste mês de abril celebra 16 anos de atuação no cenário do cinema independente brasileiro.

Marte Um (2022) narra a história de uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, que busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita e que representa o contrário de tudo que eles são.
O longa mineiro venceu quatro prêmios no Festival de Gramado, foi aclamado em diversos outros festivais e foi escolhido como representante brasileiro para o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2023.

Assista o trailer e outras informações do filme no link:  https://youtu.be/jFMBb7Z5N24?si=LjzbKQZt432AQPPv
Classificação indicativa: acima de 16 anos. 

“BARONESA” - A produtora também possui em seu catálogo o filme “Baronesa” (2017), dirigido por Juliana Antunes, que será exibido no dia 24 de abril. O longa, protagonizado por mulheres e filmado na periferia de Belo Horizonte, se conecta diretamente com o tema da edição, oferecendo um retrato potente e íntimo das resistências femininas nos territórios urbanos. A curadoria do Cine Fricção busca, assim, não apenas refletir sobre as Afetividades do Feminino, mas também enaltecer o talento, a ousadia e a inventividade do cinema mineiro contemporâneo.

Retomando as atividades neste ano, com quatro sessões programadas, o Cine Fricção se consolida como espaço de exibição e reflexão voltado à valorização do cinema brasileiro independente, destacando histórias e vozes marginalizadas, em especial da comunidade LGBTQIAPN+ e demais grupos historicamente silenciados. Após a sessão desta quinta, o ciclo de exibições segue no dia 24 de abril e será encerrado em maio (com data a confirmar).

“O que nos move nas escolhas que fizemos é o olhar capaz de propor escuta, movimento e contramão. São histórias que falam da vida como ela é - sem maquiagem - e que nos convocam a olhar de perto aquilo que, quase sempre, está à margem”, comenta o curador Paulo Tothy.

Antes da exibição, o público é convidado para um momento de diálogo conduzido por Dani Silva, que atua como mediadora cultural do projeto. A proposta é abrir espaço para trocas e reflexões coletivas a partir do conteúdo exibido em tela.

SOBRE O PROJETO - A proposta Circula Cine Fricção é viabilizada através da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais através do edital de fomento da Lei Paulo Gustavo, categoria Apoio à Exibição: Salas de Cinema, Cinemas de Rua e Itinerantes, conta com curadoria e comunicação para redes de Paulo Tothy, produção executiva de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural, produção local de Alyson Dias, assistência de produção de Mateus Baratelli e Dani Silva, que também atua como mediadora nas sessões, além do apoio institucional da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura e do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Para acompanhar as ações do Cine Fricção, siga as redes sociais @cine.friccao e @carvalhoagenciacultural.    
 

SERVIÇO:
Circula Cine Fricção - Edição ‘Afetividades do Feminino
Filme em Cartaz: ‘Marte Um’
Data: quinta-feira, 17 de abril
Horário: 19h
Local: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Villa Junqueira - Rua Padre Henry Mothon, s/nº - Centro)
*Entrada gratuita sujeita a lotação do espaço.


FONTE: FONTE: Carvalho Agência Cultural - [email protected] - FOTO: Michelle Veloso
Notícias Relacionadas »