02/07/2021 às 15h12min - Atualizada em 02/07/2021 às 15h12min

InterAção: Expressão Corporal Integrada

FONTE E FOTO: Cássia Viti
Thaís e Cássia Viti

ECI busca vivências corporais, associação de movimentos naturais e estímulos sensoriais a fim de resgatar a memória afetiva e contribuir no desenvolvimento do ser humano integral
 
Em 2004, Cássia Alves de Moraes Viti e sua filha, Thaís Moraes Viti, sentiram a necessidade de desenvolver uma técnica que potencializasse as percepções corporais em busca de uma nova metodologia que pudesse mesclar diferentes conceitos do ser humano integrado. Assim, idealizaram o Expressão Corporal Integrada (ECI), cujos recursos buscam vivências corporais, associação de movimentos naturais e estímulos sensoriais - tais como a música - para poder resgatar a memória afetiva e contribuir no desenvolvimento do ser humano integral corpo-mente-alma. O movimento do corpo em movimento gerando a comunicação e autoconhecimento, promovendo melhora na qualidade de vida, a inclusão de técnicas da dança e recursos práticas terapêuticas Integrativas e Complementares e da Educação Física.
Além de estabelecer estes vínculos em outras atividades desenvolvidas por elas, como instituições não-governamentais e empresas de nossa cidade.
 
No ano de 2008, Cássia e Thaís criaram o Grupo InterAção, com o objetivo de integrar conhecimentos, fomentar diálogos entre as diferentes áreas de nossa sociedade, criando vínculos afetivos, de estimulação e formação. E, com isso, promovendo a interrelação entre pessoas, inclusão social, acessibilidade da arte, sempre com o despertar do potencial com alegria. As gestoras conduziram o grupo pela técnica de ECI para pessoas com deficiências (visual, auditiva, intelectual, física), dentre outras especificidades de cada um. Utilizando diferentes recursos socioculturais, fortalecendo as relações humanas e promovendo a inclusão social por meio de projetos e ações locais.
A expressão corporal sendo um mecanismo educacional com valorização cultural e vetor socioeconômico.
 
Em 2013, abriram novas possibilidades de crescimento com projetos incentivados, o que antes era realizado muitas vezes de forma voluntária e sem custo aos participantes, contando apenas com recursos próprios e pela colaboração dos alunos.
Atuando em instituições de nossa Poços de Caldas, as aulas de ECI aconteciam semanalmente, além de ações paralelas de apresentação artística e oficinas itinerantes.
As apresentações oferecidas em escolas, eventos, congressos de Poços de Caldas e região - tais como Pouso Alegre, Varginha, São João da Boa Vista -, além de levar as danças até São Paulo, acontecendo em parceria com secretarias, instituições e comunidade local.
 
Com o desejo de possibilitar a arte para todos e dar visibilidade aos artistas e aos sonhos, Cássia e Thaís criaram o Festival InterAção Cultural, em 2014. Cássia diz: "O Interação Cultural tem a intenção de proporcionar espaço lúdico de apresentações culturais e manifestações artísticas através da dança, do teatro, pintura, artes plásticas, fotografia, as diferentes maneiras de você se expressar e comunicar por meio da arte e da criatividade". E Thaís completa: "criando um ambiente de sensações e de sensibilização com vivências de estímulos diante do caminho sensorial, resgatando percepções afetivas, aguçando sentidos, promovendo reflexões e conscientização. Além do nosso Cantinho da Positividade, onde cada um registra com uma mensagem positiva".
 
Por todos estes anos, elas afirmam que tudo foi possível por acreditar que é possível fazer o diferencial, com respeito e associando pessoas. Cássia e Thaís desejam para 2021 a realização de novas propostas e agradecem pelo apoio institucional da Prefeitura de Poços de Caldas e Secult, e o incentivo do Grupo Via Mondo. É uma história de muita Interação e Amor!
 
 
CONTATOS:
Página: InterAção Arte & Movimento
Cássia Viti (35) 9 8414-8785
Thaís Viti (35) 9 9903-7715

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp