Poços de Caldas revoluciona a abertura de empresas com sistema automatizado

27/03/2025 16h07 - Atualizado há 4 dias

 

Com o apoio do Sebrae Minas, município adota o Redesim + Livre para facilitar a formalização de negócios e impulsionar a economia local

A partir do dia 2 de abril, Poços de Caldas será o primeiro entre os maiores municípios do Sul de Minas a implementar o projeto Redesim + Livre, que revoluciona a abertura e regularização de empresas. Na região, outras sete cidades - Alagoa, Borda da Mata, Campestre, Maria da Fé, Monsenhor Paulo, Natércia e São Tomé das Letras - também já aderiram ao programa.

O Redesim + Livre - parceria entre Sebrae Minas, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico - visa eliminar entraves burocráticos e facilitar o ambiente de negócios, estimulando a geração de emprego e renda. O Sebrae Minas tem sido um parceiro estratégico dos municípios mineiros na criação de um ecossistema mais favorável ao empreendedorismo.

Com a chegada do programa a Poços de Caldas, todos os processos relacionados à abertura, regularização e baixa de empresas poderão ser feitos de maneira digital, eliminando a necessidade de deslocamentos e reduzindo significativamente o tempo de espera. Iniciativas que apoiam gestores públicos na criação de um ambiente mais favorável aos negócios são promovidas pelo Sebrae Minas por meio do Programa Territórios Mais Atrativos.

A Lei de Liberdade Econômica (LLE) é uma das três frentes de atuação do programa, junto com a Regularização Fundiária e Atração de Investimentos. A LLE busca reduzir burocracias e agilizar a formalização de empresas, com consultoria do Sebrae para automatizar processos. Em 2024, 35 municípios já implementaram essa modernização.

O gerente do Sebrae Minas na Regional Sul, Rodrigo Ribeiro Pereira, destaca que a chegada do Redesim + Livre representa um avanço significativo na atração de novas empresas. “A burocracia excessiva desestimulava a formalização. Com a simplificação desse processo, será possível ampliar o número de negócios regularizados, reduzir a informalidade e impulsionar o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico da região”, afirma.

REDESIM + LIVRE - A plataforma inovadora possibilita resposta automática de viabilidade locacional, emissão imediata de inscrição municipal e dispensa automática para empreendimentos de baixo risco e microempreendedores individuais (MEI). Para empresas de médio e alto risco, o sistema garante a emissão automática de alvarás e licenças do Corpo de Bombeiros, agilizando ainda mais os trâmites burocráticos.

A desburocratização também impacta positivamente o encerramento de empresas, tornando esse processo mais simples e ágil. Com a integração da gestão de pareceres e documentos, o sistema envia automaticamente as informações necessárias ao sistema municipal de gestão, garantindo segurança, transparência e eficiência.

“A adesão ao Redesim + Livre é um marco para Poços de Caldas. A desburocratização do processo de abertura de empresas é um passo fundamental para fortalecer nossa economia e incentivar o empreendedorismo local. Estamos empenhados em proporcionar um ambiente mais ágil e eficiente para os nossos empresários, garantindo mais desenvolvimento e oportunidades para todos”, ressalta o prefeito de Poços de Caldas, Paulo Ney de Castro Júnior.

ABERTURA DE EMPRESAS EM POÇOS DE CALDAS - Em 2024, Poços de Caldas registrou a abertura de 4.904 empresas, um aumento de 6,91% em relação ao ano anterior. A maioria das novas empresas (74,67%) são microempreendedores individuais (MEI), seguidas por microempresas (18,94%) e empresas de pequeno porte (4,22%). As atividades mais comuns incluem obras de alvenaria, promoção de vendas, comércio varejista de vestuário e serviços administrativos.


FONTE: FONTE: Luciana (STARK) Trindade - [email protected] - FOTO: Brand-News
Notícias Relacionadas »