30/06/2021 às 14h31min - Atualizada em 30/06/2021 às 14h31min

Visit Argentina presta homenagem a Maradona no México

FONTE E FOTO: El Mensajero Periódico Turístico S.A
,
Com o apoio do INPROTUR, a Embaixada Argentina nesse país inaugurou no Estádio Azteca um mural em homenagem à magia "del Diez" no dia do 35º aniversário da conquista da Copa do Mundo da FIFA 1986, por parte da Seleção Argentina de Futebol
 
Cinco gols - um deles, o melhor da história das Copas do Mundo de Futebol -, uma atuação brilhante e a segunda Copa do Mundo da FIFA para a Seleção Argentina. Assim poderia se resumir - se é que é possível sintetizar tamanha epopeia - a participação de Diego Armando Maradona na Copa do Mundo do México em 1986.
No dia que se completam 35 anos daquela campanha inesquecível que coroou a equipe dirigida por Carlos Bilardo e liderada no campo por seu camisa 10, com o apoio do Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) e com a presença do Embaixador da Argentina no México, Carlos Tomada, e o Subsecretário para a América Latina e o Caribe da Chancelaria do México, Maximiliano Reyes, a Embaixada Argentina em terras mexicanas inaugurou um mural dedicado a Maradona no Estádio Azteca da Cidade do México.
"É um dia muito emocionante para os argentinos e argentinas por descobrir hoje este mural onde se marcou o melhor gol da história. Diego vai estar sempre em nossos corações e na memória de todos os que amam o futebol. Vamos transmitir de geração em geração tudo o que ele nos deixou", destacou o Ministro de Turismo e Esportes, Matías Lammens.
"É para nós um orgulho estar inaugurando hoje um mural em homenagem a nosso querido Diego, o máximo representante do futebol argentino, no mítico Estádio Azteca, onde realizou suas maiores façanhas esportivas e ao que sempre considerou como uma segunda casa. Gostaria de agradecer também ao Instituto Nacional de Promoção Turística, ao Ministério de Turismo e Esportes da Argentina, ao apoio de empresários e ao Estádio Azteca, que nos ajudaram a torná-lo possível", destacou Tomada.
"Maradona foi, é e será uma figura inesquecível para todos os argentinos e argentinas. Sua genialidade é reconhecida em qualquer lugar do mundo e assim nos fazem saber. Seu legado é um ensino para os esportistas e um motivo a mais para que a comunidade viajante saiba mais sobre a vida e história da Argentina", completou o Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa.
 
O mural, que foi uma iniciativa do Embaixador Tomada e que mostra Maradona com um sombrero mexicano com a ideia de mostrar o vínculo de irmandade entre ambos os povos latino-americanos, é um trabalho de Jorge Alderete, ilustrador e desenhista argentino que mora há 20 anos no México. A obra, de 15 metros de altura por 5 de largura, está localizada diante de uma placa pré-existente no mítico estádio, que comemora o antológico Gol do Século do Diez contra a Inglaterra pelas Quartas de Final da Copa de 1986. Este lugar é um dos mais visitados pelos fãs e turistas que chegam até aí.
A realização da mencionada obra, que levou duas semanas de trabalho constante, foi possível graças à colaboração do INPROTUR, da Embaixada Argentina no México, do Estádio Azteca, da equipe de Jorge Alderete e empresários argentinos e mexicanos.
 
"Arranca pela direita o Gênio do Futebol Mundial", começa um popular relato do recordado segundo gol de Diego contra o time inglês. Assim como a genialidade de Maradona foi tão única, a Argentina, seu país, também oferece inúmeros marcos e exemplos de excelência e hospitalidade. “Assim que estiverem estabelecidas as condições sanitárias, esperamos a comunidade viajante internacional com os braços abertos para se emocionarem com a história de Pelusa e se sentir um autêntico campeão e campeã do mundo em nosso país”, finaliza a Embaixada Argentina.
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp