A gestão de documentos, em especial pedidos de exames na Secretaria Municipal de Saúde, foi tema de um Requerimento apresentado pelo vereador Tiago Mafra (PT). Na proposição, o legislador questiona quais os procedimentos adotados, atualmente, para garantir a eficiência na gestão da pública, evitando retrabalho dos servidores e transtornos à população.
Segundo Mafra, problemas envolvendo o recolhimento e a perda de documentos têm sido relatados, o que demonstra a necessidade de modernizar os processos administrativos. “Infelizmente, situações como essa causam ineficiência no atendimento aos pacientes, além de um trabalho dobrado aos profissionais. Estamos buscando informações detalhadas sobre como é feito esse recolhimento de pedidos de exames e o motivo de não ter sido implantado um sistema digitalizado, evitando perdas e otimizando o tempo do servidores”, afirma.
Na proposição, o vereador indaga quantos pedidos de exames foram extraviados nos últimos 12 meses e quais os custos envolvidos no recolhimento manual desses documentos, incluindo despesas com transporte (carros ou motos) e horas trabalhadas pelos servidores responsáveis pela tarefa.
CONTROLE DE PONTO - Outro assunto abordado pelo parlamentar diz respeito aos procedimentos para controle de ponto dos servidores da Saúde. Os mesmos problemas enfrentados com os pedidos de exames têm sido apresentados, também, com relação à folha de ponto. Mafra cobra da Prefeitura a modernização dessa área, com a implantação de sistema de controle de ponto digitalizado, e questiona as ações de fiscalização para validar as informações contidas nesses documentos.
Os dois Requerimentos protocolados pelo vereador estão disponíveis para consulta no Portal da Câmara.