29/06/2021 às 14h35min - Atualizada em 29/06/2021 às 14h35min

Covid-19: Senac em Poços de Caldas qualificou mais de 1.200 profissionais

FONTE E FOTO: Thieres Moreira Passos - Consultor de Relacionamento do Senac em Poços de Caldas
Os participantes receberam conteúdos atualizados sobre a doença e seus respectivos protocolos
,
Em parceria com os municípios, Senac promoveu mais de 200 treinamentos em todo o estado
 
Desde o início da pandemia, diversas práticas da área da saúde tiveram que ser transformadas e algumas inovações implementadas para adequação aos novos protocolos de prevenção e tratamento da Covid-19. Além disso, houve a necessidade de novas contratações de profissionais que tiveram que integrar equipes já instaladas nas unidades de atendimento à população.
O novo cenário e o desafio de preparar funcionários para otimizar o atendimento aos pacientes nesta nova rotina com segurança fizeram com que muitos municípios mineiros recorressem ao Senac.
 
Ao longo de 2020 e 2021, mais de 60 contratos firmados com os gestores municipais   - cujas verbas são destinadas às cidades especificamente para o combate à pandemia - foram executados. As parcerias geraram 235 turmas, impactando 5.477 profissionais, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, além de funcionários das áreas administrativas. A maioria dos treinamentos ocorreu de forma remota, com toda a infraestrutura já adaptada do Senac para o ensino não presencial.
Os participantes receberam conteúdos atualizados sobre a doença e seus respectivos protocolos. “Por meio da educação profissional, nesse caso voltada especificamente para os profissionais de saúde, atingimos positivamente a população, ajudando no combate à pandemia”, pontua o Gerente de Relacionamento do Senac, Daniel Pires.
Ainda segundo ele, é uma preocupação da instituição levar aos participantes um conteúdo com os protocolos que estão sendo praticados em todo estado, a fim de deixar as ações de saúde uniformes independente da região, o que é um dos desafios da área nesse período.
 
CUIDADO 360º - Entre os temas dos workshops e palestras, estão habilidades técnicas do dia a dia e que são vitais para o bom funcionamento das unidades de saúde, como uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), segurança no processo de triagem, higienização dos espaços e ferramentas de trabalho e técnicas de reanimação cardiopulmonar, treinamento para situações de emergência, entre outros.
Também foram abordados tópicos voltados às habilidades comportamentais, como relacionamento interpessoal, tratamento ao público, atendimento humanizado e saúde mental dos próprios profissionais de saúde.
A imunização não ficou de fora e também foi tema de treinamento para os profissionais, que tiveram preparação sobre os imunizantes, formas de aplicação, diluição e aplicação de medicamentos.
 
O Secretário de Saúde de Poços de Caldas, Carlos Mosconi, conta que com a capacitação, os servidores da cidade puderam se inteirar de práticas de outras regiões do estado: “As capacitações foram ofertadas de forma online por instrutores que tiveram domínio do conteúdo e expuseram experiências de outros municípios, o que foi um diferencial. Ter momentos de qualificação e atualização como este empodera e traz mais segurança à nossa equipe, para o cuidado em saúde da população e da saúde dos próprios profissionais”, salienta.
 
NOVAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZADO - Segundo o Gerente de Relacionamento Daniel Pires, parcerias como essas, entre os municípios e o Senac para treinamentos, palestras e workshops, seguem sendo firmadas ao longo de 2021, tanto por novos interessados quanto por cidades que buscam repetir a experiência.
 
 
 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp