Violinista de Águas da Prata conquista 2º lugar em concurso nacional de música

19/02/2025 16h28 - Atualizado há 1 mês

 

Com apenas 9 anos, Aika Mariah Inanishi Galeni se destacou entre músicos adolescentes e adultos

A jovem violinista Aika Mariah Inanishi Galeni, de apenas 9 anos de idade, participou, no último fim de semana, do concurso nacional de música da Orquestra Filarmônica de Varginha-MG (OFVGA), conquistando o 2º lugar entre participantes de todo o país.

Aika nasceu em São João da Boa Vista (SP); aos três meses se mudou com seus pais para São Paulo (SP) e, com 4 anos, foi para Águas da Prata (SP). Aos 6 iniciou seus estudos de violino na Academia de Música Vereda Cultural e, desde o início, vem se destacando na música clássica, com muito esforço e estudos.

“Ela é muito focada nas aulas, nos ensaios com as demais crianças e em casa. Nos intervalos das tarefas da escola, sempre arruma um tempo para pegar o instrumento e tocar, todos os dias”, comenta Kazuko Inanishi Galeni, mãe da violinista.

Este foi seu primeiro concurso e, mesmo com a pouca idade, Aika já chamou a atenção do regente titular da OFVGA, Cassiano Maçaneiro. Ela tocou os seguintes concertos: Nº 2 in G Major, de Friedrich Seitz, e Lá Menor, de Antonio Vivaldi.

O evento ocorreu em dois dias, no auditório da Faculdade de Ensino Superior do Sul de Minas (Fessul). A ação fez parte da II Semana da Música de Varginha, realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Varginha.


VEREDA CULTURAL - Assim como a Aika, crianças e adolescentes de Águas da Prata têm a oportunidade de aprender música clássica na Academia de Música Vereda Cultural, que agora está em dois locais: no Espaço Cultural Boca do Leão, na Fonte Platina (para crianças residentes no bairro), e no Centro da cidade, à rua José Catâneo, nº 61 (antiga Casa Araújo), para todas as idades.

“São quase 10 anos levando música clássica para os jovens da cidade e estamos muito felizes que o projeto está alçando voos maiores. Queremos que Águas da Prata respire música de qualidade, cada vez mais”, comenta Vanessa Hanhela, idealizadora do projeto.

Crianças que estudam em escola pública, com renda familiar até 2,5 salários mínimos, terão bolsa de estudo gratuita para os seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão, piano e flauta. Há outras possibilidades de bolsa, que variam entre 30% e 70% de desconto na mensalidade. A Vereda Cultural conta com o apoio da Fazenda da Prata, Boca do Leão e patrocínios através da Lei Rouanet.

As aulas já começaram, mas ainda dá tempo de fazer a inscrição. As informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (19) 97123-2617 ou pelas redes sociais (Facebook ou Instagram), @cultural vereda.


FONTE: FONTE E FOTO: Vereda Cultural - [email protected]
Notícias Relacionadas »