Governo do Estado, TJMG e ALMG celebram acordo para digitalizar acervo do Diário Oficial de Minas Gerais

18/02/2025 15h21 - Atualizado há 2 dias

 

Objetivo é que todo o acervo da publicação, que circula há mais de 130 anos, fique disponível de forma gratuita pela internet

O governador Romeu Zema participou, na tarde desta segunda-feira (17/2), da celebração do acordo de cooperação técnica para digitalização do Diário Oficial de Minas Gerais do período de 1943 até 2010, que atualmente se encontram em formato físico ou em microfilmagens.
A partir da iniciativa, que tem a parceria Governo de Minas, Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), todo o acervo da publicação oficial, em circulação desde 1892, poderá ser disponibilizado pela internet de forma gratuita, por meio do site atual.

Para que a tarefa seja executada, o TJMG vai realizar uma licitação para contratação de empresa especializada na prestação de serviços técnicos de digitalização e indexação.

Serão mais de 3 milhões de páginas digitalizadas e a previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em 18 meses.

"É um avanço extraordinário para a Minas Gerais, principalmente para a nossa memória. Vai permitir consultas de qualquer lugar e mais agilidade, melhoria de acesso. A preservação da memória é de fundamental importância", disse o governador Romeu Zema.

Para o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, a parceria entre Executivo, Legislativo e Judiciário foi essencial para esse acordo. "Hoje é um dia histórico para Minas Gerais. Reunir os três Poderes do estado para esse acordo mostra a nossa parceria e, principalmente, nosso compromisso com a memória do nosso Diário Oficial", salientou.

HISTÓRICO - O Diário Oficial do Estado de Minas Gerais foi criado em 1891, na gestão do então presidente do Estado José Cesário de Faria Alvim. Cinco meses depois, foi publicada a primeira edição, no dia 21/4/1892, data que marcava o centenário de morte de Tiradentes.
Desde março de 2019, o Diário Oficial circula apenas na versão digital. Em 2024, o site registrou um total de mais de 8 milhões de acessos.

A Superintendência de Gestão do Diário Oficial da Secretaria de Estado de Governo (Segov) já realizava a digitalização do acervo histórico do jornal, trabalho feito por servidores da própria secretaria. Hoje, a Segov conduz, simultaneamente à iniciativa de digitalização do acervo, um projeto para o desenvolvimento de um novo site do Jornal Minas Gerais.


FONTE: FONTE: Governo de Minas - SECOM - [email protected] - FOTOS: Marco Evangelista / Imprensa MG
Notícias Relacionadas »