MICROSOFT AFIRMA QUE IA PODE NOS DEIXAR BURROS
Sem dúvida, a inteligência artificial pode acelerar a conclusão de tarefas repetitivas e aumentar a produtividade, mas também pode estar nos tornando mais burros - ou pelo menos é o que sugere um novo estudo da Microsoft e da Carnegie Mellon University.
Os pesquisadores entrevistaram 319 trabalhadores do conhecimento para analisar como e quando eles dependem da IA para realizar tarefas profissionais e de que forma isso afeta sua própria percepção sobre suas habilidades de pensamento crítico. O resultado? Quanto mais os trabalhadores recorrem à IA, menos eles pensam de maneira crítica.
FONTE: Forbes Brasil - @forbesbr
APPLE ANUNCIA LANÇAMENTO DE NOVO PRODUTO EM 19 DE FEVEREIRO
A Apple anunciou um lançamento especial para quarta-feira, 19 de fevereiro, por meio de um post de Tim Cook no X. O teaser exibe o logo da Apple em prata com a frase: "Conheça o mais novo membro da família."
O lançamento do iPhone SE 4 marca a reentrada da Apple no segmento de smartphones mais acessíveis com tecnologia de ponta, ampliando seu alcance no mercado.
Rumores indicam que o novo iPhone SE adotará o design do iPhone 14, com tela OLED de 6,1 polegadas, Face ID e processador A18, além de uma câmera traseira de 48 MP.
Além do iPhone SE 4, há chances menores de a Apple lançar um MacBook Air M4, um iPad Air M3 ou um novo iPad básico.
FONTE: Exame - @exame
BEBIDAS AÇUCARADAS CAUSAM 1 EM CADA 10 NOVOS CASOS DE DIABETES TIPO 2 NO MUNDO, DIZ ESTUDO
Um estudo publicado na revista Nature revelou um dado alarmante: em 2020, quase 1 em cada 10 casos de diabetes tipo 2 e 1 em cada 30 casos de doenças cardiovasculares no mundo foram associados ao consumo de bebidas adoçadas, como refrigerantes e sucos industrializados. Isso representa 2,2 milhões de novos casos de diabetes e 1,2 milhão de doenças cardiovasculares só naquele ano.
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
PELA PRIMEIRA VEZ, MULHER COM MAIS DE 50 ANOS CONCORRE AO MISS BRASIL
A modelo Cristina Leite, de 51 anos, se tornou a primeira mulher com mais de 50 anos a concorrer ao Miss Universe Brasil 2025. Além de se destacar pela elegância, ela também ganha os holofotes por representar uma nova era de diversidade.
Mãe de três filhas e com uma trajetória repleta de desafios, Cristina representa Rondônia e vai concorrer com 24 candidatas ao título de mulher mais bonita do país. Natural de Campinas (SP), ela é atriz, modelo e cirurgiã dentista.
Nas redes, Cristina usa o espaço que tem para promover mulheres da sua faixa etária. “A mulher madura é forte, é inspiradora, é referência! E sim, devemos estar presentes em todos os segmentos da sociedade, especialmente na Moda e Publicidade”, escreveu na legenda de uma publicação.
A vencedora do Miss Universe Brasil 2025, realizado na noite desta quinta-feira (13) no Coliseu Convenções e Eventos, em Barueri (SP), foi a Miss Piauí, Gabriela Lacerda.
FONTE: Só Notícia Boa - @sonoticiaboaoficial
MUSK ANUNCIA REDE DE CARROS SUBTERRÂNEA EM DUBAI
Dubai Loop. Esse é o nome escolhido para os túneis subterrâneos que a The Boring Company, empresa de Elon Musk - sim, mais uma empresa dele -, pretende construir em Dubai.
A ideia da The Boring Company é melhorar a mobilidade urbana criando “buracos de minhoca” nas grandes cidades, que fazem os carros fugirem do trânsito por túneis subterrâneos. O projeto já existe em Las Vegas.
A ideia em Dubai é que o sistema tenha 17 km e 11 estações, podendo transportar 20 mil passageiros por hora.
Segundo o ministro para inteligência artificial dos Emirados Árabes, a estratégia do túnel é justamente cobrir as áreas mais povoadas de Dubai.
FONTE: the news - @thenews.cc
CIENTISTAS DESCOBREM INTERRUPTOR CEREBRAL QUE “DESLIGA” A ANSIEDADE
Nova esperança para o tratamento da ansiedade. Cientistas da Weill Cornell Medicine descobriram um circuito cerebral que reduz a ansiedade sem prejudicar a memória. Publicado na revista Neuron, o estudo pode revolucionar os tratamentos para transtornos de ansiedade, eliminando os efeitos colaterais cognitivos dos remédios tradicionais.
A pesquisa focou no receptor mGluR2 e revelou que sua ativação na Insula BLA reduz a ansiedade sem afetar a memória, diferente de outros tratamentos que podem comprometer a cognição. Além disso, os cientistas usaram a inovadora fitofarmacologia, uma técnica que ativa receptores específicos com luz.
Agora, a equipe busca desenvolver medicamentos que atuem exclusivamente nesse circuito, trazendo uma abordagem mais segura e eficaz para milhões de pessoas.
FONTE: SAAUDEE OFICIAL - @saaudeeoficial
LINKEDIN: A MINA DE OURO DA MICROSOFT
A Microsoft deve estar sorrindo à toa. O LinkedIn, que até pouco tempo estava em segundo plano no mundo das redes sociais, virou uma mina de ouro, de dinheiro e de engajamento.
Para você ter uma ideia, a empresa anunciou um recorde no engajamento em 2024, além de um faturamento absurdo: US$ 16,4 bilhões, mais que NY Times, Docusign e Zoom somados.
A plataforma nasceu para conectar profissionais e buscar empregos, mas virou uma rede social de verdade, com influencers, posts motivacionais e aqueles conselhos de carreira - que são 90% do seu feed.
FONTE: the news - @thenews.cc
PORTUGAL CRIA PASSE DE TREM COM VIAGENS LIMITADAS POR 20 EUROS AO MÊS
Portugal criou o Passe Ferroviário Verde para incentivar as viagens de trem em todo território nacional, integrando destinos de norte a sul do País de forma rápida e muito mais acessível.
Os bilhetes podem ser recarregados mensalmente nos guichês da CP - Comboios de Portugal ou em algumas máquinas disponíveis em estações de trem em Lisboa.
Além de incentivar o turismo interno, a novidade também busca tornar as viagens mais ecológicas, utilizando um dos meios de transportes com menor impacto ambiental. As viagens ilimitadas são restritas a duas rotas por dia.
O passe é válido para os trens Intercidades, trens Regionais, InterRegionais e nos trens Urbanos de Coimbra, Lisboa e Porto. Para as viagens Intercidades, é necessário reservar um lugar de forma antecipada para evitar superlotação.
Incialmente o passe está disponível apenas para residentes de Portugal, com possiblidade de expandir para turistas estrangeiros futuramente.
FONTE: Guia Viajar Melhor - @guiaviajarmelhor