SUL DE MINAS GANHA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA PARA PRODUÇÃO DE VINHOS DE INVERNO
A região Sul de Minas Gerais foi reconhecida como a mais nova indicação geográfica e de procedência para a produção de vinhos finos no Brasil.
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) concedeu o selo de "IP Vinhos de Inverno Sul de Minas" nesta terça-feira (11). Isso quer dizer que os vinhos são produzidos com uvas da categoria vitis vinifera na técnica da dupla poda, também conhecida como poda invertida.
A decisão contempla as cidades de São João da Mata, Cordislândia, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações, Três Pontas, Campos Gerais, Boa Esperança, Bom Sucesso, Ibituruna e Ijaci.
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
LADY GAGA TEM SHOW CONFIRMADO NA PRAIA DE COPACABANA POR EDUARDO PAES
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou pela primeira vez o show de Lady Gaga na Praia de Copacabana. Em entrevista a um podcast, ele acabou com o suspense iniciado ainda em 2024 e afirmou que o show está marcado para o dia 3 de maio.
A cantora pop volta ao Brasil depois de 12 anos. Em 2017, Gaga chegou a ser confirmada no Rock in Rio, mas precisou cancelar a apresentação. À época, em uma rede social, a artista postou que estava devastada: “Brazil, I'm devastated.”
Em entrevista ao Fantástico, no fim de 2023, ela mesma disse que queria retornar ao país.
FONTE: GloboNews - @globonews
PIX FORA DO AR: CLIENTES RELATAM INSTABILIDADE EM DIVERSOS BANCOS
Clientes de diferentes instituições financeiras relatam nas redes sociais problemas para realizar pagamentos por PIX na manhã desta quinta-feira (13).
O g1 encontrou relatos de falhas no funcionamento do serviço nos aplicativos do Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Itaú, PicPay, Nubank, Santander e Stone.
O site Downdetector, que monitora queixas de instabilidade em aplicativos, registrou um pico de reclamações sobre o PIX às 9h10, com cerca de 4.400 relatos do serviço fora do ar no período.
Em nota enviada ao g1, o Banco Central do Brasil disse que a instabilidade já foi resolvida. "Na manhã desta quinta-feira (13/2), o Banco Central identificou e tomou medidas para resolver um problema no mecanismo de consulta às chaves do PIX. Isso causou uma instabilidade momentânea no sistema. O problema foi resolvido e o sistema funciona normalmente", disse a instituição.
Na tarde da última sexta-feira (7), o PIX também apresentou instabilidade e ficou fora do ar para os aplicativos de todas as instituições financeiras do país.
FONTE: Portal G1 - @portalg1
TESLA MODEL Y FOI O CARRO MAIS VENDIDO DO MUNDO EM 2024
O Tesla Model Y foi, novamente, o carro mais vendido em todo o planeta. Pelo segundo ano consecutivo, o modelo elétrico da empresa de Elon Musk superou a montadora japonesa Toyota, que garantiu a 2ª e a 3ª colocação no ranking.
Em 2024, foram vendidas 1,09 milhão de unidades do Tesla Model Y. Apesar de não ter o carro mais vendido, a Toyota ainda foi a marca líder no mundo, com 9,09 milhões de veículos.
A fabricante chinesa BYD subiu seis posições e totalizou 3,80 milhões de carros vendidos, alcançando uma participação de mercado de 4,5% e crescendo 41,6%.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
DESTAQUE DA NASA, CEARENSE QUE DETECTOU 25 ASTERÓIDES ENTRA NA LISTA DA FORBES
Com apenas 19 anos, Maria Larissa Pereira Paiva (@larittrix) vem ganhando destaque no mundo da astronomia, tendo o seu trabalho reconhecido até pela Nasa.
Embaixadora do Ministério da Ciência e Tecnologia, a jovem, que é natural de Pires Ferreira, no Ceará, entrou para a Forbes Under 30, lista para jovens de até 30 anos que se destacam em suas áreas.
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
MINAS PROMOVE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA PRESERVAR PATRIMÔNIO DURANTE O CARNAVAL NAS CIDADES HISTÓRICAS
O Governo de Minas promove a campanha #BrinqueePreserve para o Carnaval 2025, com o objetivo de sensibilizar os foliões para a preservação dos patrimônios durante as tradicionais festividades que acontecem em ruas, praças e espaços localizados em núcleos históricos ou em nas áreas de entorno, onde existem bens culturais protegidos.
A iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), chama a atenção para a importância dos núcleos urbanos reconhecidos como patrimônio, que são locais de referência de moradores e visitantes, que contam com opções de comércio, lazer, encontros e confraternizações.
A ação também abrange orientações para que o uso do espaço urbano ocorra de forma consciente, com segurança, e projeta exemplares arquitetônicos relevantes encontrados nos municípios mineiros. Eventos em núcleos históricos e demais cidades com bens tombados pelo Estado devem seguir as diretrizes de proteção, para que ocorram sem danos aos patrimônios.
FONTE: Governo de Minas - SECOM - [email protected]