NOTAS RÁPIDAS – 10/02

10/02/2025 16h10 - Atualizado há 1 mês

COMO AGE VÍRUS ACHADO PELA 1ª VEZ NO iPHONE

Pesquisadores da Kaspersky descobriram o vírus SparkCat para iPhones, que rouba dados financeiros dos usuários, acessando imagens e capturas de tela na galeria do celular.
O vírus se espalha por aplicativos da App Store e Google Play, como plataformas de mensagens e delivery. Ele lê textos em imagens e rouba senhas e informações de carteiras de criptomoedas.
O SparkCat é difícil de identificar porque suas permissões parecem legítimas. Ele usa OCR para buscar palavras-chave nas imagens.
Para se proteger, evite guardar fotos com dados sensíveis e use antivírus confiáveis. Se encontrar um app infectado, remova-o até que uma atualização de segurança seja disponibilizada.

FONTE: UOL - @uoloficial

 

LATAM ENTRA NA JUSTIÇA CONTRA UNIÃO PARA SUSPENDER ASSISTÊNCIA A REPATRIADOS EM GUARULHOS

A companhia aérea Latam ingressou com uma ação judicial contra a União visando suspender a obrigação de prestar assistência a migrantes no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A empresa solicitou a suspensão da obrigação de fornecer alimentação, produtos de higiene e cuidados, atendimento médico e social, além de hospedagem, enquanto os migrantes aguardam a decisão sobre seus pedidos ou o encaminhamento pelas autoridades.

FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo

 

“O AUTO DA COMPADECIDA 2’ ULTRAPASSA MARCA DE 4 MILHÕES DE ESPECTADORES

O filme “O Auto da Compadecida 2” ultrapassou a marca de 4 milhões de espectadores nos cinemas brasileiros. De acordo com a Comscore, a bilheteira do filme já soma R$ 78,9 milhões.
Nas redes sociais, Selton Mello, que está em cartaz com a sequência e também com “Ainda Estou Aqui” - que já ultrapassou os 4 milhões de espectadores -, comemorou o sucesso dos filmes.
Matheus Nachtergaele e Selton Mello reeditam a dupla e vivem novamente João Grilo e Chicó, no longa que tem ainda a volta de Virgínia Cavendish como Rosinha e Enrique Diaz na pele do cangaceiro Joaquim Brejeiro.

FONTE: CNN Pop - @cnnpop

 

JOVEM COM “PIOR DOR DO MUNDO” RECONSIDERA EUTANÁSIA APÓS RECEBER O DIAGNÓSTICO DE UMA NOVA DOENÇA

Carolina Arruda, a jovem de 27 anos que vive com a doença neuralgia do trigêmeo, conhecida como “a pior dor do mundo”, revelou que após anos procurando respostas, recebeu o diagnóstico de espontulodrite axial, uma doença autoimune.
“Essa dor responde todas as dores das articulações que eu sinto e também a limitação dos meus movimentos. Já havia anos que eu estava procurando uma resposta para esse diagnóstico porque eu fui perdendo movimento ao longo dos anos. Agora, finalmente, posso começar o tratamento com imunobiológico”, disse a mineira. A espondiloartrite axial (EpA) afeta o esqueleto axial (cabeça, caixa torácica e coluna vertebral).
Com o diagnóstico, ela vai começar o tratamento com imunobiológico, que pode aliviar as dores. No entanto, a jovem diz que ainda considera a eutanásia, já que as dores da neuralgia do trigêmeo continuam extremamente fortes. O procedimento precisaria ser feito na Suíça, onde é legalizado.

FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil

 

“CORAÇÃO ARTIFICIAL” USADO PELA 1ª VEZ EM BEBÊ

Com apenas 1 ano e 7 meses, um bebê com quadro de insuficiência cardíaca gravíssima se tornou o primeiro paciente do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp a usar um equipamento que funciona como um "coração artificial", procedimento que, além de salvá-lo, também evitou a necessidade de um transplante.
Depois de mais um mês com canos saindo do peito e ligados a máquina que funcionou como parte de seu coração, o menino agora aguarda alta hospitalar, com prognóstico de uma vida normal, sem qualquer restrição pelo episódio.
"
Foi o melhor cenário. A criança se recuperou, não precisou ser transplantada, muito melhor estar com o coração dela, que ainda não está totalmente normal, mas vai ficar. Muito recompensador para nós, para a mãe, o paciente", destaca o médico Orlando Petrucci Júnior, coordenador da cirurgia cardíaca do HC.
De acordo com Petrucci Júnior, a criança havia contraído uma virose, o que causou uma miocardite viral que evoluiu para insuficiência cardíaca.
O coordenador da cirurgia cardíaca do HC conta ainda que já havia feito uso do sistema fora do Brasil, e que o equipamento está disponível em poucos centros no país, pela complexidade e da necessidade de uma estrutura para aplicação.

FONTE: Portal G1 - @portalg1

Notícias Relacionadas »