28/06/2021 às 12h30min - Atualizada em 28/06/2021 às 12h30min

Pesquisa BRAZTOA: vacinação avança e traz perspectivas positivas para o mercado de turismo

FONTE E FOTO: Agência Guanabara
,
Apesar do volume de faturamento ainda estar aquém do praticado antes da pandemia, na média dos 25%, uma percepção com viés mais positivo começa a ganhar força entre as operadoras, principalmente por conta do maior interesse do consumidor em adquirir ou planejar viagens. Uma expectativa de melhora no ambiente de negócios do turismo, para o segundo semestre de 2021, foi percebida em uma pesquisa recente realizada pela BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo).
Uma movimentação interessante também tem acontecido entre as pessoas que já se vacinaram. 71% das operadoras relataram que foram procurados por turistas vacinados, sendo que 29% das viagens comercializadas para esse público ocorrerão já em julho e 47% estão programadas para o segundo semestre deste ano.
Outro fato que merece destaque é que 82% das operadoras acreditam que a aprovação da Coronavac pela OMS trará efeitos positivos para o turismo já no segundo semestre de 2021.
 
Os empresários sabem que existe uma longa caminhada rumo à recuperação total das vendas e faturamento, mas não obstante os desafios e a gestão de crise que foram tão necessários, este período de parada obrigatória também abriu espaço para uma revisão das estratégias e de modelos de muitos negócios. O setor tem feito sua lição de casa para que, quando o consumidor estiver preparado para embarcar, as empresas possam também estar prontas para dar vazão à imensa demanda de viagens, reprimida no último ano.
 
“O mercado ganhou novos contornos neste período pós-pandemia e a noção do quanto somos interdependentes ficou ainda mais perceptível. Os destinos e os empreendimentos investiram em equipamentos, processos e treinamentos para receber bem os viajantes, e estes sabem que a segurança deles e das pessoas locais dependem de sua atitude de respeito aos protocolos sanitários também. A flexibilidade nos roteiros e as experiências customizadas se tornaram ingredientes fundamentais para atender aos anseios de todos aqueles que contam os segundos para ter de volta sua liberdade de poder ir e vir, pelo Brasil e pelo mundo. Isso somado aos avanços da vacinação no Brasil e à aprovação destas pela OMS, criam um ambiente propício para a abertura das fronteiras e para que a engrenagem volte a girar, trazendo novas possibilidades para todo nosso setor”, diz Roberto Haro Nedelciu (foto), presidente da BRAZTOA.
 
 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp