FDA LIBERA ESTUDO PARA TRANSPLANTE DE RINS DE PORCO EM PACIENTES RENAIS
O futuro da medicina pode estar nos… porcos? A FDA autorizou testes clínicos para transplantes de rins de porcos geneticamente modificados em pacientes com insuficiência renal.
A fila é longa e os doadores são poucos: nos EUA, 100 mil pessoas aguardam um rim, mas apenas 25 mil transplantes foram feitos em 2023. No Brasil, são mais de 40 mil na espera.
O avanço é histórico para a xenotransplantação - transplantes entre espécies -, mas ainda há desafios.
Os pacientes precisarão de acompanhamento vitalício, e questões éticas seguem em debate.
FONTE: the news - @thenews.cc
NOVO ESTUDO REVELA QUE HOMENS “MACHÕES” SÃO MAIS VULNERÁVEIS A DOENÇAS
As expectativas sociais vinculadas à masculinidade hegemônica acabam cobrando um preço para a saúde dos homens mais alinhados com essas ideias. De fato, segundo uma pesquisa recente, o arquétipo do "machão" - autossuficiente, forte, invulnerável e capaz de controlar suas emoções - pode colocar em risco a saúde cardiovascular dos homens desde a adolescência e a idade adulta jovem.
Segundo os resultados do estudo da Universidade de Chicago, aqueles homens que, desde a adolescência, adotam comportamentos mais alinhados com os estereótipos de gênero masculinos têm menos probabilidade de informar, na idade adulta, diagnósticos de fatores de risco cardiovascular e os tratamentos que recebem para essas condições.
FONTE: Jornal O Globo - @jornaloglobo
FILME COM SYLVESTER STALLONE E ISIS VALVERDE GANHA DATA DE ESTREIA NO BRASIL
Sylvester Stallone e Isis Valverde dividindo a mesma tela? Sim! A Imagem Filmes divulgou, nesta quarta (5), que "Código Alarum" chega aos cinemas brasileiros no dia 27 de março. A produtora também compartilhou o primeiro trailer do longa, estrelado por Stallone, Scott Eastwood e Lara Travers.
Segundo a trama, o filme segue dois assassinos profissionais que se casam e tentam deixar para trás a vida criminosa, vivendo em isolamento em uma cabana afastada. Mas tudo muda quando encontram um pen drive que pode destruir a comunidade de inteligência global.
Para ver o trailer, é só clicar no link da bio.
FONTE: CNN Pop - @cnnpop
“ALIADA” DA DeepSeek, PERPLEXITY APOSTA EM IA ABERTA PARA ENFRENTAR GOOGLE E OpenAI
Primeiro os chips, depois o TikTok. Agora, a inteligência artificial é o novo ponto de embate entre China e Estados Unidos. A chegada da DeepSeek R1, um modelo de IA de código aberto desenvolvido por uma startup chinesa, intensificou esse embate. Com um custo de desenvolvimento de apenas US$ 6 milhões - muito inferior aos US$ 100 milhões do GPT-4 -, o modelo se tornou um marco para defensores de uma IA mais descentralizada. Mas, no meio dessa disputa, há uma empresa americana que vale atenção: a Perplexity.
A Perplexity se posiciona como um dos principais nomes na transição dos grandes modelos fechados para uma abordagem aberta e acessível. Em 2025, foi a primeira empresa americana a adotar a DeepSeek R1, deixando claro que a competição não é apenas entre países, mas entre filosofias diferentes de IA.
A Perplexity também desafia gigantes da tecnologia em outras frentes. Seu modelo de busca responde 20 milhões de perguntas por dia e já é visto como uma alternativa real ao Google, ao entregar respostas diretas sem depender de links dispersos. Agora, a empresa entra em um jogo ainda maior: apresentou uma proposta para comprar o TikTok nos EUA, em um modelo no qual o governo americano poderia deter até 50% da operação.
Dmitry Shevelenko, diretor de negócios da startup e ex-executivo de Uber e Facebook, acredita que o futuro da IA não será definido por quem possui o modelo mais potente, mas por quem consegue conectar as melhores inteligências disponíveis. "A disputa agora é por integração", afirma.
FONTE: Exame - @exame
CIENTISTAS CONSEGUEM RECONECTAR MEDULA ESPINHAL COM ESPUMA DE GRAFENNO; ESPERANÇA PARA PARAPLÉGICOS
Na Espanha, cientistas descobriram que a espuma de grafeno pode reconectar a medula espinhal lesionada, com resposta positiva do cérebro. O resultado renovou a esperança dos pesquisadores em recuperar movimentos de pacientes paraplégicos, por exemplo.
A revelação foi feita após uma série de pesquisas e testes com ratos no Instituto de Ciência dos Materiais de Madri (ICMM-CSIC), parte do Ministério da Ciência, Inovação e Universidades (MICIU) do país europeu.
Tudo com o uso de uma espuma tridimensional criada com óxido de grafeno reduzido. O trabalho, recém-publicado na revista Bioactive Materials, demonstra o potencial o material no tratamento e os novos caminhos para a cura pacientes paraplégicos.
FONTE: Só Notícia Boa - @sonoticiaboa
UNIDADES HOTELEIRAS DO SESC EM MINAS AVANÇAM NAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE E IMPLANTAM COLETA SELETIVA EM SUAS ACOMODAÇÕES
O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, implementou lixeiras de coleta seletiva em todas as unidades dos Hotéis Sesc em Minas. Os hotéis estão localizados em Araxá, Contagem, Ouro Preto, Poços de Caldas e Belo Horizonte (Venda Nova) e contam com mais de 700 quartos. Essa iniciativa marca um importante avanço em direção à sustentabilidade e reflete o compromisso da instituição com a conscientização ambiental. Ao disponibilizar lixeiras para separação de resíduos dentro das acomodações, a entidade não só facilita a reciclagem, mas também promove a educação ambiental entre hóspedes e empregados.
“A implementação da coleta seletiva nos quartos é uma iniciativa fundamental para promover práticas ecológicas e elevar a consciência ambiental entre as pessoas que utilizam os serviços do Sesc no estado de Minas Gerais. Ao separar corretamente os resíduos, contribuímos para a redução da quantidade de resíduos enviado aos aterros sanitários, apoiamos o trabalho das associações e cooperativas de recicláveis, além de diminuirmos o impacto ambiental com a extração de matérias-primas para a produção de novos produtos”, afirma Keyla Batista, Coordenadora de Meio Ambiente do Sesc em Minas.
FONTE: Andréa Reis Guimarães - [email protected]