NOTAS RÁPIDAS – 20/01
20/01/2025 15h48 - Atualizado há 2 semanas
BRASIL ESTÁ ENTRE OS PAÍSES QUE MAIS USAM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Pesquisa feita pela Ipsos e o Google com 21 mil pessoas em 21 países mostrou que em 2024 o Brasil ficou acima da média global no uso de inteligência artificial (IA).
Enquanto 54% dos brasileiros relataram que utilizaram IA generativa, a média global ficou em 48%.
Para 65% dos brasileiros, essa tecnologia é promissora por contribuir com diversas áreas da vida. A média mundial para o item otimismo é de 57%.
Sobre mercado de trabalho e emprego, o percentual de brasileiros que confiam nas mudanças no mercado de trabalho causadas pela IA cresceu de 62% para 68% em um ano.
Em 2023, 20% dos trabalhadores brasileiros que se viam impactados pelo uso de IA no mercado de trabalho acreditavam precisar de um novo emprego. Em 2024, esse número caiu para 15%.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
KIBON RETOMA PROMOÇÃO DO PALITO PREMIADO, SUCESSO NOS ANOS 1990
Momento nostálgico! A Kibon relançou a promoção “Palito Premiado” nas praias do litoral de São Paulo. Ao comprar um picolé Fruttare nos carrinhos de sorvete participantes, você pode encontrar no palito a inscrição “vale 01 Fruttare” e trocá-lo por outro picolé no mesmo local. A promoção é válida de 15 de janeiro a 16 de março de 2025.
FONTE: INVOGA - @invoga
SELTON MELLO É CONFIRMADO EM FILME DE HOLLYWOOD AO LADO DE JACK BLACK E PAUL RUDD
Após atuar em ‘Ainda Estou Aqui’ e ‘O Alto da Compadecida 2’, Selton Mello encara um novo desafio em sua carreira. O ator estará no novo filme da franquia ‘Anaconda’, previsto para estrear em dezembro de 2025.
“Nova fase do jogo. Estou feliz e me divertindo fazendo o que amo de uma maneira diferente, em outra língua, em outro continente”, disse ele, que interpretará um cuidador de animais brasileiro, trazendo um tom mais cômico para a produção.
“Tudo é diferente, mas ao mesmo tempo parecido. Novos colegas, Jack Black e Paul Rudd. Novas formas de me expressar, novos caminhos. Continuo em busca de coisas que me tirem certezas, expandindo para outros lugares e, sobretudo, por dentro”, finalizou o ator.
FONTE: Nana Rude - @nanarude
SÍNDROME DE BURNOUT GANHA NOVA CLASSIFICAÇÃO NA OMS
A síndrome de burnout, que causa sintomas como esgotamento físico e mental em situações relacionadas ao trabalho, passou a ser classificada como questão de saúde pública no Brasil, além de ser incluída na lista de doenças ocupacionais.
A novidade faz parte do documento da Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e está em vigor no país desde o início da primeira semana do ano.
A nova classificação, que segue a mesma da OMS, já constava como motivo de afastamentos e até mesmo aposentadoria, com respaldo do INSS e da Justiça brasileira.
A partir da inserção do burnout no CID, os trabalhadores diagnosticados passam a ter os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários previstos para as demais doenças que mantém relação com trabalho.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
TIKTOK VOLTA A FUNCIONAR NOS EUA, APÓS TRUMP ANUNCIAR QUE VAI SUSPENDER O BLOQUEIO
Após Donald Trump anunciar uma medida para viabilizar, ao menos temporariamente, o retorno do TikTok aos Estados Unidos, a rede social retomou suas operações no país neste domingo, 19.
Usuários perceberam a mudança, e a empresa confirmou em um comunicado publicado no X (anteriormente Twitter, rede social de Elon Musk, aliado de Trump) que suas atividades estão sendo normalizadas.
“Em acordo com nossos provedores de serviços, o TikTok está no processo de restaurar o serviço”, escreveu o TikTok. “Agradecemos ao presidente Trump por fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviços de que não enfrentarão penalidades ao fornecer o TikTok para mais de 170 milhões de americanos e permitir que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem.”
FONTE: Exame - @exame
JOVEM QUILOMBOLA CONQUISTA BOLSA DE MAIS DE R$ 2 MILHÕES EM UNIVERSIDADE DOS EUA
Jean Pereira dos Santos (@jeanstx_), morador da comunidade quilombola Kalunga Engenho 2, localizada em Cavalcante, no entorno do Distrito Federal, foi aprovado na Northwestern University, instituição renomada dos Estados Unidos. O estudante de 19 anos vai cursar Educação e Política Social, a partir de agosto, e receberá uma bolsa de estudos avaliada em mais de R$ 2 milhões.
Filho de uma cozinheira e de um guia turístico da comunidade, Jean nunca imaginou que poderia estudar em outro país. "Foi um choque quando vi o resultado. Ao mesmo tempo em que me dediquei, sempre achava que era algo fora da minha realidade. Mas aqui estou, colhendo os frutos”, comemorou em entrevista à TV Globo.
O jovem atua em projetos na área de educação dentro da comunidade e já havia participado, em 2023, de um programa de intercâmbio que selecionou 50 estudantes de escolas públicas para passar três semanas nos EUA. A oportunidade de estudar no exterior já alimenta os planos futuros de Jean. "Meu objetivo é trabalhar em políticas públicas que realmente transformem as comunidades marginalizadas, como a minha”, revelou.
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil