09/01/2025 às 15h49min - Atualizada em 09/01/2025 às 15h49min
Bares e restaurantes do Sul de Minas estão otimistas com feriados nacionais em dias úteis durante 2025
FONTE: Ana Luisa Alves - [email protected] - FOTO: Midjourney
No sul de Minas, regiões como Poços de Caldas, São Thomé das Letras, Circuito das Águas, Lago de Furnas e Monte Verde são exemplos de locais que podem se beneficiar enormemente desses períodos, segundo presidente da Abrasel no Sul de Minas
Pensando no calendário de feriados e pontos facultativos, o setor de alimentação fora do lar já se prepara para o aumento no faturamento durante os chamados “feriadões” em 2025. Além dos feriados, datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também costumam aumentar o movimento nos estabelecimentos.
Os feriados em dias úteis são pontos estratégicos para bares e restaurantes. Esses períodos costumam movimentar o setor, especialmente em regiões turísticas, onde o fluxo de pessoas aumenta consideravelmente. E mesmo nas regiões metropolitanas, com mais tempo disponível, os consumidores aproveitam os feriados para sair, confraternizar e consumir fora de casa, gerando um impacto direto no aumento da receita dos estabelecimentos.
De acordo com o presidente da Abrasel no Sul de Minas, ACIV e SEHAV, André Yuki, os “feriadões” têm um impacto positivo tanto no setor de alimentação fora do lar, quanto na rede hoteleira, especialmente em destinos turísticos.
“No sul de Minas, regiões como Poços de Caldas, São Thomé das Letras, Circuito das Águas, Lago de Furnas e Monte Verde são exemplos de locais que podem se beneficiar enormemente desses períodos. Essas cidades atraem muitos turistas em busca de descanso, clima ameno e belezas naturais. Com mais tempo disponível, é comum que os visitantes frequentem bares, restaurantes e cafeterias locais, gerando um aumento considerável no faturamento desses estabelecimentos. Além disso, festividades e eventos locais durante os feriados podem atrair ainda mais pessoas”, ressaltou Yuki.
Ainda segundo o presidente, preparar-se para esses períodos, oferecendo cardápios especiais, promoções e experiências únicas, pode ser a chave para capitalizar essa demanda crescente e fidelizar clientes. “A expectativa é que 2025, com seu calendário favorável, traga ótimas oportunidades para o setor em todo o sul de Minas Gerais”, concluiu.
Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, o calendário de 2025 joga a favor, com vários feriados prolongados e com as datas comemorativas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados.
“Neste ano, aliás, o Dia dos Namorados cai em uma quinta-feira, o que é bom, pois torna um dia de menor movimento em uma data robusta, que acaba gerando até mais demanda no próprio fim de semana. A preparação para esses períodos é essencial, com foco em atrair os clientes e proporcionar experiências únicas que fidelizem o consumidor”, comentou Solmucci.
O otimismo do setor também é mostrado na pesquisa da Abrasel do mês de dezembro, quando 73% dos entrevistados disseram esperar um aumento nas vendas do primeiro trimestre (em comparação a 2024). Contudo, a inflação continua sendo um dos grandes desafios para o setor, pois quase um terço dos estabelecimentos (32%) não conseguiram reajustar os preços nos últimos 12 meses.
O que dizem os empresários do Sul de Minas
Segundo o vice-presidente da Abrasel no Sul de Minas e presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Pouso Alegre-MG (SINDIPA), Rolando Brandão, a expectativa é que a rede hoteleira e o setor de alimentação fora do lar sejam beneficiados com os feriados prolongados e ainda mais com os diversos festivais gastronômicos promovidos na cidade.
"Temos percebido um aumento significativo de turistas em Pouso Alegre nos últimos meses. E em 2025 não será diferente. Temos diversos festivais e um deles é o Festival Gastronômico e Cultural do Sul de Minas, que terá a oitava edição neste ano. O forte em nosso município é a gastronomia e a cultura. Os turistas podem aproveitar os parques, os nossos belos hotéis e os melhores restaurantes, tudo com o melhor da cozinha mineira", enfatizou Rolando.
Para a conselheira da Abrasel, Gina Carneiro, da Pizza na Roça, Sbbangiare e Piccolina, de Poços de Caldas, os feriados prolongados impactam direta e positivamente em seu faturamento, especialmente em sua cidade, que é turística. “Após a concessão dos pontos turísticos em Poços de Caldas, o turismo cresceu substancialmente, o que tem elevado naturalmente nosso movimento nos últimos dois anos. Portanto, para 2025 a expectativa é de um aumento de 15% no faturamento em relação ao ano passado”, disse.
O conselheiro da Abrasel e proprietário do Agostini São Lourenço e Caxambu, Fernando Megda, conta que 2025 promete ser promissor para o turismo e, consequentemente, para o setor de alimentos e bebidas no Circuito das Águas. “Empresários da região estão confiantes em uma alta significativa no movimento de turistas, especialmente em destinos conhecidos por suas belezas naturais e gastronomia de destaque. Otimismo é a palavra que define o momento. Restaurantes, bares, cafeterias e produtores locais preparam-se para atender a uma demanda aquecida, apostando em experiências gastronômicas diferenciadas para atrair visitantes”, afirmou.
Ainda segundo Fernando, os empresários estão investindo em novos pratos e promoções temáticas para os feriados, com o objetivo de oferecer mais do que refeições, com experiências memoráveis que conectem os turistas à cultura local. “A expectativa é que o fluxo de turistas impulsione o consumo não apenas em grandes estabelecimentos, mas também entre pequenos negócios, como produtores de queijos, vinhos e doces artesanais, produtos que são a marca registrada da região. Além disso, festivais e eventos gastronômicos estão sendo planejados para aproveitar ao máximo os períodos de folga prolongados”, disse.
A combinação de planejamento, oferta diversificada e o calendário favorável coloca o Circuito das Águas em posição de destaque para consolidar-se como um dos destinos turísticos mais visitados em 2025. Para os empresários do setor, este pode ser o ano de fortalecer parcerias, conquistar novos clientes e reafirmar a importância da região no mapa gastronômico e turístico do país.
Confira as datas de feriados nacionais em dias úteis e datas comemorativas que devem movimentar bares e restaurantes por todo o Brasil:
Janeiro
01 – Confraternização Universal (quarta)
Março
03, 04 e 05 – Carnaval (segunda, terça e quarta)
Abril
18 – Paixão de Cristo (sexta)
21 – Tiradentes (segunda)
Maio
01 – Dia do Trabalho (quinta)
10 – Dia das Mães (domingo)
Junho
12 – Dia dos Namorados (quinta)
19 – Corpus Christi (quinta)
Agosto
10 – Dia dos Pais (domingo)
Novembro
20 – Consciência Negra (quinta)
Dezembro
25 – Natal (quinta)