NOTAS RÁPIDAS – 02/01
02/01/2025 15h23 - Atualizado há 1 mês
OTIMISMO DO BRASILEIRO COM ANO NOVO É O MENOR DESDE 2020
O otimismo do brasileiro com o ano novo caiu para o menor patamar desde 2020, de acordo com pesquisa de opinião feita pelo Datafolha sobre a situação da economia do país. Pela primeira vez em cinco levantamentos, menos da metade dos entrevistados (47%) afirma que a população terá uma situação melhor no próximo calendário. Para 61% dos brasileiros ouvidos pela pesquisa, a economia brasileira está no caminho errado. Do total, apenas 32% dos entrevistados veem a trajetória como correta e 6% não sabem responder.
FONTE: Folha de S.Paulo - @folhadespaulo
GOVERNO PUBLICA LISTA DE FERIADOS E PONTOS FACULTATIVOS DE 2025
O Governo publicou o cronograma com as datas de todos os feriados nacionais e pontos facultativos de 2025.
Serão quatro feriados prolongados: Páscoa, que juntará com o feriado de Tiradentes (abril), Dia do Trabalhador (maio), Corpus Christi (junho) e Dia da Consciência Negra (novembro).
Além disso, o Natal e Ano Novo de 2025 cairão em uma quinta-feira e poderão ser esticados com o final de semana.
Confira a lista completa no link da bio.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
VILA TERMAL NO JAPÃO RESTRINGE VIAJANTES APÓS TURISMO EXCESSIVO
Uma vila termal no Japão, Ginzan Onsen, conhecida pelas vistas panorâmicas cobertas de neve, limitou a entrada de turistas a um dia durante a alta temporada de inverno, após enfrentar o excesso de turismo no país. Moradores da cidade reclamam de confrontos devido aos locais para tirar fotos e vagas de estacionamento.
Localizada na região de Yamagata, a cerca de 420 km ao norte de Tóquio, essa é uma das regiões mais famosas do Japão, atraindo cerca de 330 mil visitantes anualmente.
Outros lugares, como o Monte Fuji e o Castelo de Himeji - maior castelo do Japão, localizado na província de Hyogo, no oeste do país - também estão propondo aumentar as taxas de entrada para os visitantes.
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
BRASIL RECEBE MAIS DE 6,6 MILHÕES DE TURISTAS ESTRANGEIROS EM 2024 E REGISTRA RECORDE DE VISITANTES EM UM ANO, DIZ MINISTÉRIO
O Ministério do Turismo informou que o Brasil registrou neste ano a entrada no país de 6.621.795 turistas estrangeiros. Segundo os dados do governo federal, o número é o maior já registrado para o período de um ano, o que representa um novo recorde na série histórica, iniciada em 1970.
O resultado mostra a manutenção da tendência de crescimento no número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil anualmente desde o fim da pandemia. Durante o auge da doença no mundo, diversos países fecharam suas fronteiras ou estabeleceram regras rígidas para saída e entrada de pessoas, numa tentativa de conter a disseminação da doença.
A meta para este ano, conforme o Plano Nacional de Turismo 2024/2027, era o Brasil receber 6,4 milhões de turistas internacionais, portanto, a meta foi atingida. Para 2025, o objetivo é chegar a 6,9 milhões.
FONTE: Portal G1 - @portalg1
QUAIS SÃO OS 15 MAIORES SUPERMERCADOS NO BRASIL E QUANTO ELES FATURAM?
Faturamentos bilionários estampam a lista dos maiores supermercados do Brasil. Os números estão no ranking anual divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
A liderança, pelo oitavo ano consecutivo, é do Grupo Carrefour. Sozinho, a marca cravou uma receita de 115 bilhões de reais no Brasil em 2023. A companhia ganhou ainda mais força nos últimos anos com a aquisição do Grupo Big, e manteve a primeira posição disparada mesmo com alguns fechamentos de unidades no último ano.
- Carrefour (SP): faturamento de 115,4 bilhões de reais
- Assaí Atacadista (SP): faturamento de 72,7 bilhões de reais
- Mateus Supermercados (MA): faturamento de 30,2 bilhões de reais
- Grupo Pão de Açúcar (SP): faturamento de 20,6 bilhões de reais
- Supermercados BH (MG): faturamento de 17,3 bilhões de reais
- Irmãos Muffato (PR): faturamento de 15,6 bilhões de reais
- Grupo Pereira (SP/SC): faturamento de 13,1 bilhões de reais
- Cencosud (SP): faturamento de 11,1 bilhões de reais
- Mart Minas (MG): faturamento de 9,4 bilhões de reais
- Koch Supermercados (SC): faturamento de 7,9 bilhões de reais
- DMA Distribuidora (MG): faturamento de 7,9 bilhões de reais
- Companhia Zaffari (RS): faturamento de 7,6 bilhões de reais
- Tenda Atacado (SP): faturamento de 6,9 bilhões de reais
- Grupo JC / Costa Atacadão (DF): faturamento de 6,8 bilhões de reais
- Savegnago (SP): faturamento de 6 bilhões de reais
FONTE: Exame - @exame