O físico especializado em radiodiagnóstico Roberto Giglioti, da SP Rad, e a gerente executiva do Centro de Imagens da Santa Casa de Poços, Andréia de Almeida Silva
O físico especializado em radiodiagnóstico Roberto Giglioti, da SP Rad, de Ribeirão Preto (SP), esteve na Santa Casa de Poços de Caldas nos dias 11 e 12 da última semana para realizar o controle de qualidade, testes de fuga, laudos radiométricos e testes de constância em todos os aparelhos do Centro de Imagem e do Centro Cirúrgico.
A avaliação incluiu equipamentos emissores de radiação ionizante, como raio-X, mamografia, tomografia e arco cirúrgico, e, com a nova normativa RDC 611/22, também os equipamentos de radiação não ionizante, como ultrassons.
De acordo com Roberto Giglioti, os testes garantem segurança e precisão nos diagnósticos oferecidos pelo serviço. “Esses testes é o que dá confiabilidade no diagnóstico que elas vão receber dentro do serviço de diagnóstico. É com o controle de qualidade que a gente consegue determinar se os equipamentos estão calibrados, se as doses que estão estabelecidas para todos os exames estão dentro dos limites, dos níveis de referência”, disse o físico.
Além de assegurar diagnósticos precisos, os procedimentos avaliam a radiometria das salas, a proteção radiológica e os equipamentos de segurança individual dos profissionais. “A gente tem a segurança do paciente em relação à dose que ele está recebendo e também na confiabilidade do diagnóstico que ele vai ter. Avaliamos ainda a proteção dos trabalhadores, garantindo a segurança do serviço como um todo”, afirma Roberto.
Segundo ele, a Santa Casa se destaca por manter os equipamentos atualizados e alinhar tecnologia com qualidade e capacitação profissional. “Apesar de ser algo obrigatório, previsto em normas da Vigilância Sanitária, é importante garantir que isso seja feito da melhor forma possível. Em 12 anos aqui, pude acompanhar as melhorias tecnológicas nos equipamentos, mas é preciso alinhar a tecnologia com qualidade e recurso humano. Acho que isso é o diferencial do serviço”, completa o físico da SP Rad.
A gerente executiva do Centro de Imagens, Andréia de Almeida Silva, reforça a importância desse trabalho para a instituição. “Nós ficamos muito felizes com o retorno que o Roberto nos dá, da garantia da qualidade do serviço e da proteção radiológica, tanto para nossos pacientes quanto para nossos colaboradores. A responsabilidade que nós temos com o paciente, com a entidade e com os colaboradores é muito grande. Com a experiência e a qualidade do serviço dele, temos a tranquilidade de que estamos no caminho certo”, relata a gerente executiva.