22/06/2021 às 15h10min - Atualizada em 22/06/2021 às 15h10min

Galeria Ampliart realiza sua primeira exposição virtual

FONTE E FOTO: Ampliart
,
“De tela em tela” é uma homenagem a Francisco Baratti, pintor e professor de arte paulistano que buscou levar o conhecimento artístico ao maior número de pessoas possível, principalmente aos mais vulneráveis
 
A Ampliart, galeria de arte localizada em Poços de Caldas, irá realizar a sua primeira exposição virtual, dos dias 23 de junho a 31 de julho. O evento, “De tela em tela: aventure-se pela obra de Francisco Baratti”, será exibido de forma gratuita no canal do YouTube da Galeria e tem como objetivo homenagear o artista brasileiro. Ficará também à disposição para agendamentos e visitas presenciais, para aqueles que querem prestigiar mais de perto. A exposição busca ampliar o contato das pessoas com a arte, além de tornar o nome de Baratti mais conhecido no mundo das artes.
Francisco Baratti foi um pintor e professor de arte que nasceu em 1921 e faleceu no ano de 2020. O artista paulistano, que possuía influências do renascentismo, cubismo, figurativismo, abstracionismo e pop art, defendia que a arte não deveria ser um produto destinado somente à elite. Em sua trajetória, que incluiu uma participação na Bienal Nacional de São Paulo e diversas outras exposições, buscou levar o conhecimento artístico ao maior número de pessoas possível, principalmente aos mais vulneráveis.
 
Mariana Oliveira e Érico Geraldi, organizadores do evento, contam que a inspiração para realizar a exposição virtual veio da vontade de levar a arte a todos, neste momento em que se faz tão importante. “Escolhemos Francisco Baratti por ser um artista à frente do seu tempo, que traz alegria nas suas obras”, afirmam.
Sobre a montagem da exposição, eles contam que o processo de criação da exposição iniciou-se com uma profunda pesquisa sobre a vida e obra do artista, que apesar de ter falecido aos 98 anos, se manteve contemporâneo. “A disposição das telas no ambiente foi guiada pela estética colorida e sistemática de Baratti, onde não há delimitação de espaço e temas, mas sim uma fluidez entre as obras, levando a uma explosão de cores. As cores, por sinal, foram o nosso principal guia na construção do cenário que envolve as obras.”

“A beleza é um estado de espírito. A arte é, na realidade, forte. Se ela tiver elementos estéticos de força, ela atrai a atenção do espectador.”
Francisco Baratti
 
UNIVERSO DA ARTE - Baratti foi uma personalidade que carregou a arte consigo desde que se entende por gente. Ainda muito criança, se encantou por este universo por influência direta de seus pais, o que o levou a dedicar toda a sua vida a esta forma de expressão.
Mesmo com uma forte tendência e talento para seguir os passos do pai, que era um reconhecido marceneiro da época, se interessou mesmo foi pelas artes plásticas. A partir daí, aprofundou os seus estudos, desenvolveu a terceira dimensão (3D), criou técnicas próprias e se tornou professor em estética e história da arte. Tudo isso sem nunca abrir mão da produção artística, atividade que sempre foi o seu grande prazer.
Faleceu aos 98 anos de idade, tendo em vida dois livros publicados, uma infinidade de obras assinadas pelo seu estilo próprio e muitas histórias para contar. Em seu ateliê, na Zona Norte da capital paulista, dedicou a sua vida e boa parte do seu tempo à criação de suas fantásticas obras de arte.
 
AMPLIART - A Ampliart nasceu com o objetivo de romper os limites referentes à gestão, exposição e comercialização de arte no Brasil e no mundo. Por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação, disponibiliza para leilões online, obras de artistas independentes e renomados. Em seu espaço físico, são expostas obras de arte em caráter permanente a todo o público. Além disso, esporadicamente são realizadas exposições especiais e leilões a um público selecionado e específico.
Para mais informações sobre a Exposição e a Ampliart, entre em contato pelo telefone (35) 3721-0003, pelo WhatsApp (35) 9 9806-1407 ou pelos e-mails atendimento.ampliart@soitic.com ou contato.ampliart@soitic.com.
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp