05/12/2024 às 14h59min - Atualizada em 05/12/2024 às 14h59min

NOTAS RÁPIDAS – 05/12

FAZENDA EM SP TERÁ MUSEU TIPO INHOTIM E PRAIA COM MIL ONDAS POR HORA
 
NOVIDADE EM SP - Uma megapiscina com mil ondas por hora, uma praia artificial de 900 metros e um hotel com fachada inspirada em um templo inca fazem parte do complexo de luxo Fazenda Vista Verde, em fase de lançamento, em Araçoiaba da Serra, interior de São Paulo. O empreendimento terá uma cantina da vinícola chilena Vik e um museu a céu aberto inspirado no museu do Instituto Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais.
Confira detalhes sobre o projeto e leia mais no #LinkDaBio.
 
FONTE: Estadão - @estadao
 
 
METADE DOS ALUNOS BRASILEIROS DE 9 ANOS NÃO SABE RESOLVER TABUADA
 
Quanto é 300 + 120? No Brasil, 51% das crianças do 4º ano do ensino fundamental não conseguem responder a essa pergunta. Um estudo mostrou que elas não são capazes de fazer contas de adição e subtração com números de três algarismos (como esse exemplo), tabuada e interpretar gráficos simples. Elas sequer alcançam o nível de conhecimento considerado "baixo".
Os dados são do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, em inglês), divulgados nesta quarta-feira (4) pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). As provas são aplicadas a cada 4 anos, desde 1995 - mas esta é a primeira participação brasileira no exame.
Na escala do Timss, a média do Brasil em matemática, entre os alunos de 9 anos, foi de 400 pontos, à frente apenas de três dos 64 países participantes: Marrocos, Kuwait e África do Sul. Em comparação ao resultado geral das demais nações nessa etapa (503 pontos), é como se estivéssemos três anos escolares atrás delas.
 
FONTE: Portal G1 - @portalg1
 
 
APENAS 4 MINUTOS DE ESFORÇO DIÁRIO, COMO SUBIR ESCADAS, PODE REDUZIR PELA METADE O RISCO DE INFARTO EM MULHERES
 
Um minuto e meio a quatro minutos diários de atividades rotineiras de alta intensidade, como subir escadas rapidamente ou carregar compras pesadas, podem ajudar a evitar doenças cardiovasculares graves, como ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca, entre mulheres que não se exercitam regularmente, segundo uma pesquisa feita por um grupo de cientistas internacionais.
O resultado é importante, pois as mulheres tendem a ter um nível mais baixo de aptidão cardiorrespiratória do que os homens em qualquer idade, explicam os pesquisadores.
 
FONTE: Jornal O Globo - @jornaloglobo
 
 
CORRIDA FOI O ESPORTE MAIS PRATICADO NO MUNDO EM 2024, DIZ RELATÓRIO
 
A corrida foi o esporte mais praticado no mundo em 2024, segundo o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes do Strava divulgado nesta quarta-feira (4).
O relatório sobre tendências de Esportes ainda traz insights de outras atividades físicas, como caminhada, ciclismo e trilhas.
Veja todas as estatísticas no link da bio.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
PIX SUPERA DINHEIRO COMO FORMA DE PAGAMENTO MAIS UTILIZADA PELO BRASILEIRO, DIZ BC
 
O Pix, meio de pagamento instantâneo, se tornou a forma de pagamento mais usada por brasileiros, à frente do dinheiro, mostrou o Banco Central nesta quarta-feira (04).
Atualmente, cerca de 76,4% da população utiliza o Pix para realizar pagamentos, segundo o levantamento da autarquia. Além disso, a ferramenta é utilizada com maior frequência por 46% dos brasileiros.
Em segundo lugar, a pesquisa mostrou o cartão de débito dentre as formas de pagamento mais comuns, utilizado por 69,1% da população. O dinheiro em espécie aparece somente em terceiro lugar e, ainda assim, usado por quase 70% dos brasileiros.
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
BRASIL CONQUISTA QUATRO MEDALHAS DE OURO NA OLIMPÍADA LATINO-AMERICANA DE ASTRONOMIA
 
O Brasil foi destaque na 16ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), realizada entre os dias 25 e 29 de novembro na Costa Rica, ao conquistar quatro medalhas de ouro e uma de bronze. Os estudantes Arthur Gurjão (CE), Larissa Midori (SP), Lucas Praça (CE), Filipe Ya Hu (PB) e Luca Pimenta (SP) realizaram provas individuais e em grupo sobre observação astronômica e lançamento de foguetes feitos de garrafas PET. Além das medalhas, a equipe conquistou outro feito com Luca, que teve a segunda melhor pontuação geral.
Ao longo do ano, o grupo fez provas específicas para a competição internacional, que é marcada por uma criteriosa seleção e treinamentos intensos organizados pelo Comitê da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). “Esse esforço reflete o compromisso do Brasil em formar talentos e fomentar a astronomia na região”, celebrou a Dra. Josina Nascimento, gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional (ON) e membro da Comissão Organizadora da OBA. Além do Brasil, a competição contou com estudantes de outros 13 países, incluindo Argentina, Uruguai e México.
 
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.