04/12/2024 às 16h16min - Atualizada em 04/12/2024 às 16h16min
NOTAS RÁPIDAS – 04/12
GORDURA ABDOMINAL PODE ESTAR ASSOCIADA A ALZHEIMER, MOSTRA ESTUDO
Um novo estudo apresentado durante a conferência da Sociedade de Radiologia da América do Norte nesta segunda (2), revela que o aumento da gordura visceral está associado ao surgimento de marcadores do Alzheimer já a partir dos 40 anos.
Os dados mostram que, conforme a circunferência abdominal cresce, o centro de memória do cérebro diminui, enquanto beta-amiloide e tau - marcadores da doença - podem começar a aparecer, especialmente entre os 40 e 50 anos.
Saiba mais sobre a pesquisa no link da bio.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
SINTOMAS DA NOVA VARIANTE DA COVID, REGISTRADA NO BRASIL
Novo alerta sobre a Covid-19! Os sintomas da nova variante do coronavírus incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo, perda de olfato e apetite.
Manter a vacinação em dia é essencial. As doses de reforço atualizadas são a melhor defesa contra casos graves e internações.
Quer saber mais? Acesse saaudee.com e siga o Instagram @saaudeeoficial.
FONTE: SAAUDEE - @saaudeeoficial
REBECA ANDRADE É ELEITA UMA DAS 100 MULHERES MAIS INFLUENTES DE 2024
A ginasta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil, foi eleita uma das 100 mulheres mais influentes de 2024. A lista da rede britânica BBC foi divulgada nesta terça-feira (3) e enaltece a passagem de Rebeca pelos Jogos Olímpicos de Paris. “Durante a cerimônia de premiação, [Simone] Biles e sua companheira ginasta norte-americana Jordan Chiles se curvaram para a brasileira, um gesto que viralizou e se tornou um emblema das Olimpíadas deste ano”, diz um trecho do texto.
Na lista, Rebeca aparece ao lado de outras sete atletas, incluindo a atiradora Kim Yeji, da Coreia do Sul, que ganhou destaque durante os Jogos Olímpicos, e da norte-americana Allyson Felix, que foi 11 vezes medalhista olímpica e defende o direito das atletas-mães.
A bióloga Silvana Santos e a ativista pelos direitos das prostitutas, Lourdes Barreto, são as outras duas brasileiras mencionadas na lista.
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
EXERCÍCIO FÍSICO É UMA “DROGA” MILAGROSA E A PARTIR DA MEIA-IDADE REDUZ O RISCO DE DEMÊNCIA
A prática de mais exercício aeróbico na meia-idade e na velhice pode reduzir o risco de demência, incluindo a doença de Alzheimer, segundo um novo estudo.
As conclusões são do novo estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, em que foram analisadas mais 61 mil pessoas.
“Para usar uma analogia com um carro, quanto mais em forma uma pessoa estiver, mais eficazmente pode mudar para uma marcha mental mais alta e mais rápido consegue fazê-lo”, explicam os especialistas.
FONTE: CNN Portugal - @cnnportugal
HIV: NOVOS CASOS CRESCEM 416% ENTRE IDOSOS EM 10 ANOS NO BRASIL, E SOCIEDADE MÉDICA FAZ ALERTA
O número de novos casos de HIV entre idosos cresceu 416% na última década, saindo de 378, em 2012, para 1.951, em 2022, segundo dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre o tema. A faixa etária dos 60 anos ou mais também passou de representar 2% de todas as novas infecções com o vírus para 4% no ano mais recente.
FONTE: O Globo - @oglobo
PORTUGAL É ELEITO COMO O MELHOR DESTINO DE ENOTURISMO DO MUNDO
Portugal brilhou no cenário internacional ao ser coroado como o "Melhor Destino de Enoturismo" do mundo pela Fibega - Feira Internacional de Turismo Gastronômico, realizada em Madri. O prêmio foi entregue a Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, que destacou o compromisso do país em unir a excelência do setor vitivinícola com experiências turísticas de alta qualidade.
O país conta com 14 regiões vinícolas e ocupa a posição de nono maior território de vinhedos do mundo, com 190 mil hectares. Portugal também se destaca pela diversidade de castas autóctones, com mais de 250 variedades, o que o posiciona como o terceiro no ranking global nesse quesito. Entre os tesouros nacionais, está o Douro, a primeira Região Demarcada e Regulamentada do mundo, reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco desde 2001.
Nos últimos anos, o enoturismo tem desempenhado um papel essencial na diversificação da oferta turística portuguesa. Em 2023 e 2024, o país liderou o The Wine Lover's Index, superando concorrentes de peso como Itália, França e Espanha. Além disso, 11 vinícolas portuguesas figuraram no prestigiado ranking World’s Best Vineyards 2024, com três delas no Top 50 mundial.
FONTE: O OTIMISTA - @ootimista