FONTE E FOTO: Assessoria de Imprensa da Câmara de Poços de Caldas - [email protected]
O vereador Lucas Arruda (Rede) apresentou um novo Requerimento, na última semana, solicitando informações da Prefeitura sobre a criação de um pronto-socorro veterinário municipal. O tema vem sendo discutido pelo parlamentar desde seu primeiro mandato e, em abril deste ano, ele encaminhou um Anteprojeto de Lei sugerindo ao Executivo a construção da unidade em Poços.
Segundo Lucas Arruda, trata-se de uma questão de saúde pública. “É uma pauta que nós temos defendido desde 2017, porque envolve saúde, cuidado e resgate dos animais. Em resposta a um primeiro Requerimento, que encaminhei ao prefeito no início de 2024, houve uma resposta bastante positiva, dizendo que concordava com a demanda e que faria ajustes para envio do projeto à Câmara. Alguns meses se passaram e apresentamos um novo pedido de informações, agora para saber se houve algum avanço, quando a Prefeitura pretende enviar o projeto para votação e se a Secretaria de Meio Ambiente tem mantido tratativas com a PUC Poços para possíveis convênios e parcerias, conforme havia pontuado no Ofício”, ressalta.
O vereador conta que teve a oportunidade de conhecer o pronto-socorro veterinário de Belo Horizonte, acompanhado do vereador Tiago Braz (Rede). “Pude comprovar o quanto um pronto-socorro traz benefícios à população, eles fazem um trabalho muito bem feito lá e precisamos avançar nessa questão aqui em Poços. Temos, hoje, muitas pessoas com animais em casa e muitas dessas pessoas não têm condições de levar o seu animal em um veterinário, de ter um atendimento adequado. Temos, ainda, o trabalho realizado pelos protetores, que fazem o resgate de animais abandonados, animais de rua, que precisam também passar por atendimento. Eles correm atrás de vaquinhas, fazem vários movimentos para arcar com os custos, e isso é muito difícil”, comenta.
De acordo com o Anteprojeto de lei apresentado pelo parlamentar, o município fica autorizado a criar e instalar uma unidade de pronto-socorro veterinário para atendimento de animais de forma gratuita. Os atendimentos seriam feitos somente a moradores de Poços, mediante comprovação de endereço e renda, depois de avaliação pelo CRAS. A administração poderá realizar convênios e parcerias com instituições de ensino superior para cumprimento da norma.
Para o vereador, o Abrigo de Animais, apesar de todo o trabalho desenvolvido, não é suficiente para atender à demanda. “Precisamos de suporte no acolhimento e soluções para um tema muito importante, que é o atendimento aos animais. A demanda cresce a cada dia e um pronto-socorro veterinário seria uma política pública eficaz nesse sentido”, finaliza.