Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
22/11/2024 às 15h22min - Atualizada em 22/11/2024 às 15h22min

Último encontro do projeto ‘A Culinária De Nossas Vidas’ acontece neste sábado, no Arte Ziriguidum

FONTE: Art Ziriguidum - [email protected] - FOTO: Maria Blasi

 
Projeto usa da culinária para restabelecer contato com a cultura de nosso território, resgatando as receitas tradicionais do Sul de Minas
 
‘A Culinária De Nossas Vidas’ é um projeto viabilizado pelo Edital Municipal Patrocínio Direto 2024, planejado para reunir mulheres na cozinha enquanto uma receita vai sendo preparada. Nesse contexto de se fazer comida, quem a prepara vai contando de sua vida, compartilhando experiências e memória, e provocando a participação das pessoas presentes.
 
O que se busca no ambiente dessa cozinha é despertar deste contexto, diálogos e trocas para ressignificar a afetividade da culinária. E também, compreender esta experiência associada à cultura. Talvez seja impossível contar sobre coisas da própria vida, sem passar pelo sabor, cheiros e sensações vividas.
 
Através de um prato de comida, se conhece costumes, a história, a economia, e a identidade de um povo. A gastronomia é um dos aspectos mais importantes da cultura de uma região. Ativando narrativas contidas nas receitas de família, e reconhecendo assim a cultura deste lugar.
 
Mulheres, muitas vezes, tiveram a relação com a cozinha - histórica e estruturalmente, machista e patriarcal - como uma obrigação, uma angústia ou “castigo”. Agora, são convidadas a ocupar este local, desta vez, enquanto espaço de afeto, cura e troca com outras mulheres. As receitas e experiências da cozinha enquanto patrimônio, se conecta às histórias e suas raízes, são narrativas ao redor da mesa servida e repleta de sabores, pertencimento e ressignificação.
 
Os objetivos são oportunizar uma vivência sensorial que estabeleça a compreensão da amplitude da cultura em lugares que vivemos, resgatando as receitas tradicionais do Sul de Minas, tornando este projeto um momento para relacionar saberes e sabores, trocas, e compreensão de que a cozinha também como universo simbólico.
 
O projeto foi proposto para 4 encontros, tendo sido os dois primeiros realizados nos dias 22 e 29 de outubro na APHAS - Associação de Promoção Humana e Ação Social, com o grupo de mulheres que frequentam a instituição às terças feiras à tarde.
Outros dois encontros foram no Arte Ziriguidum, no dia 9 de novembro, e o próximo está programado para este sábado, 23 de novembro, com inscrições abertas ao público.
 
Quatro mulheres compõem a equipe que ministra as oficinas: Letizia Sanches, Orlanda Clementino, Maria Tereza Blasi e Maria José de Souza (Tita). De acordo com Dalmoni Lydijusse, mediadora nesses encontros, “a singularidade das pessoas que convidamos para ensinar suas receitas, compõe esse projeto que quer viver com cada uma delas diferentes relações com a cozinha, a partir de suas histórias pessoais.”
 
QUEM SÃO ELAS:
Letizia Sanches tem um programa de culinária na TV Poços, o Cozinha Criativa, que apresenta ininterruptamente desde sua estreia, receitas criadas por ela mesma. Landa, como assim é conhecida Orlanda Clementino, por muitos anos cuidou da Barraca do Terno de Congos da Festa de São Benedito. Maria Teresa Blasi, filha de uma família proprietária de uma padaria, conhece a panificação desde os tempos de sua juventude. Maria José de Souza, para todos nós, Tita, é educadora, escritora, professora de filosofia e ativista cultural, tem na cozinha o conhecimento do preparo dos alimentos como cultura.
 
As inscrições para o último encontro, neste sábado, 23 de novembro, são LIMITADAS, e poderão ser feitas por WhatsApp, pelo contato: (35) 9 9194-3534.
 
Este projeto foi idealizado por Dalmoni Lydijusse, conta com produção de Eunice Lydijusse, co-criação, fotografia e audiovisual por Maria Blasi e assistente de criação Thiago Silva.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.