12/11/2024 às 14h51min - Atualizada em 12/11/2024 às 14h51min
NOTAS RÁPIDAS – 12/11
VISÃO HUMANA É RESTAURADA PELA 1ª VEZ COM SUBSTITUIÇÃO DE CÉCULAS-TRONCO EM UM AVANÇO DA MEDICINA REGENERATIVA
Pela primeira vez, pacientes com a visão comprometida devido a um problema na córnea (a estrutura transparente presente no globo ocular) receberam células-tronco como parte de um tratamento. Do grupo de quatro pessoas que participaram do experimento, três obtiveram melhorias no período de um ano.
As evidências foram publicadas na revista científica The Lancet.
Saiba mais no site do Jornal O Globo. Link na bio.
FONTE: Jornal O Globo - @jornaloglobo
APÓS 6 ANOS, USP VOLTA A SER A MELHOR UNIVERSIDADE DA AMÉRICA LATINA
A Universidade de São Paulo (USP) voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking de melhores universidades da América Latina. A lista, feita pela Times Higher Education, foi divulgada nesta terça-feira (12).
Há seis anos, a instituição paulista não ficava no topo da lista. Na edição anterior, divulgada em 2023, a USP ficou em segundo lugar, atrás da Pontifícia Universidade Católica do Chile. A chilena, no entanto, caiu três posições, e o pódio foi totalmente dominado por instituições brasileiras: Universidade de São Paulo - USP (2º em 2023), Universidade de Campinas - Unicamp (3º em 2023) e Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (11º em 2023).
FONTE: Portal G1 - @portalg1
MAIS DE 66 MIL PESSOAS AGUARDAM POR TRANSPLANTES NO BRASIL, APONTA RELATÓRIO
O Brasil registrou um aumento no número de pacientes à espera de um transplante. Até setembro deste ano, 66.517 pacientes ativos estavam na lista de espera.
Os dados, divulgados no relatório trimestral da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), indicam um crescimento de quase 13% no número de pessoas aguardando por um transplante.
Um dos principais obstáculos para o aumento das doações e a redução da fila é recusa familiar, sendo responsável por 45% dos casos em que os órgãos não são doados. Já a contraindicação médica aparece em segundo lugar, correspondendo a 18% dos casos, segundo a ABTO.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
COM APOIO DO ESTADO, PRODUTORES DE QUEIJO MINAS ARTESANAL DE SÃO JOÃO BATISTA DO GLÓRIA CONQUISTAM REGISTRO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
O anúncio foi feito em solenidade nesta segunda-feira (11/11), com a presença do governador em exercício de Minas Gerais, Professor Mateus.
A conquista celebrada agora começou há dois anos, com a publicação da Portaria n° 2.124, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), incluindo o município na região da Canastra, caracterizada pelo Governo de Minas como produtora de Queijo Minas Artesanal, para fins de reconhecimento de Indicação de Procedência por órgão competente.
O reconhecimento formal de um órgão oficial é obrigatório para se obter a Indicação Geográfica e a decisão foi embasada no dossiê apresentado, que comprovou a ligação histórica dos produtores do município com o modo de fazer o queijo artesanal na região.
A caracterização, etapa fundamental para a publicação da portaria, foi realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que visitaram os produtores, identificaram as características do meio ambiente e os dados produtivos.
FONTE: SECOM - [email protected]
OFERTA DE ASSENTOS CRESCE 12% NA ALTA TEMPORADA DE VERÃO
As companhias aéreas Abaeté, Azul, GOL, Latam e Voepass estão disponibilizando 29,8 milhões de assentos para voos domésticos e internacionais na alta temporada de verão, que se inicia em 15 de dezembro e vai até 28 de fevereiro. O número representa um acréscimo de 12% em relação à temporada passada. Ao todo, são 184 mil voos.
Os números foram anunciados nesta segunda-feira (11) em evento que marcou a renovação do programa “Conheça o Brasil: Voando”, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceira com o Ministério de Portos e Aeroportos, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e companhias aéreas para impulsionar o setor aéreo no país a partir de ações como stopover, promoção de novos destinos e plotagem de aeronaves.
“Essa oferta demonstra a retomada sólida do setor. As empresas estão demonstrando sua confiança e aposta com mais investimentos para ampliação de malha, destacadamente no internacional. Voltamos a transportar mais de 100 milhões de passageiros no ano passado, o que já indicava o potencial de crescer mais. Nossas associadas aumentaram a quantidade de voos em todas as regiões do Brasil, e isso mostra que estamos no caminho certo para transportar cada vez mais passageiros e tornar o modal aéreo cada vez mais democrático”, afirma a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.
FONTE: Imprensa ABEAR - [email protected]
GOVERNO DE MINAS LANÇA NATAL DA MINEIRIDADE 2024
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Cemig e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizaram na manhã desta terça-feira (12/11), no Palácio da Liberdade, o lançamento da programação do Natal da Mineiridade 2024.
Na oportunidade, foram detalhados o conceito e o projeto de iluminação cênica que abrange a Praça da Liberdade e o Palácio da Liberdade, entre outras ações previstas no Circuito Liberdade, além da integração com o interior.
O Natal da Mineiridade 2024 é realizado em parceria também com a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
FONTE: SECOM - [email protected]