07/11/2024 às 15h54min - Atualizada em 07/11/2024 às 15h54min
NOTAS RÁPIDAS – 07/11
“AINDA ESTOU AQUI” ESTREIA NOS CINEMAS BRASILEIROS
Nesta quinta-feira (7), estreia nos cinemas um dos filmes brasileiros mais aguardados do ano: “Ainda Estou Aqu”, de Walter Salles. A produção representará o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional.
O filme é uma adaptação do livro homônimo escrito por Marcelo Rubens Paiva. A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.
A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros. Eunice, que dedicará décadas em busca de respostas sobre o paradeiro do marido, precisa se reconstruir e traçar um novo caminho para si e para seus filhos.
A CNN acompanhou o lançamento exclusivo do filme durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e conversou com Fernanda Torres e Selton Mello.
Saiba tudo sobre a produção no link da bio.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
QUASE 4 MILHÕES DE VEÍCULOS CIRCULAM SEM REALIZAR RECALL
Problemas de fabricação em veículos, que podem provocar acidentes graves e até mortes, levaram montadoras a convocarem 17 milhões de motoristas para repararem ou substituírem peças defeituosas desde 2011. No entanto, 3,7 milhões de consumidores ainda não regularizaram a situação. Atualmente, quase 2 milhões de automóveis circulam com defeitos nos airbags.
O aviso de recall está em destaque no aplicativo CNH Digital, e também é possível consultar a necessidade de reparo no site do Senatran, utilizando o número do chassi ou a placa do veículo. O reparo é gratuito.
FONTE: GloboNews - @globonews
MULHER DÁ À LUZ BEBÊ “GIGANTE” DE 5 KG NO INTERIOR DO CEARÁ; CASO É CONSIDERADO RARO
A agricultora Daniela Barbosa Nobre surpreendeu os médicos ao dar à luz um bebê de 5,1 kg em Quixeramobim, no interior do Ceará. Batizado de Antony Gael, o menino nasceu saudável no dia 24 de outubro, após uma cesariana. O peso do recém-nascido, no entanto, é considerado raro pela medicina. Casos assim são chamados de macrossomia, quando bebês nascem com mais de 4kg. “Pode ser resultado de fatores genéticos, mas o principal deles é uma predisposição da gestante ao diabetes”, explica o pediatra Paulo Fernandes ao site da Secretaria de Saúde do Ceará.
Antony é o terceiro filho de Daniela, que diz que a gestação causou bastante cansaço devido ao tamanho do bebê. “A partir do sétimo mês eu estava me sentindo muito cansada. Não podia fazer nada que eu me cansava. A barriga ficou enorme!”, lembra ela. Segundo a mãe, os outros dois filhos não nasceram tão grandes quanto o caçula. Daniela e Antony receberam alta dois dias após o parto, mas Paulo afirma que apesar do bebê estar saudável, “é necessário ser acompanhado por um pediatra e por um nutricionista”.
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
ESPECIALISTAS SUGEREM QUE MICHELANGELO RETRATOU O CÂNCER DE MAMA NO AFRESCO DA CAPELA SISTINA
Especialistas internacionais sugerem que o afresco de Michelangelo "O Dilúvio", na Capela Sistina, retrata uma jovem exibindo sinais consistentes com câncer de mama. De acordo com um estudo publicado recentemente na revista "The Breast", o pintor parece ter deliberadamente retratado a doença.
O estudo foi feito usando um método chamado iconodiagnóstico, processo de análise médica que procura sinais clínicos de distúrbios e doenças médicas em obras de arte. Ele é frequentemente utilizado para fornecer informações sobre patologias em diferentes períodos paleo-históricos e requer a colaboração entre especialistas em biomedicina, história médica e história da arte.
Leia a reportagem completa no site do #JornalOGlobo.
FONTE: Jornal O Globo - @jornaloglobo
CAOS CLIMÁTICO: 2024 ESTÁ PRESTES A BATER NÍVEL HISTÓRICO DE AQUECIMENTO
É praticamente certo que o mundo vivenciará novamente um ano mais quente já registrado e o primeiro em que a temperatura média global ficará mais de 1,5°C acima dos níveis pré-industriais, apontam dados do Serviço de Mudança Climática do observatório europeu Copernicus (C3S).
Aliado a isso, também já é possível dizer que outubro de 2024 ficou 1,65°C acima do nível pré-industrial, marcando o 15º mês em 16 meses em que a temperatura média global superou 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. O dado considera a temperatura média do ar no planeta.
Desde junho de 2023, o mundo vem registrando quase que um mês mais quente na sequência do outro, dado que cientistas e autoridades destacam para apontar que vivemos uma emergência climática. Somente julho, setembro e outubro de 2024 não superaram esse recorde (agosto de 2024 empatou com agosto de 2023).
FONTE: Portal G1 - @portalg1
UMA TECNOLOGIA CRIADA EM PERNAMBUCO QUER SER O “TINDER” DAS STARTUPS E FUNDOS DE INVESTIMENTO
Em Pernambuco, o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) atua há 25 anos como um venture builder, ou seja, aquele que ajuda no desenvolvimento de startups.
O hub de inovação já atendeu 980 startups e agora se prepara para uma nova fase, com uma plataforma que promete facilitar o crescimento destas pequenas empresas. Lançado em 2022, o Dates promete ser uma espécie de “Tinder” para startups e investidores.
Diferente de uma plataforma de namoro, aqui os interesses são puramente econômicos: a ideia é usar uma base de dados para criar “matches” entre empresas que buscam investimento e quem está disposto a financiar novas ideias.
O Dates está presente no festival recifense REC’n’Play, conhecido como “Carnaval do Conhecimento”. O evento conta com uma competição de startups, que irá premiar uma vencedora com uma imersão internacional no Porto Digital Europa.
Leia a matéria completa em #EXAME. Link na bio
FONTE: Exame - @exame