05/11/2024 às 15h35min - Atualizada em 05/11/2024 às 15h35min
NOTAS RÁPIDAS – 05/11
PIX POR APROXIMAÇÃO: NOVA FUNCIONALIDADE COMEÇA A VALER NESTA SEGUNDA (4)
O Banco Central anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento do Pix por aproximação. A modalidade permite que o consumidor realize transferências ao aproximar o celular da máquina de cartão.
A obrigatoriedade da nova modalidade será gradual. A partir de hoje, instituições que realizarem 99% das operações de iniciação de pagamento serão obrigadas a oferecer a funcionalidade. Já as demais instituições, o prazo estabelecido será janeiro de 2026.
Para as instituições financeiras que queiram ofertar o serviço, é preciso implementarem mecanismos de comunicação via NFC, necessário para o pagamento por aproximação.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
CONHEÇA OS BENEFÍCIOS INESPERADOS DA ÁGUA COM GÁS PARA A SAÚDE
Água com gás é uma escolha muito popular, principalmente entre pessoas que querem evitar bebidas açucaradas, mas ainda buscam uma saciedade equivalente e a sensação de borbulhar na boca.
O especialista em nutrição holística Yael Hasbani explica que essa bebida também estimula os movimentos peristálticos do abdômen, promovendo a digestão e reduzindo a constipação estomacal. No entanto, ela deve ser evitada por quem sofre de problemas gástricos como hérnia de hiato, úlceras ou refluxo gastro-encefálico.
Conheça os outros benefícios no site do #jornaloglobo.
FONTE: Jornal O Globo - @jornaloglobo
DORMIR MAL PODE AUMENTAR RISCO DE CÂNCER DE PRÓSTATA; ENTENDA RISCOS
Estudo publicado no jornal Cancer Epidemiology, Biomakers & Prevention revela que homens que sofrem com dificuldades para dormir têm um risco aumentado de desenvolver câncer de próstata. Além disso, a apneia obstrutiva do sono (AOS) pode dificultar o tratamento do câncer devido à redução da oxigenação das células, impedindo que as mesmas se mantenham saudáveis. Por isso a qualidade do sono é tão importante. Dormir bem diminui em 75% as chances de um câncer de próstata avançado, segundo estudo apresentado na conferência da Associação Americana para Pesquisa em Câncer.
De acordo com o Dr. Geraldo Lorenzi Filho, Diretor Médico da Biologix, e um dos maiores especialistas em medicina do sono no Brasil, além dos mecanismos fisiológicos que relacionam os distúrbios do sono ao aumento do risco de câncer, é preciso discutir a importância do tratamento da apneia, especialmente para homens em idade avançada - conforme pesquisa da healthtech especializada em medicina do sono, 21% dos homens entre 60 e 80 anos apresentam grau moderado de AOS.
FONTE: Helena Maeda - [email protected]
POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS APREENDE CERCA DE 30 TONELADAS DE DROGAS EM OUTUBRO
Somente em outubro deste ano, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) apreendeu aproximadamente 30 toneladas de drogas no estado em ações estratégicas desenvolvidas para o combate ao tráfico. Entre as drogas retiradas de circulação, estão cerca de 58 mil buchas e cigarros de maconha, mais de 24 mil tabletes e barras do mesmo entorpecente, além de 107 mil papelotes e pinos de cocaína, 48,6 mil pedras de crack e mais de 3,7 mil quilos de cocaína em pó.
As apreensões são resultado de um serviço de inteligência sistematizado, com operações preventivas e repressivas, realizadas pelas unidades da corporação em todo o estado, além de ações conjuntas com outras agências e órgãos do estado.
“Desenvolvemos e continuaremos promovendo ações para desmantelar quadrilhas que tentem se instalar ou promover atividades criminosas contra o povo mineiro”, afirmou a porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela.
FONTE: SECOM - [email protected]
DROGAS É O TEMA SOCIAL MAIS PESQUISADO PELOS BRASILEIROS EM 2024, SEGUIDO DE SAÚDE MENTAL E SAÚDE PÚBLICA
A Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, divulgou um estudo que revela os temas sociais que estão no topo das preocupações dos brasileiros em 2024: o Annual Global Issues Index. A pesquisa, que analisou a média mensal das buscas feitas no país entre janeiro e junho deste ano, aponta que termos relacionados às Drogas assumiram firmemente o primeiro lugar, com uma média de 1.4 milhão de pesquisas, consolidando essa questão como a principal preocupação do país, assim como no ano anterior.
A Saúde Mental também ganhou destaque, ocupando a segunda posição, a mesma do último ano, com uma média de 1 milhão de pesquisas por mês. De acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar, mais de um terço da população mundial está buscando ajuda para lidar com ansiedade e depressão, evidenciando os desafios sociais persistentes. Logo na sequência, a Saúde Pública, está na terceira posição, uma acima do último ano, com uma média de 900 mil buscas mensais.
Outros temas, como Educação, Sustentabilidade e Privacidade, também estão entre os dez principais problemas pesquisados, demonstrando a diversidade de preocupações da população.
FONTE: Giulia Martins - [email protected]