Em 6 de dezembro, mês festivo, o escritor poços-caldense Chico Lopes lançará seu novo livro, “A noite mais vasta”, a partir de 19h, na Livraria Porão, no Shopping Gibimba. O livro, com 136 páginas, é lançamento da editoraLavra de São Paulo, que já lançou anteriormente “Parque dos cães”, “Coração disperso” e “Vozes do fundo do poço”, de Lopes.
Dessa vez é uma coletânea de contos, escolhidos pelo autor entre os contos dos seus livros “Hóspedes do vento” e “A passagem invisível”. É, portanto, uma antologia pessoal, repetindo um gosto que Lopes vem exercendo ultimamente, o de ostentar nas capas de seus livros pinturas próprias a óleo de gênero surreal.
Chico explica o título, dizendo-o derivado de seu gosto pelo romantismo, que sempre prezou mais a noite que o dia, e a literatura gótica, de mistério, que sempre o influenciou. Mas ele incorpora esse gosto a um pronunciado realismo social a que não faltam toques poéticos, como observa o resenhista e escritor Daniel Brazil no posfácio do volume. “A noite mais vasta” é o décimo nono da carreira pessoal de Lopes, que vem sendo marcada pela diversidade de gêneros. Nos últimos dois anos, ele trabalhou num romance, ainda inédito, que deverá ser publicado em 2025.”
Título que diz muito, pintura com o homenzinho inigualável. Grande Chico! Que a noite seja um sucesso, cuja emoção perdure sempre. Crônicas, crônicas em um coração pulsante. Sucesso, amigo!