30/10/2024 às 15h08min - Atualizada em 30/10/2024 às 15h08min
NOTAS RÁPIDAS – 30/10
SEGURO DPVAT VAI VOLTAR A SER COBRADO A PARTIR DE JANEIRO DE 2025
A partir de janeiro de 2025, todo proprietário de veículo motorizado vai voltar a pagar o seguro DPVAT - para garantir a proteção de vítimas de acidentes de trânsito.
O seguro cobre indenizações por morte, invalidez permanente e reembolsa despesas com assistência médica, serviços funerários e reabilitação profissional. A cobrança do DPVAT foi extinta em 2020, no governo Jair Bolsonaro.
Este ano, o governo Lula aprovou, no Congresso Nacional, a volta do seguro, que vai se chamar SPVAT - Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito.
Saiba mais no #g1
FONTE: Portal G1 - @portalg1
IRMÃOS ENCONTRAM 32 MILHÕES DE CRUZADOS EM MALA DE PAI JÁ FALECIDO
Imagina encontrar uma fortuna e descobrir que ela já não vale mais nada? Foi o que aconteceu com irmãos do município de Araguaína, no Tocantins. Ao olharem os pertences do pai falecido, eles encontraram uma mala com quase 32 milhões de Cruzados (Cz$). As notas e moedas do século passado circularam no Brasil de 1986 a 1989. Como o dinheiro não tem mais valor, a esperança da família é conseguir vender para colecionadores.
Contudo, segundo informações da TV Anhanguera, as notas possuem manchas, marcas e dobras, o que diminui o valor. O preço das moedas e das notas antigas é tabelado e avaliado por membros da Sociedade Numismática Brasileira. O veredito vai depender do estado físico e do nível de raridade. “Se Deus ajudar, e ainda tiver um jeitinho no banco de fazer a transformação dele, dava para a gente começar uma nova vida”, afirmou Waloar Pereira Magalhães, técnico de manutenção e um dos filhos do homem que guardava o dinheiro.
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
CASOS DE AVC AUMENTARAM CERCA DE 15% EM PESSOAS JOVENS
Um estudo publicado neste mês na revista científica The Lancet Neurology mostrou que os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) cresceram 14,8% em pessoas com menos de 70 anos no mundo. No Brasil, cerca de 18% da incidência afeta a faixa etária de 18 a 45 anos, de acordo com dados da Rede Brasil AVC.
“Esse crescimento é atribuído a diversos fatores, incluindo o sedentarismo e hábitos de vida pouco saudáveis, como uma alimentação inadequada, que podem levar à obesidade, diabetes e hipertensão, mesmo entre pessoas mais jovens. Além disso, mudanças climáticas, altas temperaturas e a poluição ambiental também são fatores que contribuem para o aumento nos casos de AVC”, afirma Angelica Dal Pizzol, membro da Rede Brasil AVC e médica neurologista à CNN.
A condição AVC decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro, causando a morte de células nervosas na região atingida. Entre as causas para o acidente vascular estão a obstrução dos vasos sanguíneos (AVC isquêmico) ou a ruptura do vaso (AVC hemorrágico).
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
REIS DO RANCOR: ESTUDO INDICA QUE CORVOS PODEM IDENTIFICAR E PERSEGUIR PESSOAS PARA SE VINGAR POR ATÉ 17 ANOS
Famosos por sua inteligência, os corvos conseguem imitar a fala humana, usar ferramentas e até participar de rituais semelhantes a funerais quando um membro de seu "bando", como é conhecida uma assembleia de corvos, morre ou é morto. Eles conseguem identificar e lembrar rostos, até mesmo em grandes multidões. Estas aves também são altamente rancorosas: basta o bando escolher considerar alguém como perigoso que sua ira poderá ser, inclusive, passada para outras gerações.
FONTE: Jornal O Globo - @jornaloglobo
SENADO VAI DISCUTIR PROIBIÇÃO DO “CHIP DA BELEZA” PELA ANVISA
O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (29/10), o requerimento para realização de uma sessão de debates temáticos que discutirá a recente proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aos chamados “chips da beleza”.
No último dia 18 de outubro, a Anvisa suspendeu a manipulação, comercialização, propaganda e uso de implantes hormonais injetáveis de gestrinona - hormônio derivado da testosterona -, conhecidos popularmente como “chips da beleza”. O Senado ainda não definiu quando ocorrerá a sessão para debater a proibição.
O requerimento aprovado no Senado, de autoria do senador Jorge Seif (PL - SC), enfatiza a necessidade de uma análise detalhada e inclusiva sobre o a proibição do implante, com participação de médicos, especialistas, pacientes e representantes da sociedade civil.
Para Seif, embora a medida da Anvisa esteja fundamentada na proteção da saúde pública, “a proibição irrestrita pode descontinuar tratamentos legítimos e prejudicar pacientes que dependem desses implantes para condições específicas.”
A decisão foi baseada em estudos e relatos de complicações associadas ao uso desses implantes, que prometem ganho de massa muscular e redução de sintomas da menopausa, mas apresentam sérios riscos à saúde. Entre os problemas relatados pela Anvisa estão aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC) e arritmias cardíacas.
Outras reações incluem hirsutismo (crescimento excessivo de pelos em mulheres), alopecia (queda de cabelo), acne, alterações na voz, insônia e agitação. De acordo com a agência, esses efeitos adversos e a ausência de comprovação científica para o uso estético motivaram a proibição.
FONTE: Metrópoles Saúde - @metropolessaude
LEI CRIA CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL AMADOR
Foi publicada no Diário Oficial do Município a lei 9.935, que institui o Campeonato Municipal de Futebol Amador em Poços de Caldas. A nova competição terá três modalidades: livre, feminino e veterano. Os jogos serão realizados nos campos públicos de futebol.
O campeonato será realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que fica autorizada a buscar auxílio por meio de apoios, patrocínios e parcerias junto a iniciativa privada.
“O objetivo é fortalecer ainda mais o futebol amador em Poços, buscar parceiros para que possamos dar melhores condições de jogo”, destaca o secretário de Esportes, Fernando dos Santos.
“O futebol amador vem crescendo e, com essa lei, deve melhorar a estrutura, a arbitragem, além de fomentar, quem sabe, no futuro, uma terceira divisão, lembrando que temos duas divisões muito competitivas e muitos times interessados em participar”, acrescenta.
A lei prevê ainda premiação aos times vencedores.
FONTE: Secom Prefeitura de Poços - [email protected]