29/10/2024 às 15h03min - Atualizada em 29/10/2024 às 15h03min

Aeroporto de Congonhas recebe Certificação Operacional da Anac e comprova segurança dos voos

FONTE E FOTO: Aena Brasil - [email protected]
 
Emitido após diversas auditorias, documento comprova capacidade e segurança das operações aéreas. Certificação foi obtida depois de um ano de gestão da Aena, sendo resultado da implementação de diversas melhorias e investimentos
 
O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), administrado pela Aena, a maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, conquistou mais um importante reconhecimento por sua excelência em gestão e promoção de segurança nos voos. Ao completar um ano sob a gestão da Aena, o aeródromo da capital paulista recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) a Certificação Operacional, que comprova a capacidade do operador em cumprir regulamentos técnicos de segurança operacional. As normas incluem requisitos de infraestrutura aeroportuária, manutenção, operação, resposta à emergência aeroportuária e controle da fauna, entre outros.
 
A Certificação atesta os tipos de operações aéreas que o aeroporto poderá receber, além de validar a capacidade e a proficiência, por parte do operador, de cumprir as normas técnicas brasileiras relativas à segurança das operações.
 
O processo para obtenção do documento foi iniciado logo após a Aena assumir a gestão do aeroporto, envolvendo investimentos em equipamentos de segurança, capacitação de funcionários e implementação de novos procedimentos. Nesse período, a empresa realizou a elaboração, revisão e aprovação do Manual de Operações, conduziu auditorias internas, efetuou serviços de manutenção e ofereceu treinamentos teóricos e práticos, além de passar por inspeções da ANAC.
 
Em junho, Congonhas já havia sido o primeiro aeroporto do Brasil a obter nota A, a mais alta possível, no Atestado de Capacidade Operacional (ACOP) em Resposta à Emergência (REA). Antes em C, a nota subiu em poucos meses de gestão para o nível mais alto, com o cumprimento de 96,1% dos requisitos regulatórios.
 
O aeródromo também obteve excelentes resultados em outras avaliações técnicas, como manutenção e segurança das operações, consolidando sua posição entre os aeroportos mais seguros do país.
 
“Essa conquista é resultado do trabalho, esforço, sinergia e dedicação de todas as nossas equipes, o que é motivo de felicidade e orgulho para todos nós em Congonhas”, afirma Luís Spanner, Gerente de Operações e Resposta à Emergência do Aeroporto de Congonhas.
 
SOBRE A AENA BRASIL - Aena Brasil é marca registrada da espanhola Aena, considerada a maior operadora aeroportuária do mundo, em número de passageiros, pelo Conselho Internacional de Aeroportos, gerindo 78 aeroportos e dois heliportos em cinco países. A companhia também é a maior do país, administrando 17 aeroportos, em nove estados brasileiros, sendo responsável por 20% da malha aérea nacional e pela gestão de Congonhas, o segundo maior em número de embarques e desembarques. Em 2023, seus aeroportos movimentaram mais de 410 milhões de passageiros, sendo 283 milhões na Espanha e 41 milhões no Brasil. Desde 2020, gere os equipamentos de infraestrutura do Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE) e Campina Grande (PB). Em 2023, assumiu Congonhas (SP), Campo Grande (MS), Uberlândia (MG), Santarém (PA), Marabá (PA), Montes Claros (MG), Parauapebas (PA), Uberaba (MG), Altamira (PA), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS). Os dois blocos são administrados por diferentes sociedades de propósito específico: Aeroportos do Nordeste do Brasil (ANB) e Bloco de Onze Aeroportos do Brasil (BOAB). Na Espanha, a Aena opera 46 aeroportos e 2 heliportos. É acionista controlador, com 51%, do aeroporto de Londres-Luton no Reino Unido, além de participar na gestão de aeroportos no México (12) e Jamaica (2).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.