22/10/2024 às 13h14min - Atualizada em 22/10/2024 às 13h14min

Poços de Caldas recebe o 21º Congresso Nacional de Meio Ambiente

FONTE: [email protected] - FOTO: SECOM Poços de Caldas
A abertura, com a presença do prefeito Sérgio Azevedo, reuniu mais de 300 participantes

 
“Extremos Climáticos: Impactos atuais e riscos futuros é o tema do evento que acontece até sexta-feira (25) no Espaço Cultural da Urca
 
Mais uma vez Poços de Caldas vai se transforma no palco das principais discussões ambientais do Brasil. De hoje (22) a sexta-feira (25), no Espaço Cultural da Urca a 21ª edição do Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas vai receber mais de 600 congressistas de todas as partes do Brasil.
 
O evento, que este ano traz como tema “Extremos Climáticos: Impactos atuais e riscos futuros”, contará com grandes nomes da área que irão discutir, refletir e buscar alternativas para os rumos dos efeitos climáticos no Planeta.
 
Os extremos climáticos são fenômenos naturais que, nos últimos anos, têm se intensificado devido às mudanças climáticas. Eles incluem eventos como ondas de calor, secas prolongadas, tempestades, inundações, furacões e incêndios florestais, todos com impactos diretos nas populações humanas, ecossistemas e economias. Os cientistas atribuem grande parte dessa intensificação à ação humana, especialmente a partir da queima de combustíveis fósseis, desmatamento e agricultura intensiva.
 
Mais uma vez, o Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas cumpre um papel fundamental nesta discussão mundial ao promover um dos mais importantes encontros de profissionais, estudantes, professores, doutores e pessoas ligados com as questões ambientais do País. A programação começou nesta terça, 22 de outubro, com o credenciamento e entrega de materiais aos congressistas. A primeira palestra, com tema do Congresso, foi ministrada pelo Professor Doutor Francisco Assis Mendonça (UFPR). Dr. Francisco é geógrafo, doutor em Ciências e Geografia Física. Pós-doutor pela Université Sorbonne (Paris/França), foi membro da Comissão de Climatologia da União Geográfica Internacional e da Cemadem (Centro Nacional de Prevenção aos Desastres Naturais). É pesquisador do CNPQ e foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR. Tem vários livros publicados, dentre eles, Riscos híbridos, pela Editora Oficina de Textos.
 
O conteúdo programático segue até dia 25 de outubro com painéis, mesas redondas, minicursos, oficinas, doação de mudas frutíferas, visitas técnicas, ações sociais e festa de confraternização. Uma programação intensa com a participação de mais de 40 palestrantes convidados e mais de 600 congressistas de todo Brasil.
 
O 21º Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas é uma realização da GSC Eventos Especiais, em parceria com o IF Sul de Minas - Campus Muzambinho. Apoio da Fapemig. Patrocínio da Alcoa. Parceria THM Estatísticas. O Congresso conta ainda com o apoio  das instituições parceiras: IFSULDESTE Campus Inconfidentes, UEMG, Instituto Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas, Universidade Federal de Campina Grande, CESMAC, UFLA - Universidade Federal de Lavras, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, Unioeste, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática, Unifal Alfenas, Associação de RPPN e Reservas Privadas de Minas Gerais, Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural, INPE, Unifei - Universidade Federal de Itajubá, Ufscar e Uniube -Universidade de Verdade, CESEP - Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado, UNIVALE, UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros, FEEVALE e CREAJR MG.
 
Programação completa no site www.meioambientepocos.com.br. Mais informações: (35) 3697-1551 - GSC Eventos Especiais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.