17/10/2024 às 15h37min - Atualizada em 17/10/2024 às 15h37min

Turismo Educativo 60+ visita o espaço Arte Ziriguidum

FONTE E FOTOS: Flávio José Valente - [email protected]
 
O grupo do projeto foi calorosamente recebido pela equipe do Ziriguidum, liderada por Dalmoni Lydijusse, em uma tarde de boa conversa, pintura e um delicioso café no quintal.
A visita começou com uma roda de conversa descontraída sobre a importância da arte em nossas vidas e sobre a exposição em cartaz na galeria. A mostra atual, “Para Encontrar Minha Pele”, é uma jornada introspectiva da própria Dalmoni, abordando questões de identidade racial e o conceito de colorismo, expressos em pinturas e textos. Em seguida, os participantes puderam colocar “a mão na massa” e experimentar uma sessão de pintura em papel A3. Para encerrar a tarde com chave de ouro, todos desfrutaram de um lanche comunitário em um quintal aconchegante, cercado de plantas e uma bela jabuticabeira.


O Arte Ziriguidum, localizado no centro da cidade, é mais que uma simples galeria de arte e ateliê - é um espaço cultural vibrante que apoia, divulga e promove diversas expressões da nossa cultura, introduzindo a arte a muitas pessoas da comunidade. Lá acontecem exposições, lançamentos de livros, apresentações musicais, cursos, oficinas e vários outros eventos artísticos.
 
Dalmoni, proprietária do Ziriguidum, é uma história à parte. Com formação em licenciatura em Artes Plásticas, bacharelado em Belas Artes e especializações no Brasil e no exterior, ela é uma pessoa inspiradora, cuja fala nos convida a pensar além do óbvio. Sua generosidade também foi evidente quando, além de nos receber em seu ateliê, ofereceu-se voluntariamente para ministrar uma oficina de arte em argila na UEMG para os participantes do Projeto Turismo Educativo 60+. A oficina foi um sucesso, e segundo Dalmoni “é um tipo de trabalho que aprecio muito, pois permite a expressão das subjetividades de cada pessoa. Adoro essa complexidade que todos carregam, e ao conhecê-la um pouco mais, descobrimos os ingredientes humanos que nos constituem. As violências domésticas, disfarçadas de educação, deixam marcas profundas - refletidas no sorriso tímido ou na rigidez dos movimentos ao longo da vida. A sensação de presença e autoconhecimento gera reflexões profundas, e o simbolismo da arte nos dá acesso a outro estado de ser no mundo.”


 
O Arte Ziriguidum fica na Rua Ouro Preto, 102. O Projeto Turismo Educativo 60+, idealizado pelo professor Flávio José Valente, é uma iniciativa voluntária que busca promover o senso de pertencimento e valorização da cidade por meio de um "turismo local e cidadão", explorando as belezas de Poços de Caldas. A Unabem, coordenada pela professora Adriana Gavião, também voltada para pessoas acima de 60 anos, visa elevar a autoestima, estimular a sociabilidade e desenvolver capacidades cognitivas. Juntos, os dois projetos oferecem aulas e visitas guiadas, todas as quartas-feiras à tarde. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade, com transporte fornecido pela Secretaria de Promoção Social de Poços de Caldas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 9 8874-5236.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.