10/10/2024 às 15h21min - Atualizada em 10/10/2024 às 15h21min
Os destinos nacionais que mais se sobressaíram em 2023
FONTE: Imprensa Hurb - [email protected] - FOTOS: Divulgação/Arquivo
Gruta do Lago Azul em Bonito (MS), capital do ecoturismo brasileiro
Brasil está entre os 15 maiores mercados de viagens do mundo em 2023. Bonito (MS), Rio de Janeiro (RJ), Olímpia (SP) e Gramado (RJ) apresentaram crescimento expressivo, e a expectativa é que essa tendência continue até o final deste ano
Em 2023, o Brasil entrou para o ranking dos 15 maiores mercados de viagens do mundo, segundo o Global Travel Market Report 2024. A colocação reflete o crescimento expressivo do turismo no país, que recebeu 5,9 milhões de visitantes estrangeiros no ano passado - um aumento de 62,7% em relação ao ano anterior, gerando uma movimentação de R$ 34,5 bilhões, conforme declarou o ministro do Turismo, Celso Sabino. Diante desse cenário positivo, o Hurb, empresa de tecnologia no mercado de turismo há 13 anos, destaca os destinos nacionais que mais se sobressaíram em 2023:
Capital do ecoturismo brasileiro, Bonito (MS) é um exemplo de organização e preservação ambiental no turismo. A cidade registrou mais de 300 mil visitantes em suas mais de 40 atrações naturais em 2023 - o maior público desde 2015, segundo o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB).
A prática da flutuação nos rios cristalinos da região, como no Rio da Prata e na Nascente Azul, é um dos passeios mais populares do destino, oferecendo uma experiência imersiva e tranquila, que promove o contato direto com a fauna aquática sem prejudicar o ecossistema. Outra atração é a Gruta do Lago Azul, que com suas formações geológicas e águas de coloração azul intensa, é o cartão-postal da cidade. Além disso, Bonito oferece trilhas, cachoeiras, tirolesas, boia-cross e descidas de rapel, proporcionando diferentes opções de aventuras que agradam a todos os perfis de visitantes.
Gramado (RS) recebeu 8 milhões de turistas só no ano passado. A cidade, então, estabeleceu um novo recorde de visitantes, registrando um aumento de 6% em relação a 2022. Localizada na Serra Gaúcha, a capital encanta brasileiros há anos com suas atrações que remetem ao charme europeu.
A arquitetura no estilo enxaimel, a decoração natalina antecipada do Natal Luz e o famoso Festival de Cinema de Gramado são apenas algumas das experiências que tornam a cidade uma das mais visitadas do Brasil. Além destas, o Mini Mundo, o Lago Negro, o Snowland - único parque de neve indoor do Brasil -, e a Rua Coberta também são paradas obrigatórias na cidade.
Olímpia (SP), conhecida como a "Orlando Brasileira", teve um ano de destaque, com um recorde de 4,8 milhões de turistas em 2023, um aumento de quase 40% em relação a 2022. Localizada no noroeste paulista, a cidade é famosa por suas águas termais e parques temáticos, em especial o Thermas dos Laranjais - o parque aquático mais visitado da América Latina e o quinto mais visitado do mundo. Com mais de 50 atrações, ele oferece diversão para todas as idades, consolidando Olímpia como um dos principais polos turísticos do interior paulista.
A cidade também está expandindo cada vez mais seu potencial turístico, com o desenvolvimento de atrações como o Vale dos Dinossauros e o Dreamland Museu de Cera. A infraestrutura hoteleira de Olímpia, aliada ao crescimento do entretenimento na cidade, demonstra como o turismo se tornou um importante vetor de desenvolvimento econômico na região. Além disso, o planejamento de um aeroporto internacional projeta um futuro ainda mais promissor para o turismo local.
Neste ano, mesmo durante o inverno, o Rio de Janeiro registrou um movimento turístico que se comparava ao do verão, mostrando como a cidade permanece vibrante e atraente em qualquer estação. Além disso, durante a estação de temperaturas mais amenas, o Rio de Janeiro sediou eventos importantes, como jogos da Copa Libertadores e o Rock in Rio, que mantiveram a cidade em evidência e contribuíram para sua atratividade turística. A maior percepção de segurança na cidade, assim como os benefícios do “efeito Madonna” contribuíram para que o Rio aumentasse sua visibilidade frente a destinos mundialmente populares.
Em 2023, foi possível observar uma prévia desse sucesso. O setor hoteleiro apresentou a melhor ocupação dos seis anos anteriores, alcançando uma média de 71,11%. Esse índice representa um aumento de 6,11% em relação a 2022, superando também o período pré-pandemia, em 2019, quando a taxa foi de 64,55%.
O crescimento do turismo no Brasil em 2023 reflete o fortalecimento do setor e a intensificação do interesse pelos diversos destinos e experiências que o país tem a oferecer, seja para viajantes nacionais ou estrangeiros. Cada local apresenta características únicas, proporcionando vivências enriquecedoras e garantindo ao Brasil uma posição de destaque no mercado global de turismo, ao demonstrar que o país é capaz de oferecer experiências que agradam a diferentes perfis de viajantes.
Saiba mais em: [email protected]