15/06/2021 às 16h00min - Atualizada em 15/06/2021 às 16h00min

Junho Vermelho - Alunos do Senac realizam mutirão para aumentar doação de sangue em Poços de Caldas

FONTE E FOTO: Mateus Santos
,
Ação ocorre nesta quarta-feira (16/06) com expectativa de 60 participantes
 
Neste mês é comemorado o Junho Vermelho, período em que é relembrada a importância da doação de sangue. Porém, nos hospitais a situação é crítica: segundo a Unidade de Poços de Caldas da Fundação Hemominas, os bancos de sangue operam com um déficit de 60%. Desde a pandemia, as doações têm sido baixas.
Motivados por isso, estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Senac em Poços de Caldas decidiram se mobilizar e propuseram um mutirão para doação de sangue na cidade.
 
A mobilização ocorre no dia 16 de junho, das 16h às 20h, quando alunos, funcionários, docentes e pais da comunidade Senac irão ao hemocentro para doar sangue. São esperadas cerca de 60 pessoas e a expectativa é de que o movimento atraia mais pessoas da região.
 
“Queremos conscientizar e sensibilizar a população em relação à importância da doação de sangue, principalmente neste momento que estamos vivendo, em que o estoque de sangue está baixo. Temos muitos pacientes necessitando desta doação nos hospitais”, pontua a docente do curso de Enfermagem do Senac, Luciana Silva. A iniciativa faz parte do projeto integrador “HumanizAção” da turma, que envolve outras atividades de impacto social.
 
Durante toda a semana, de 14 a 18 de junho, os alunos também programaram visitas de conscientização sobre a doação de sangue nas unidades de saúde da cidade. Com materiais informativos e uma abordagem próxima, a ideia é convencer a população de que a doação de sangue é segura e muito importante para a saúde do município.
 
DOAÇÃO SEGURA NA PANDEMIA - A doação de sangue continua segura, mesmo durante a pandemia. As unidades do Hemominas têm protocolo adequado e atualizado de prevenção à Covid-19 e pessoas com sintomas gripais, como febre, coriza e tosse não podem se candidatar a doar sangue. Além disso, a doação pode ser agendada, dando maior segurança para o doador ser atendido em seu horário.
Para doar, basta ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, não ter tido Hepatite após os 11 anos e comparecer ao Hemocentro com documento oficial com foto. Também não pode doar quem tenha feito tatuagens nos últimos 12 meses ou colocado piercings nos últimos 6 meses.
 
Os interessados podem agendar doação no site do Hemominas: www.hemominas.mg.gov.br
 
 
SERVIÇO:
Mutirão pela doação de sangue
Data: 16/06
Horário: das 16h às 20h
Local: Hemocentro Poços de Caldas (Avenida José Remígio Prezia, 303 - Jardim dos Estados)
 
Cronograma Previsto:
16h - início da chegada dos estudantes e comunidade
18h - Apresentação Banda da Polícia Militar de Poços de Caldas
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp