19/09/2024 às 15h19min - Atualizada em 19/09/2024 às 15h19min

NOTAS RÁPIDAS - 19-09

ARRANHA-CÉU EM SANTA CATARINA PODE SE TORNAR PRÉDIO RESIDENCIAL MAIS ALTO DO MUNDO
 
A cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, pode passar a abrigar o prédio residencial mais alto do mundo. O projeto do Senna Tower prevê que o edifício chegue aos 500 metros de altura, ultrapassando o atual primeiro colocado da categoria: o Steinway Tower, em Nova York, com 435,3 metros. Chamado anteriormente de Triumph Tower, o edifício foi rebatizado nesta semana em homenagem ao ídolo da Fórmula 1 Ayrton Senna.
Segundo a FG Empreendimentos, empresa responsável pela obra, o Senna Tower deve contar com 228 unidades, incluindo 18 mansões suspensas com mais de 560 m², quatro coberturas duplex de 600 m² e duas mega coberturas triplex de 903 m².
A altura do edifício, no entanto, não deve destoar completamente no cenário da cidade. Balneário Camboriú já abriga 8 dos 10 prédios mais altos do Brasil, incluindo o maior prédio residencial do país atualmente, o Yachthouse by Pininfarina Tower 2, com 294,1 metros. 
 
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
 
 
PIX: BANCO CENTRAL OBRIGA BANCOS A CRIAREM ALERTA DE GOLPE A PARTIR DE 2025
 
GOLPES COM PIX - As instituições financeiras participantes do Pix deverão criar, a partir de 2025, um alerta de golpes para transações atípicas.
Tanto a criação do alerta, como ele será feito e os critérios serão de responsabilidade de cada instituição financeira. Procurado para mais detalhes, o Banco Central não respondeu ao pedido de mais informações.
Saiba mais no link da bio. 
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
PROJETO DE LEI PREVÊ MENSALIDADE PARA ALUNOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
 
Um projeto de lei de autoria do deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo) propõe que alunos das universidades públicas do estado de São Paulo paguem mensalidade. O projeto estabelece a criação de um Sistema de Investimento Gradual Acadêmico (Siga), que introduz a mensalidade a ser paga pelos estudantes. O valor seria definido pelas próprias universidades.
Ainda de acordo com o projeto de lei, os alunos não teriam a obrigação de pagar as parcelas durante a universidade, mas quando se formassem e entrassem no mercado de trabalho.
Especialistas da área criticaram o projeto, como o ex-ministro da Educação e presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Renato Janine Ribeiro. Segundo Janine, a proposta é inconstitucional.
Em nota, o autor da proposta, o deputado estadual Leonardo Siqueira, disse que legislar sobre educação é competência da União e dos estados, e que estão legislando sobre um tema que a própria Constituição Federal autoriza, que é educação. A nota diz ainda que o projeto é pautado em artigos e estudos.
 
FONTE: Globo News - @globonews
 
 
MELHOR HOTEL DO MUNDO FICA NA TAILÂNDIA E TEM RESTAURANTE DE CHEF ARGENTINO
 
O melhor hotel do mundo em 2024 fica em Bangkok, capital da Tailândia, e oferece piscinas privativas e um restaurante estrelado liderado pelo chef argentino Mauro Colagreco.
Assim é o Capella Bangkok, que lidera o ranking atual do The World’s 50 Best Hotels.
Inaugurado em outubro de 2020, ele fica às margens do rio Chao Phraya. Ao todo, são 101 acomodações, entre quartos, suítes e villas. Independente da categoria, todas contam com vistas panorâmicas do rio e da cidade, já que são equipadas com janelas do chão ao teto e varandas.
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
 
 
MORAES MULTA X E STARLINK EM R$ 5 MILHÕES POR DIA POR DESCUMPRIMENTO DE BLOQUEIO DA REDE SOCIAL
 
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), multou a plataforma X, antigo Twitter, e a empresa Starlink, em R$ 5 milhões por dia, cada uma, pelos descumprimentos ao bloqueio determinado por ele no final de agosto, segundo decisão publicada nesta quinta-feira, 19.
Na decisão, Moraes afirma que a ação "dolosa, ilícita e persistente recalcitrância" da plataforma no cumprimento de ordens judicias foi confessada pelo bilionário Elon Musk em publicações na rede social.
"Não há, portanto, dúvidas de que a plataforma X, sob o comando direto de ELON MUSK novamente, pretende desrespeitar o Poder Judiciário brasileiro, pois a ANATEL identificou a estratégia utilizada para desobedecer a ordem judicial proferida nos autos, inclusive com asugestão das providências a serem adotadas para a manutenção da suspensão", diz o magistrado na decisão.
Na manhã da última quarta-feira, 18, usuários brasileiros relataram que conseguiram acessar o X, antigo Twitter, sem o uso da VPN. Os relatos - e comemorações - foram compartilhados no Bluesky, rede rival que foi inundada por brasileiros após o bloqueio do X no Brasil.
Alguns usuários conseguiram entrar e publicar pelo aplicativo do X no celular ou diretamente pelo navegador no computador.
 
FONTE: Exame - @exame
 
 
ESTUDO INDICA QUE COSMÉTICOS PODEM ADIANTAR PUBERDADE DE MENINAS
 
Uma pesquisa apoiada pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (NIH) aponta que produtos químicos encontrados em cosméticos usados por meninas podem alterar a composição hormonal e adiantar a puberdade de meninas em meses ou mesmo anos.
A investigação publicada na revista Endocrinology dia 10/9, aponta que os riscos estão nos chamados “desreguladores químicos endócrinos (EDCs)”. A substância mais preocupante, segundo eles, é o musk ambrette. Trata-se de um perfume frutado que é bastante usado em produtos cosméticos femininos.
Segundo a pesquisa, o musk ambrette, também conhecido como almíscar ambrette, se mostrou capaz de aumentar células receptoras de hormônios gonadotrofina e kisspeptina, que já estão associados ao desenvolvimento sexual e podem levar, caso sejam acionadas muito cedo, à puberdade precoce.
“A capacidade desses compostos de estimular receptores-chave no hipotálamo, que fica logo abaixo do cérebro, levanta a possibilidade de que a exposição aos produtos possa ativar prematuramente o eixo reprodutivo em crianças”, explicou a médica autora do estudo, Natalie Shaw, do NIH, em comunicado à imprensa.
O musk ambrette se mostrou capaz de aumentar células receptoras de hormônios gonadotrofina e kisspeptina, bem como de atravessar a pele dos peixes-beta e alcançar o hipotálamo.
Para os investigadores, a pesquisa não explica o fenômeno de adiantamento da menarca, mas dá pistas sobre um dos agentes que estão envolvidos no problema ambiental.
 
FONTE: Metrópoles Saúde - @metropolessaude
 
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.