14/06/2021 às 15h43min - Atualizada em 14/06/2021 às 15h43min

Vozes Poéticas de Minas será lançado nesta terça-feira

FONTE: Ascom / Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG - FOTO: Reprodução Google

O projeto, parceria entre o TJMG e AML, irá apresentar poemas de autores e autoras de Minas Gerais consagrados no Brasil e no mundo; durante a live, haverá a exibição de trechos do podcast
 
O Projeto Vozes Poéticas de Minas - Primeira Temporada, iniciativa inédita entre a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a Academia Mineira de Letras, será lançado nesta terça-feira (15/6), às 10h30, através de live no YouTube do TJMG. O projeto, em formato de podcast, que visa divulgação cultural e literária, é voltado à veiculação conjunta de leituras de textos poéticos de autores e autoras consagrados de Minas Gerais.
Nesta primeira temporada foram selecionados oito poetas que contribuem para engrandecer a produção poética mineira: Alphonsus de Guimaraens, Henriqueta Lisboa, Lina Tâmega Peixoto, Maria Lúcia Alvim, Laís Correa de Araújo, Abgar Renault, Carlos Drummond de Andrade e Adão Ventura.
A curadoria é da Academia Mineira de Letras, que selecionou os autores e textos para o projeto. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio da EJEF, realizou a produção técnica dos programas com gravação, edição, armazenamento digital e a preparação do conteúdo elaborado para a veiculação em podcast.
 
De acordo com o projeto, "a aposta na Poesia é um voto na leveza e na experiência estética que tal forma literária é capaz de proporcionar, sobretudo nesse momento tão tenso e tão difícil da vida brasileira, quando a cidadania está assustada e confinada, com medo de relacionar-se e impedida de mover-se pelo espaço urbano. O que a alma e o corpo pedem, em contextos como esse, é o descanso, o relaxamento, a fruição do belo e do bom. A poesia salva. Ela é a resposta".
 
A live de lançamento contará com a participação do 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Tiago Pinto; do presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares; e de demais convidados de Academias municipalistas de Letras. A escritora e integrante da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon, reconhecida internacionalmente, também irá participar por meio de depoimento gravado em vídeo.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp