14/06/2021 às 13h58min - Atualizada em 14/06/2021 às 13h58min

Expedição de um português ao Jalapão

Por Tiago Morais C. de Almeida
Pôr do sol nas dunas

Morando há dois anos em Palmas e como gerente do Ibis Palmas JK, vi e assisti a tantas partidas e chegadas de clientes para o Jalapão, e finalmente chegou a minha vez.
Sou amante da natureza, adoro fazer passeios inusitados e trilhas, e o Jalapão mexia com a minha vontade e desejo!
Enfim, chegou a hora e parti para a tão esperada Expedição Jalapão - sim, pois já no primeiro dia acordei para a realidade do que é uma expedição, pois o terreno é inóspito, irregular e desafiador, e como tal não é um passeio - e assim sendo, não é para os fracos e para aqueles que querem visitar destinos prontos do início ao fim.
O primeiro dia foi uma aventura, experimentamos de tudo um pouco (um carro da expedição bateu em uma rocha e perdeu o fluido da direção e, claro, o clássico pneu furado!), mas o mais interessante é o espírito de camaradagem entre todos, daqueles que estão na expedição assim como a população local - e sempre com o astral lá em cima!
Mas todo o esforço tem a sua compensação e, no caso do Jalapão, a compensação é em dobro e sensacional. Faz jus ao jargão "O deserto de águas".
As surpresas são sempre brindadas por águas cristalinas e paisagens de outro mundo! Um mundo que realmente não parece ser só brasileiro, mas uma riqueza do planeta.
A cereja no topo do bolo são os fervedouros: que sensação e energia positiva! Quando entramos em suas águas cristalinas e sentimos o pulsar da terra e a vibração da água, que sobe desde uma fissura do lençol freático que, muitas vezes, se encontra a mais de 50 metros de profundidade, entendemos o poder revigorante do local e sua singularidade.
Definitivamente é um dos locais imperdíveis a ser visitado e o turismo tem esse poder, de auxiliar a melhorar a infraestrutura e desenvolver a população local, que é de uma simpatia, comparável ao lugar: maravilhosa.
Já visitei vários lugares no mundo e posso garantir que vou voltar e conhecer mais o Jalapão e seus fervedouros imperdíveis, afinal é o lugar ideal para carregar baterias e exterminar, literalmente, o estresse do dia a dia.
 
Tiago Almeida é o Gerente Geral do Ibis Palmas Avenida JK, nascido português, adotado integralmente pelo Brasil e conhecedor de gente, está no Brasil há 18 anos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp