Brand-News Publicidade 1200x90
Brand-News Publicidade 728x90
06/09/2024 às 15h34min - Atualizada em 06/09/2024 às 15h34min

NOTAS RÁPIDAS – 06/09

PÔR DO SOL ALARANJADO É SINÔNIMO DE POLUIÇÃO EXTREMA?
 
Você reparou no Sol laranja dos últimos dias? Pois é, apesar de ser um ótimo cenário pra fotos, isso não é um bom sinal. Esse fenômeno está diretamente associado com a poluição.
A principal explicação para esse show de cores é que as partículas de poeira facilitam a dispersão da cor azul e favorecem o destaque de outras cores no céu, como os tons alaranjados.
Além de alterar as cores do pôr do sol, a alta concentração de poluentes pode modificar também a cor da Lua. Essa mudança é reflexo da poluição e dos incêndios, que se multiplicam com o tempo mais seco.
Então, ainda que proporcionem belas cores no pôr do sol, fica o alerta: tudo isso pode causar diversos problemas respiratórios. Por isso, vale tomar alguns cuidados, como tomar bastante líquido.
Saiba mais lendo a reportagem no #g1
 
FONTE: Portal G1 - @portalg1
 
 
VEREADOR DE CIDADE EM SANTA CATARINA ESTÁ NO CARGO HÁ 48 ANOS E TENTA MAIS UMA ELEIÇÃO
 
O vereador Nirdo Artur Luz, conhecido como Pitanta, trabalhou a vida toda como parlamentar na cidade de Palhoça, na região metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina. Com 48 anos de carreira, ele foi eleito pela primeira vez em 1976, filiado à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de apoio ao regime militar. Nesta época ele tinha 22 anos, o presidente do Brasil era Ernesto Geisel e os votos eram por cédulas de papel.
Caso reeleito, o político pode chegar a 52 anos de mandato consecutivo, sendo o parlamentar municipal mais longevo do país. Dentro do período, Nirdo passou por 11 partidos, o último foi o PSD e atualmente concorre pelo PL, o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Das 12 eleições que concorreu no município de Palhoça (uma com mandato de 6 anos), ele foi o mais votado em dez delas. 
 
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
 
 
ELEIÇÕES: 212 CIDADES JÁ SABEM QUEM VAI GANHAR A ELEIÇÃO PARA PREFEITO
 
Eleitores de 212 cidades espalhadas pelo Brasil terão somente uma opção ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024. A informação tem como base dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de um levantamento da Confederação Nacional dos Municípios.
Segundo o Código Eleitoral, quando não há concorrência no pleito, um voto é suficiente para que o postulante seja eleito. Sendo assim, basta que o próprio candidato vote em si para ocupar o cargo.
Mesmo que houvesse mais de uma pessoa concorrendo, nenhum desses locais poderia ter segundo turno, pois não ultrapassaram a marca de 200 mil eleitores, que é o limite mínimo definido pelo TSE. Neste ano, 103 cidades têm possibilidade de segundo turno.
Clique no link da bio e veja quais cidades já têm o prefeito definido.
 
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
 
 
AVIÕEZINHOS DE GOMA E SNACKS À VONTADE? SÓ PARA UM PÚBLICO MENOR, DIZ CEO DA AZUL
 
MUDANÇAS A BORDO - A disparada do dólar e os problemas em Porto Alegre fizeram a Azul apertar o cinto. O esforço mais visível é a renegociação de US$ 600 milhões com credores. Há, porém, outra medida que pode ser muito mais dura para passageiros: o fim das comidinhas à vontade nos voos.
“A Azul sempre foi conhecida por ter snacks à vontade para todo mundo. Isso talvez vá existir, mas só para um público menor”, disse o CEO da aérea, o norte-americano John Rodgerson, que mora há 15 anos no Brasil.
O executivo, que tenta renegociar a dívida bilionária da empresa, explicou à CNN que o serviço de bordo da empresa está mudando para que a companhia possa gerar mais receita.
Leia mais no blog de Fernando Nakagawa no link da bio.
 
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
 
 
NOVO “PLÁSTICO VIVO” SE AUTODESTRÓI QUANDO É DESCARTADO
 
Imagine um mundo onde o plástico, um dos maiores vilões ambientais, não seria mais um problema para a natureza. Isso está mais perto da realidade. Um grupo de pesquisadores desenvolveu um “plástico vivo” que se autodestrói quando começa a sofrer erosão.
Esse novo plástico se decompõe em apenas um mês durante o processo de compostagem. Essa é uma alternativa muito mais rápida em comparação com plásticos tradicionais, que podem levar até 55 dias para desaparecer nas mesmas condições.
O segredo dessa tecnologia está nas enzimas produzidas naturalmente por bactérias, que foram incorporadas na estrutura do plástico para acelerar a degradação. A pesquisa foi publicada na revista Nature.
Leia a matéria completa no www.sonoticiaboa.com.br
 
FONTE: Só Notícia Boa - @sonoticiaboa
 
 
PARQUES AQUÁTICOS DO WALT DISNEY WORLD RESORT TERÃO ENTRADA GRATUITA
 
A partir de 1º de janeiro de 2025, visitantes que se hospedarem em qualquer um dos mais de 25 hotéis da Disney em Orlando (EUA) terão entrada gratuita em um dos parques aquáticos do complexo.
O benefício estará incluso na estadia e será válido apenas para o dia do check-in, independente da categoria do hotel escolhido, seja ele econômico ou deluxe.
Também não há um número mínimo de noites e todos os hóspedes do quarto poderão se beneficiar. Lembrando que há dois parques aquáticos: o Disney’s Typhoon Lagoon Water Park e o Disney’s Blizzard Beach Water Park.
 
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
 
 
ESTUDANTE BRASILEIRA DESENVOLVE CONSERVANTE NATURAL E GANHA PRÊMIO INTERNACIONAL
 
Com uma invenção à base de mandacaru e carnaúba, Gabrielle Rodrigues venceu a Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), em Los Angeles, nos EUA. A estudante brasileira desenvolveu um conservante natural e ganhou o prêmio internacional na feira de engenharia.
A ideia inicial era apenas tentar diminuir o desperdício de alimentos. A estudante criou o conservante natural para frutos sob orientação do professor de ensino médio Carlos Eduardo Oyama. Ela conquistou o 2º lugar na categoria Plant Sciences, na premiação internacional.
Gabrielle é estudante na Escola de Ensino Médio Luiz Girão, em Maranguape, no Ceará. Ela resolveu fazer a experiência a partir do que vivia na sua região. “Eu percebi que havia muita perda ao longo da cadeia, de frutas e de hortaliças.”
 
FONTE: Só Notícia Boa - @sonoticiaboa
 
 
DESFILE DE 7 DE SETEMBRO EM POÇOS TERÁ A PARTICIPAÇÃO DE 47 AGREMIAÇÕES
 
No sábado, 7 de setembro, feriado da Independência, Poços de Caldas realiza o desfile cívico alusivo à data, a partir das 8h, na Praça Pedro Sanches. Neste ano, serão 47 agremiações participantes, entre escolas, forças de segurança, grupos, clubes, fundações e órgãos públicos.
O hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado de Minas Gerais e do município de Poços de Caldas está marcado para 8h. O Hino Nacional Brasileiro será executado pela Banda da Polícia Militar, enquanto o Hino da Independência estará sob a responsabilidade da Banda Maestro Azevedo. O pronunciamento do prefeito será às 8h15, seguido pelo desfile. Já o arriamento das bandeiras está marcado para 18h.
 
FONTE: SECOM - Prefeitura de Poços de Caldas
 
 
VACINA CONTRA HERPES-ZÓSTER PODE REDUZIR RISCO DE DEMÊNCIA, DIZ ESTUDO
 
As pessoas imunizadas contra a herpes-zóster, com a vacina Shingrix, têm até 27% menos probabilidade de desenvolver demência, de acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido. A proteção é maior entre as mulheres.
Em um estudo publicado dia 25/7 na revista Nature Medicine, os pesquisadores britânicos comparam o efeito protetor da Shingrix - que está disponível no Brasil - com o de imunizantes para doenças na prevenção do declínio cognitivo.
Pesquisas anteriores já sugeriram que a infecção provocada pelo varicella zoster vírus (VZV), causador da herpes-zóster, poderia aumentar o risco de demência. Portanto, ao se vacinar, o paciente se protegeria contra as duas doenças.
Para fazer o estudo, os pesquisadores de Oxford analisaram as informações de saúde de aproximadamente 200 mil moradores dos EUA, onde a vacina é usada há mais tempo e poderia ser comparada com outros imunizantes para herpes-zóster.
Ao longo de seis anos, as pessoas vacinadas com a Shingrix, da GSK, foram 17% menos propensas a desenvolver demência em comparação com as que tomaram a Zostavax, imunizante da farmacêutica MSD.
Quando comparados com pessoas que tinham acabado de receber vacinas contra outras infecções, como gripe e tétano, aquelas que receberam a Shingrix tiveram um risco de 23% a 27% menor de desenvolver demência.
De acordo com os pesquisadores, a proteção é equivalente a cinco a nove meses a mais de vida sem demência para aqueles que receberam a Shingrix em comparação com outras vacinas.
 
FONTE: Metrópoles Saúde - @metropolessaude
Link
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://brandnews.com.br/.