09/11/2020 às 15h30min - Atualizada em 09/11/2020 às 15h30min

Rádio Cultura completa 87 anos no ar

“O poder do rádio não é falar a milhões, mas falar intima e particularmente a cada um desses milhões”, diz Chico de Assis aos ouvintes da rádio
A Rádio Cultura de Poços de Caldas, que neste mês de outubro completou 87 anos no ar, tem uma história de sucesso - e não poderia ser diferente, afinal a emissora local é uma das primeiras rádios do interior, a pioneira fora da capital do Estado, e a segunda mais antiga no interior de Minas Gerais. Conhecida como “a rádio do povo”, por conta das informações e prestação de serviços que chegam a toda população de forma ágil e rápida, a Cultura, desde seus primórdios, dá espaço às diversas vozes da sociedade, ouvindo seus ouvintes e suas reivindicações. Cobre, ainda, os principais fatos do país e do exterior, informando e formando opinião.
“Uma história de muitas gerações se renova a cada dia porque mantém viva a sintonia com o ser humano e com o mundo através da internet”, pontua a jornalista Flávia Cristina Caobianco Araújo, braço direito do pai, o diretor e sócio-fundador Francisco de Assis Araújo (Chico de Assis), que há vários anos dá voz aos ouvintes com seu aclamado programa “Conversa com o povo”. Segundo ela, a força da Rádio Cultura é um de seus maiores patrimônios, somado ao talento criativo de seus profissionais, a programação atual, isenção e qualidade.
Fundada em 1933 como Rádio PRH-5, a emissora tem hoje seu som gerado em FM com saída de 5 mil watts, além do AM de 10 mil Watts. Possui dois estúdios - um de gravação e outro principal, com entradas de som dos carros de reportagens externas, linhas telefônicas e linhas diretas, para transmissões de outras cidades, e ligação via satélite com a Rádio Itatiaia de Belo Horizonte, parceira em alguns momentos durante a programação. Possui dois links com dois modernos transmissores instalados no morro de São Domingos, a 1.686 metros de altitude, que proporcionam um som perfeito a até 200 Km de distância.
 
HOMENAGEM - Neste final do mês, Chico de Assis, 75 anos, recebeu uma homenagem pela data. Amigos, parceiros, ouvintes, funcionários e ex-funcionários gravaram áudios com depoimentos endereçados ao jornalista e à data comemorativa. Os áudios foram disponibilizados no Facebook.
Além do pioneirismo, Chico é conhecido pelo programa “Conversa com o povo”, no qual divulga e denuncia fatos, alertando para temas importantes relacionados à cidade e ao país. Nascido em Presidente Prudente/SP, em uma família de radialistas, por influência do irmão Flávio Araújo começou fazendo plantão esportivo aos 14 anos. Passou a repórter, trabalhou na Rádio e TV Bandeirantes, em São Paulo, e se transferiu para Poços com a família em 1980, sete anos depois de comprar a Rádio Cultura. Cobriu quatro Copas do Mundo e recebeu muitas homenagens - entre elas o título de Cidadão Poços-Caldense, diploma de Mérito Profissional e Honra ao Mérito, todos concedidos pela Câmara Municipal.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp