03/09/2024 às 15h14min - Atualizada em 03/09/2024 às 15h14min
Festival Pedra Branca de Violas e Sonhos acontece no dia 7 de setembro
FONE: Bibi Rodriguez - FOTO: Nacho Lemus
Violeiro Levi Ramiro se apresenta no VI Festival Pedra Branca de Violas e Sonhos
7ª edição do evento celebra a Cultura Popular em Caldas, Sul de Minas, com atrações de música, dança, feira, exibição de documentário e participações especiais. Inclui ainda atividades para crianças
No próximo sábado, dia 7 de setembro, Caldas, no coração do Sul de Minas Gerais, volta a pulsar ao som das violas e dos sonhos que dão nome ao festival que celebra as suas raízes. A 7ª edição do Festival Pedra Branca de Violas e Sonhos brota da terra como fruto do esforço coletivo, onde a força da tradição se entrelaça com o sopro da inovação artística. Mais do que um evento, é a expressão viva de uma comunidade que, ano após ano, tece com dedicação os fios da cultura popular e da agroecologia, preservando memórias e semeando futuros.
Realizado no Santuário Ecológico da Pedra Branca, uma área de imensa importância ecológica, o festival transcende o entretenimento. Ele é uma plataforma de encontro entre artistas, artesãos, agricultores familiares e o público, proporcionando um espaço de troca de saberes, tradições e modos de vida. A cada ano, o evento fortalece suas raízes, revelando a importância de ações comunitárias para a construção de um futuro sustentável.
Sob a organização da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, o festival se consolidou como uma vitrine das riquezas culturais e ambientais da região. Para além das apresentações de viola e cantoria, o evento acolhe expressões tradicionais como o Toré Indígena, a Folia de Reis e as Congadas de Machado (reconhecidas em 2024 como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais), ressaltando a pluralidade cultural que molda a identidade local. Além disso, a feira de produtos da agricultura familiar, artesanato, alimentos e bebidas agrega um caráter social e econômico, beneficiando diretamente os produtores da região.
A edição de 2024 promete ser um marco, reunindo artistas de renome e novos talentos em uma programação cuidadosamente elaborada para atender a todos os públicos. O Festival começa com um café comunitário, às 9h, seguido de dança circular e diversas atrações, inclusive internacionais como os músicos Gaddafi Nuñez, do Peru, e Chieko Donker Duyvis, da Holanda, e a participação especial do músico percussionista Carlinhos Ferreira. De Poços de Caldas e região, se apresentam os músicos Jucilene Buosi, Wolf Borges e Anderson Martins.
Ainda dentro da programação haverá a exibição do documentário “Memórias e Afetos da Pedra Branca”, produzido através da Lei Paulo Gustavo municipal por um coletivo de pessoas que atuam em ações de preservação e valorização dos bens culturais e ambientais da Serra da Pedra Branca e entorno junto à Aliança em Prol da APA da Pedra Branca. O festival também reúne, ao longo do dia, atividades para crianças e feira com produtos da agricultura familiar, artesanato, alimentos e bebidas.
A 7ª edição do Festival Pedra Branca de Violas e Sonhos conta com o apoio da Rádio Caldas, Pousada Tambasco, Pousada Recanto Raios de Sol, Sítio Rosa dos Ventos, Rede de Catadores do Sul e Sudoeste de Minas e Toninho Catador. “É um festival imenso, do tamanho dos nossos sonhos e da nossa amada Pedra que é Branca Rosada e de uma forma misteriosa mobiliza pessoas de vários lugares num mutirão encantado. Tudo vai chegando e depois de preparado, contemplamos a preciosidade e a magia que brota da cooperação, do respeito e do cuidado”, conta Leila Rita, uma das organizadoras e animadoras do Festival Pedra Branca de Violas e Sonhos.
Para saber mais informações, é possível acompanhar o perfil do festival no Instagram @festivalviolasesonhos e o perfil da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca no Instagram @aliancapedrabranca e no Facebook @aliancapelapedrabranca.
A Aliança em Prol da APA da Pedra Branca
A Aliança em Prol da APA da Pedra Branca é uma organização da sociedade civil, criada em 2017, que atua nos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas, Ibitiúra de Minas e Andradas, nas áreas de defesa ambiental, educação ambiental, agroecologia, cultura popular, turismo de base comunitária e conservação de espécies nativas.
A entidade tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável e solidário, o bem viver dos povos e comunidades, e a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas e dos bens ambientais e culturais presentes no território da Serra da Pedra Branca, Sul de Minas Gerais.
SERVIÇO:
7º Festival Pedra Branca de Violas e Sonhos
Capela Santa Barbara, Bairro da Pedra Branca, Caldas/MG (https://maps.app.goo.gl/f4Lc5x91Awz2P7ga9)
Entrada e estacionamento gratuitos
Programação
9h - Café comunitário
9h30 - Dança circular com Leila Rita
10h - Orquestra Jovem da Casa da Cultura de Caldas
11h - Cia Benedita na Estrada
12h - Anderson Martins
13h - Gaddafi Nuñez (Peru)
14h - Cia de Reis Estrela do Oriente
15h - Toré indígena com os Kiriri (Aldeia Ibiramã Kiriri do Acré)
16h - Congadas de Machado, Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, com a apresentação do Terno do Divino Espírito Santo, popularmente conhecido como Congada do Dinga
17h - Nádia Campos e Guilherme Melo
18h - Ivan Vilela
19h - Marcilio Menezes e Luiz Maranhão
20h - Levi Ramiro, Jucilene Buosi e Wolf Borges
21h - Exibição do documentário “Memórias e Afetos da Pedra Branca”
21h30 - João Arruda, Nina Neder, Chieko Donker Duyvis (Holanda) e Tião Mineiro
Ao longo do dia: Atividades para crianças e Feira com produtos da agricultura familiar, artesanato, alimentos e bebidas
Participação especial: Carlinhos Ferreira