22/08/2024 às 15h32min - Atualizada em 22/08/2024 às 15h32min
NOTAS RÁPIDAS – 22/08
DE PARAFUSOS A CHAVES: MÉDICOS TIRAM 452 OBJETOS DE ESTÔMAGO DE HOMEM
Médicos do Hospital Imam Khomeini, no Irã, retiraram 452 objetos de metal do estômago de um homem de 36 anos.
O relato do caso foi publicado no Journal of Medical Case Reports.
O paciente, que não teve o nome divulgado pela equipe de saúde, chegou ao hospital consciente, reclamando de fortes dores abdominais.
Ele relatou vômitos frequentes e intolerância a líquidos e alimentos.
Exames de radiografia e endoscopia mostraram que o paciente tinha chaves, parafusos, porcas, pedras e outros objetos metálicos no estômago. As 452 peças pesavam 2,9 quilos e foram retiradas em uma cirurgia.
FONTE: Metrópoles Saúde - @metropolessaude
ESTUDOS MOSTRAM QUE ALFAFA PODE CONTROLAR O COLESTEROL E AS DORES DE ARTRITE
Novos estudos científicos apontam a erva alfafa como um ótimo ingrediente para controlar o colesterol e combater a artrite. Rica em nutrientes e minerais, a planta conta com substâncias como a saponina, composto responsável por ligar o colesterol aos ácidos biliares, aumentando a união das fibras. Além disso, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, a alfafa está presente no composto de remédios contra a artrite.
FONTE: Só Notícia Boa - @sonoticiaboa
BRASIL LIDERA RANKING NA AMÉRICA DO SUL DE JOVENS QUE NEM ESTUDAM NEM TRABALHAM
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil lidera o ranking na América do Sul de jovens que nem estudam nem trabalham.
A taxa da geração “nem-nem” entre países da América do Sul está assim: Brasil (20,6%), Chile: (15,3%), Argentina: (15%) e Bolívia: (9,5%).
Ainda segundo a OIT, a cada três jovens de 15 a 24 anos que nem estudam nem trabalham, dois são do sexo feminino. Isso acontece por conta das desigualdades de gênero, já que muitas mulheres acumulam afazeres domésticos e maternidade junto com a vida profissional.
FONTE: Globo News - @globonews
BRASILEIROS QUE PASSAM MAIS TEMPO NAS REDES SOCIAIS SÃO OS QUE MAIS TÊM ANSIEDADE
Dos 36,9% dos brasileiros que passam 3 horas ou mais por dia nas redes sociais, 43,5% possuem diagnóstico de ansiedade. É o que aponta o relatório “Panorama da Saúde Mental”, do Instituto Cactus e da AtlasIntel.
O trabalho buscou acompanhar, de forma sistêmica e global, a saúde mental da população brasileira. Para isso, foram ouvidas 3.266 pessoas entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, acima dos 16 anos residentes nas cinco regiões do país, sendo a maioria mulher (51,2%) e cisgênero (90%).
Saiba mais no link da bio.
FONTE: CNN Brasil - @cnnbrasil
MEIs NO BRASIL SOBEM PARA 14,6 MILHÕES; 80% SOBREVIVEM APÓS 3 ANOS, DIZ IBGE
A quantidade de microempreendedores individuais (MEIs), em 2022, alcançou 14,6 milhões, em uma alta de 11,4% ante o mesmo período de 2021, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (21).
Já a taxa de sobrevivência dos MEIs filiados em 2019 foi de 80%, ou seja, 1,8 milhão de microempreendedores que sobreviveram até o ano de 2022, segundo a pesquisa do IBGE.
Saiba mais no link da bio.
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
GOVERNO DE MINAS CRIA DIRETORIA PARA FORTALECER COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES NO ESTADO
O Governo de Minas continua intensificando suas ações no combate à violência contra as mulheres em todo o estado e instituiu, nesta quarta-feira (21/8), a criação da Diretoria Estadual de Gestão das Delegacias de Atendimento à Mulher.
Essa nova divisão será responsável por coordenar a política de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A diretoria terá a função de supervisionar tecnicamente as ações de todas as delegacias especializadas em atendimento às mulheres em Minas Gerais. O objetivo é unificar o tratamento dos casos e aprimorar a coordenação das informações e estratégias entre as diferentes unidades policiais.
O evento é realizado pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), com apoio da Secretaria de Estado de Governo (Segov).
FONTE: GOVERNO DE MINAS - SECOM - [email protected]