Um abaixo-assinado na Change.org com mais de 100 apoiadores pede que o Abrigo de Animais de Poços de Caldas, que atua sob jurisdição do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, liberte Tigrado e Caramelo, dois cães vira-latas que viviam há ao menos quatro anos na rodoviária da cidade e eram cuidados por protetores locais: change.org/LibertemTigradoECaramelo.
Delma Maiochi, cidadã responsável pelo abaixo-assinado, descreve os animais como dóceis: “Eram parte integrante do local, interagindo bem com os passantes, funcionários e turistas. Estão vermifugados, castrados e vacinados”. Ela conta que, após serem levados ao abrigo, Tigrado e Caramelo começaram a apresentar sinais de desidratação, estresse e tristeza. Além disso, ressalta que ambos são cães adultos e de porte grande, o que costuma dificultar uma possível adoção.
O QUE DIZ A LEI - O abaixo-assinado se embasa na lei estadual nº 21.970, de 15/01/2016, cujo Artigo 6º estabelece que "O cão ou gato comunitário recolhidos nos termos do art. 5º serão esterilizados, identificados e devolvidos à comunidade de origem pelo órgão competente", detalhando que "Entende-se por cão ou gato comunitário aquele que, apesar de não ter responsável definido e único, estabelece com a comunidade onde vive vínculos de dependência e manutenção".