12/08/2024 às 15h54min - Atualizada em 12/08/2024 às 15h54min
NOTAS RÁPIDAS – 12/08
DONA DO AVIÃO QUE CAIU, VOEPASS É A COMPANHIA AÉREA QUE MAIS CRESCEU NO BRASIL NO ÚLTIMO ANO
A Voepass é, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a empresa aérea que mais cresceu no Brasil no último ano, entre julho de 2023 e junho de 2024, considerando voos domésticos.
O RPK (Revenue Passenger Kilometres, em inglês) é o indicador que mede demanda, multiplicando o número de passageiros pagantes pelos quilômetros viajados. No período mencionado, a Voepass cresceu 39,3%.
As maiores aéreas do país, Latam, Azul e Gol, que concentram 99% do mercado, tiveram variações menos expressivas em suas demandas (6,6%, 5,4% e -1,9%, respectivamente). Nenhuma das demais se aproximou do crescimento da Voepass.
Considerando apenas a variação em número de passageiros no período, a Voepass cresceu 41,9%
FONTE: CNN Economia - @cnneconomia
PÃO DE AÇÚCAR PASSA A OFERECER VISITAS NO AMANHECER, AO SOM DE SAXOFONE E COM CAFÉ DA MANHÃ
Agora, os turistas e moradores da cidade vão poder conhecer o amanhecer da cidade sob uma nova perspectiva, um pouco mais alto. Essa é a proposta do Amanhecer no Parque Bondinho Pão de Açúcar (@parquebondinho), a mais nova experiência do ponto turístico.
A experiência começa com o céu ainda escuro, pegando o bondinho na Urca. No Morro da Urca, um saxofonista recebe os visitantes.
Já na segunda parada, o Pão de Açúcar, um café da manhã no restaurante Clássico Sunset Club recebe os visitantes.
O Amanhecer no Parque Bondinho acontece das 5h30 às 8h30, sempre aos sábados, e o café da manhã no Clássico Sunset Club estará disponível para os visitantes a partir das 7h. O ingresso para a experiência custa R$ 550,00.
Leia a reportagem completa pelo link da bio.
FONTE: Veja Rio - @vejario
UMA NOVA COR DE GATO FOI DESCOBERTA PELA CIÊNCIA
Uma nova cor de gato foi descoberta e descrita por pesquisadores finlandeses - é o "salmiakki", ou "salmiak", nome dado em homenagem ao doce escandinavo homônimo com aparência de "flocos", ou seja, escuro com pintas brancas.
FONTE: Fatos Desconhecidos - @fatosdesconhecidos
INCÊNDIOS NO PANTANAL FICAM 40% MAIS INTENSOS COM MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Os incêndios no Pantanal ficaram 40% mais intensos devido às mudanças climáticas, aponta um estudo da WWA (World Weather Attribution), uma rede internacional de cientistas do clima. As condições quentes, secas e de vento causadas pelo aquecimento global tornaram as queimadas de quatro a cinco vezes mais prováveis.
Em junho, o fogo queimou aproximadamente 440 mil hectares do Pantanal, quebrando o recorde anterior de 257 mil hectares. No total, mais de 1,2 milhão de hectares foram queimados até agora, cerca de 8% do bioma do Pantanal brasileiro.
Os incêndios começaram no final de maio, mais cedo que o comum, após uma temporada de chuvas extremamente seca. O pico da temporada de incêndios normalmente ocorre em agosto e setembro.
FONTE: Ecoa Uol - @ecoa_uol DMTT ANUNCIA INTERDIÇÕES NO CENTRO DE POÇOS NESTA TERÇA-FEIRA
O DMTT anunciou como funcionará o trânsito no centro da cidade nesta terça, 13 de agosto, em função das obras de manutenção de esgoto do DMAE - Departamento Municipal de Água e Esgoto. O Departamento recomenda que os motoristas busquem rotas alternativas a fim de evitar transtornos.
• Rua Rio Grande do Norte: Interdição total do quarteirão entre as ruas Rio Grande do Sul e Assis Figueiredo.
• Rua Assis Figueiredo: Interdição de meia pista de rolamento no quarteirão entre as ruas Espírito Santo e Rio Grande do Norte.
• Rua Espírito Santo: Interdição de meia pista no quarteirão entre as ruas Capitão Afonso Junqueira e Assis Figueiredo.
FONTE: Secom Prefeitura de Poços - [email protected]
LEI MARIA DA PENHA COMPLETA 18 ANOS E É TEMA DE AUDIÊNCIA
Para debater os 18 anos de vigência da Lei Federal 11.340, de 2006, mais conhecida como Lei Maria da Penha, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher promove audiência pública às 14h desta terça (13/8). O encontro ocorre no Auditório José Alencar Gomes da Silva, no andar térreo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Acompanhe a reunião ao vivo e participe do debate
Estão confirmadas as presenças da subdefensora pública Samantha Vilarinho Mello Alves e da juíza Roberta Chaves Soares. Também devem participar do encontro a subinspetora da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Aline Oliveira dos Santos Silva, e a sócio-fundadora do Instituto Maria da Penha, Anabel Pessôa.
FONTE: Almg Assessoria de Imprensa - [email protected]