09/08/2024 às 15h44min - Atualizada em 09/08/2024 às 15h44min
NOTAS RÁPIDAS – 09/08
VACINA CONTRA A DENGUE DO BUTANTAN MANTÉM EFICÁCIA POR 3,7 ANOS
Os resultados do estudo de fase 3 da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan mostram que o imunizante mantém a segurança e eficácia por uma média de 3,7 anos. Os dados foram publicados nessa segunda (5/8) na revista científica The Lancet Infectious Diseases.
O artigo mostra ainda que a vacina protege contra quadros graves de dengue, independente de internação hospitalar - a eficácia, nesses casos, foi de 89%. Foram acompanhados 16 mil pacientes de 2 a 59 anos por dois a cinco anos (a média é de 3,7 anos), e a eficácia encontrada foi de 67,3%.
A vacina contra a dengue do Butantan é uma das esperanças de controle da doença no Brasil, uma vez que, além de a fórmula ter sido desenvolvida e poder ser fabricada no país, ainda é de apenas uma dose, ao contrário dos imunizantes disponíveis até o momento.
Anteriormente, o Instituto tinha confirmado uma eficácia de 79,6% nos dois primeiros anos. Os pesquisadores consideram a queda de eficácia com o passar dos anos normal, e explicam que as novas informações abrem uma discussão sobre a necessidade de reforço.
FONTE: Metrópoles Saúde - @metropolessaude
CONFIRA AS 3 FRUTAS BRASILEIRAS ELEITAS ENTRE AS MELHORES DO MUNDO
O Brasil é conhecido internacionalmente pela sua biodiversidade - temos vários biomas cheios de espécies que só existem por aqui. Três das frutas brasileiras estão, inclusive, entre as melhores do mundo, de acordo com o ranking de 50 melhores organizado pelo TasteAtlas e divulgado no final de 2023.
A classificação é feita de acordo com votação dos usuários do site. A jabuticaba foi a melhor colocada entre as brasileiras, e ficou na segunda posição - superando, inclusive, frutas tradicionais como morango e pêssego. Em primeiro lugar ficou o mangostim, originário da Ásia. Também constam na lista o açaí, em sétimo lugar, e o guaraná, em 41º.
Tipicamente brasileira, a jabuticaba é rica em vitamina C, quecertina e taninos, que têm ação antioxidante e combatem os radicais livres. A fruta também tem antocianinas, responsáveis pela cor roxa da jabuticaba e por ajudar na regulação da glicemia.
A fruta também é rica em fibras, colaborando para o trânsito intestinal e para a saciedade, além de ajudar a diminuir o colesterol ruim.
FONTE: Metrópoles Saúde - @metropolessaude
O BRASIL É OURO NA PAQUERA NA FRANÇA
Nos últimos dias, a França está fervilhando de eventos esportivos e o happn, o aplicativo de namoro francês mais baixado do mundo, está fazendo questão de permitir que os solteiros conheçam pessoas autênticas e locais.
O happn viu um aumento significativo na interação entre solteiros brasileiros na França na última semana, acompanhando os eventos esportivos. O aplicativo registrou um aumento de 60% no número de usuários brasileiros e um aumento de 80% nas curtidas entre brasileiros e estrangeiros no país.
No ranking de nacionalidades mais presentes na França, no período, o Brasil ficou em segundo lugar, abaixo apenas dos britânicos.
Curiosamente, os brasileiros não só estão marcando presença em peso, mas também estão procurando seus crushes no app, curtindo 76% mais perfis do que outras nacionalidades.
O happn pode ser baixado na App Store e Google Play
FONTE: Giovanna Brandão - [email protected]
CIENTISTAS DESCOBREM AÇÚCAR QUE AJUDA NO TRATAMENTO DA CALVÍCIE
Cientistas da Universidade de Sheffield e da Universidade COMSATS, do Paquistão, descobriram um tipo de açúcar que ajuda no tratamento da pele e, assim, pode ser uma solução para a calvície. Trata-se do açúcar 2-desoxi-D-ribose (2dDR), produzido pelo próprio organismo. O experimento foi testado em camundongos calvos que, após 20 dias, tiveram o crescimento de até 90% do pelo perdido.
Desenvolvido em forma de gel, esse açúcar ajuda no fortalecimento dos vasos sanguíneos e incentiva o surgimento de novos tufos de cabelo. O mais interessante é que a descoberta foi ao acaso, o objetivo primário era encontrar uma forma de acelerar o processo de cicatrização de feridas.
FONTE: Só Notícia Boa - @sonoticiaboa
LABRADORA BRASILEIRA VENCE CAMPEONATO MUNDIAL DE SURFE PARA CÃES NOS ESTADOS UNIDOS
Cacau, uma cadela da raça labrador, foi premiada com quatro medalhas de ouro e uma de bronze no Campeonato Mundial de Surf Dog, no domingo (4). A disputa ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Ela também entrou para o Guinness World Records com a onda mais longa surfada por um cão e humano, junto com o tutor Ivan Moreira (@familiasurfdog).
Apesar do mar não ter colaborado com boas ondas, Cacau e Ivan conseguiram dar um show e faturar as medalhas nas cinco categorias que competiram. O tutor contou nas redes sociais que o talento é de família, já que Bono, o pai da cadela, também venceu o mesmo campeonato em outras cinco oportunidades.
FONTE: Terra Brasil - @terrabrasil
PESQUISADORES BRASILEIROS DESENVOLVEM BIOPLÁSTICO FEITO A PARTIR DE ALIMENTOS FUNCIONAIS
Pesquisadores brasileiros desenvolveram bioplásticos que se degradam rapidamente quando compostados ou mesmo no ambiente. O material é inovador pois utiliza pequenas partículas encapsuladas de substâncias bioativas de alimentos funcionais, como por exemplo, da cenoura e da chia. Os bioplásticos, ao contrário dos plásticos sintéticos, não deixam resíduos que poluem o meio ambiente, prejudicando a vida nos oceanos e até mesmo a saúde humana.
A pesquisa é coordenada pela professora do Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Maria Inês Bruno Tavares, e teve dois artigos publicados recentes na revista científica internacional Journal of Applied Polymer Science (em português, Jornal de Ciência Aplicada de Polímeros), incluindo um destaque na capa de maio.
A poluição por plástico é um dos grandes desafios da atualidade, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Em todo o mundo, 1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto e cerca de 5 trilhões de sacolas plásticas são usadas todos os anos. Metade de todo o plástico produzido é concebido para fins de utilização única, é utilizado apenas uma vez e depois descartado.
Leia a matéria completa em EXAME. Link na bio.
FONTE: Exame - @exame
RAYSSA LEAL PLANTA PRIMEIRA ÁRVORE PARA REFLORESTAR A AMAZÔNIA
Além de trazer a medalha de bronze para o Brasil nas Olimpíadas de Paris, a skatista Rayssa Leal carrega também a bandeira da sustentabilidade. A atleta é a embaixadora do projeto Floresta Olímpica do Brasil, uma iniciativa ESG do COB, que visa reflorestar parte da Amazônia.
O projeto Floresta Olímpica do Brasil promove o reflorestamento de áreas degradadas da Amazônia, compensando as emissões de carbono das atividades esportivas e preservando a biodiversidade.
Com a participação de atletas como Rayssa, a iniciativa também busca fortalecer comunidades locais e aumentar a conscientização ambiental.
Leia a reportagem completa em Ecoa.
FONTE: Ecoa Uol - @ecoa_uol
CREATINA REDUZ O ESTRESSE OXIDATIVO, SUGERE PESQUISA
A creatina é o suplemento “bola da vez”: muitas pessoas estão buscando informações sobre ela nos últimos meses. Uma pesquisa disponível na revista científica Nutrients mostra que, além de todos os benefícios para a massa muscular, a creatina ajuda a reduzir o estresse oxidativo.
O experimento definiu que a creatina desempenha a função de agente antioxidante por meio do acréscimo da atividade de algumas enzimas. Ela também melhora da saúde mitocondrial.
Os autores Hamid Arazi, Ehsan Eghbali e Katsuhiko Suzuki explicam que a junção da creatina com exercício físico resulta em um efeito aditivo na defesa antioxidante.
Inicialmente, um estilo de vida se relaciona com as mudanças metabólicas, que são visíveis. O descompasso das espécies reativas de oxigênio com a capacidade antioxidante do organismo. Que causa o quadro conhecido de stress oxidativo, é uma das principais mudanças.
Além disso, esse stress encontra-se até nas disfunções mitocondriais e é de se ressaltar, que as frutas, legumes e verduras são fontes alimentares e ajudam a aumentar essa defesa antioxidante do organismo.
Veja mais notícias sobre saúde no link da bio, stories ou no www.metropoles.com.
FONTE: Metrópoles Saúde - @metropolessaude