06/08/2024 às 16h16min - Atualizada em 06/08/2024 às 16h16min
NOTAS RÁPIDAS – 06/08
ENTENDA QUANTO TEMPO DEMORA PARA A MUSCULAÇÃO DAR RESULTADO
Não importa o exercício físico: vale a pena estar em movimento para estar com a saúde em dia. Mas para quem começa na musculação, os resultados não são imediatos - é preciso ter paciência para receber os benefícios da atividade e perceber aumento na massa muscular.
“A partir da primeira semana já se pode observar algum ganho de força muscular e melhora de aspectos do bem-estar, como disposição e melhora do sono. Contudo, resultados duradouros só serão observados com a constância no treinamento. Precisamos de ao menos oito a 12 semanas de treinos contínuos para observarmos ganhos importantes de massa muscular ou perda de gordura corporal”, disse o gerente do departamento técnico da Bio Ritmo, Guilherme Almeida e Leme.
Ele explica que tanto faz o sexo, os ganhos acontecem independente do gênero e o que faz a diferença é a dedicação em cada sessão de treinamento. “Depende muito mais da frequência e do nível de aptidão de cada pessoa do que o sexo. É treinar com boa frequência, extraindo o máximo das sessões de treino, manter uma boa rotina alimentar e de descanso, os ganhos serão significativos independentemente do sexo”, explicou.
Leia a notícia completa no link da bio, stories ou no www.metropoles.com.
FONTE: Metrópoles Saúde - @metropolessaude
MÉDICOS DA ALEMANHA PODEM RECEITAR 4 SEMANAS DE SPA PARA PAIS ESGOTADOS
Pais e mães do mundo inteiro podem enfrentar sintomas de burnout por excesso de tarefas, como insônia, ataques de pânico, depressão ou problemas físicos. Mas a Alemanha já tenta aliviar essa situação: médicos podem receitar uma pausa de até quatro semanas em um spa beira-mar ou nas montanhas.
É necessário receber o diagnóstico de burnout para se qualificar para a pausa terapêutica. O profissional da saúde inicia o processo e, em seguida, o paciente recebe possíveis datas para a reserva em clínicas.
Para se ter uma ideia, em 2022, 44.525 mães e 2.320 pais participaram de tratamento preventivo ou reabilitativo em clínicas da Müttergenesungswerk, uma das redes que oferece o serviço.
FONTE: CNN Viagem & Gastronomia - @cnnviagemegastronomia
MIKE TYSON DECIDIU SE TORNAR UM BOXEADOR DEPOIS QUE UM VALENTÃO MATOU UM DE SEUS POMBOS NA SUA FRENTE
Mike Tyson contou em várias entrevistas que seu amor por pombos começou na infância e que cuidar deles era uma de suas atividades favoritas. Quando um valentão matou um de seus pombos, Tyson ficou tão furioso que, pela primeira vez, reagiu violentamente e acabou batendo no valentão. Esse evento foi um dos fatores que o levaram a descobrir e desenvolver suas habilidades no boxe.
FONTE: Fatos Desconhecidos - @fatosdesconhecidos
IDOSO DE 81 SE FORMA EM VETERINÁRIA APÓS “UM SONHO”
Aos 81 anos, idoso voltou para os bancos de escola, depois de um sonho em que Jesus e a irmã, já falecida, apareciam ao lado de livros, ele entendeu ali que poderia realizar um antigo desejo: formar em veterinária. Aprovado em 1º lugar no curso, em 2018, este mês será a cerimônia para ele receber o diploma. A família prepara a festa.
O gaúcho Salcedo Grass Lautert, que mora em Farroupilha, no Rio Grande do Sul, é um exemplo de determinação e garra. Foram seis anos de estudos repletos de um longo processo de perdas e superação.
“Eu encontrei na meditação a paz que precisava para concluir. Dizia para mim mesmo todos os dias que iria conseguir”, contou o idoso, que durante o curso disse ter enfrentado uma série de desafios, sobretudo o físico: “Não enxergava bem”.
Leia a matéria completa no www.sonoticiaboa.com.br.
FONTE: Só Notícia Boa - @sonoticiaboa
CANCELAMENTO DE PLANOS DE SAÚDE AUMENTA ENTRE JOVENS
A geração jovem, especialmente aqueles entre 18 e 34 anos, está cada vez mais consciente da importância de cuidar da saúde. No entanto, paradoxalmente, jovens de 20 a 29 anos estão abandonando as seguradoras de saúde em números alarmantes. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelam que mais de 12 milhões de pedidos de cancelamento de planos de saúde foram feitos por jovens nessa faixa etária.
Entre janeiro e abril de 2024, 540.241 jovens de 25 a 29 anos cancelaram seus planos de saúde. Nos anos anteriores, os números mantiveram-se estáveis, com 1,64 milhão de cancelamentos em 2021 e 1,62 milhão em 2023. Em 2020, durante a pandemia, os cancelamentos somaram 1.388.384.
FONTE: [email protected]
MÉDICO OPERA CÂNCER NO PULMÃO DE PACIENTE A 5 MIL KM DE DISTÂNCIA COM ROBÔ CIRÚRGICO
Médicos de Xangai realizaram uma operação remota de um câncer no pulmão de um paciente que estava a 5 mil km de distância, na província de Casgar, com o uso de robôs cirúrgicos.
“O sucesso da operação demonstra que nossa tecnologia doméstica de cirurgia robótica em cirurgia torácica superou ainda mais as limitações espaciais. Com ela, os pacientes de áreas remotas poderão ter acesso a serviços médicos de primeira linha sem precisar viajar para as grandes cidades”, afirmou Luo Qingquan, médico chefe do departamento de oncologia do Hospital Torácico de Xangai, onde foi realizada a cirurgia, ao China Daily.
A tecnologia foi desenvolvida por um grupo chamado Shanghai MicroPort MedBot. A paciente, uma mulher de meia-idade, tinha um nódulo crescente no pulmão direito que foi identificado há três anos. Após avaliação, Luo e sua equipe a selecionaram como uma candidata para a cirurgia remota. A paciente foi internada no Second People’s Hospital, em Casgar. Antes da operação, foi realizada uma consulta por meio de chamada de vídeo. Ao todo, a cirurgia durou uma hora e transcorreu sem problemas, afirmaram os médicos.
De Xangai, Lou manipulou os braços robóticos que se moviam em tempo real no hospital de Casgar. “Eu me senti como se estivesse literalmente operando os braços robóticos no local. Foi perfeitamente simultâneo”, contou o cirurgião.
Enquanto isso, Chen Tianxiang, cirurgião torácico do Hospital Torácico de Xangai, estava em Casgar, onde liderava uma equipe que permaneceu na sala da operação para coordenar o procedimento.
O uso de cirurgia robótica a distância tem crescido na medicina como um caminho para pacientes que vivem em localidades distantes de grandes centros hospitalares. Em junho, um cirurgião chinês que estava em Roma, na Itália, realizou a operação de um paciente que estava em Pequim, capital chinesa. O feito foi o primeiro transcontinental e transmitido ao vivo no mundo.
FONTE: Eu Medicina - @eumedicina