09/11/2020 às 15h22min - Atualizada em 09/11/2020 às 15h22min

Podcast infantil criado em Poços fecha parceria com Sesc Avenida Paulista e chega a 20 estados e 12 países

Logo no início da pandemia, Leila Vilhena e Aluísio Cavalcante produziram uma “brincadeira” de música e poesia para enviar para as filhas e filhos de amigos que, como eles, estavam em isolamento social. A partir do compartilhamento informal dos episódios gravados de maneira caseira, o casal decidiu colocar os episódios públicos através de um perfil no Instagram. A então chamada “Rádio Quarenteninha” seguiu por 40 dias nesse formato, culminando com um festival infantil na internet, que também marcou o fim da primeira fase desta iniciativa. Passados alguns meses, o Sesc Avenida Paulista propôs a realização de uma série especial do podcast para sua programação infantil. Nascia aí a ideia do podcast infantil, cujos episódios semanais produzidos pela Cultivo Comunicação e apresentados por Leila e pela atriz mirim carioca Lis Aguiar chegam agora a 20 estados e 12 países, sempre às sextas-feiras, às 19h, com grande sucesso.
Leila, escritora mineira de livros infantis, e Aluísio, designer de inovação social, contam que ao escolherem o aplicativo de mensagem como forma alternativa de difusão de conteúdo cultural para criança, ao invés dos tradicionais agregadores de podcasts, conseguiram se aproximar rapidamente do público infantil. “Desde os primeiros episódios a criançada participa intensamente, enviando mensagens comentando as poesias, músicas e histórias que são apresentadas semanalmente, e isso aumentou consideravelmente a partir de quando começamos a incorporar mensagens de áudio na programação”, disse Leila.
 
DOIS FORMATOS - Mas o sucesso da Rádio Traquinagem não vem apenas da escolha da plataforma de distribuição e sim pela qualidade do conteúdo. Os episódios são criados por uma equipe de artistas multidisciplinares e exploram dois formatos. Nos programas musicais, as apresentadoras criam uma atmosfera lúdica para a apresentação de uma música, entremeada por um poema. As canções são produzidas exclusivamente para o podcast e quase sempre são inéditas. Já a curadoria literária tem priorizado a produção de escritoras contemporâneas, e nos programas literários a criançada é apresentada a histórias que são transformadas em verdadeiras obras sonoras, onde a imaginação é estimulada não somente pela narração, mas também pela criação de paisagens sonoras que ampliam seu significado para os ouvintes.
Nos episódios já publicados estão músicas inéditas de Zeca Baleiro, Norbeto Noleto e Aluísio Cavalcante, regravações de compositores como Juraildes da Cruz, além de histórias inéditas de Leila Vilhena. Pelos episódios da Rádio Traquinagem também já passaram convidados especiais como a contadora de história Flávia Scherner, do canal Fafá Conta, e o escritor Daniel Munduruku.
 
COMO ACESSAR - Inscreva-se na lista de transmissão do Sesc Avenida Paulista: wa.me/message/XYAJJJC5EXY6F1
Redes sociais: www.instagram.com/radiotraquinagem
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Precisa de ajuda?
Atendimento
Precisa de ajuda? Fale conosco pelo Whatsapp